Textron anuncia linha de monomotores a pistão Cessna alimentados por AvGas “mais verde” (com menor chumbo), em 28.10.21


Combustíveis mais ecologicamente corretos aprovados para aeronaves Cessna movidas a pistão. A Textron Aviation anunciou que muitas aeronaves Cessna com motorização a pistão estão agora aprovadas para utilizar uma gasolina de aviação (AvGas) mais ecológica.

Os combustíveis sem chumbo e com baixo teor de chumbo queimam de forma mais limpa do que os combustíveis com alto teor de chumbo atualmente usados ​​na maioria das aeronaves de pistão.

Proprietários e operadores dos modelos Cessna C172 Skyhawk  e C182 Skylane, em linha de produção, podem utilizar combustível de 91 octanas sem chumbo (91UL), de 94UL ou 100VLL (teor chumbo muito baixo) em suas aeronaves, onde quer que esteja disponível. O modelo C206 Turbo Stationair HD, também em produção, já é aprovado para 100VLL.

“A Textron Aviation está comprometida com a sustentabilidade e este anúncio é uma excelente oportunidade para os entusiastas da aviação minimizarem sua pegada de carbono enquanto continuam a aproveitar a jornada do vôo”, disse Chris Crow, vice-presidente de vendas de pistão e serviços utilitários. “Produzimos mais de 75.000 desses três modelos de aeronaves a pistão, e isso dá aos proprietários e operadores em todo o mundo a chance de agir para reduzir as emissões”, completou Crow.

Todos os três modelos monomotor a pistão Cessna (C172/182/206) utilizam motores Lycoming – que recentemente aprovou o uso de combustíveis sem chumbo e com baixo teor de chumbo após a conclusão de uma série de testes. O combustível com menos chumbo é compatível com aeronaves de pistão Cessna novas e também antigas (em serviço). Os operadores podem começar a usar os combustíveis (AvGas) “alternativos” uma vez que estejam em conformidade com o Boletim de Serviço SEB-28-04 ou MEB-28-01.

Como uma defensora ativa de iniciativas de combustível sustentável, a Textron Aviation tem trabalhado em conjunto com várias organizações para aumentar a conscientização sobre os benefícios do combustível sustentável para aviação (SAF) entre os operadores. Além disso, a fabricante apóia o trabalho colaborativo da GAMA – General Aviation Manufacturers Association, da NBAA – National Business Aviation Association e da EBAA – European Business Aviation Association para melhorar continuamente o acesso mundial a combustível sustentável acessível. [EL] – c/ fontes