Textron anuncia nova iteração – versão renovada – do jato médio Cessna Citation 560XL, com o Citation Ascend, em 26.05.23


Nesta segunda dia 22, a Textron Aviation anunciou mais uma versão de atualização do jato executivo Cessna Citation da lendária série 560XL – o Cessna Citation Ascend. Atualmente em desenvolvimento, a aeronave deverá entrar em serviço em 2025.

O anúncio promove Citation Ascend foi reprojetado para trazer um cockpit totalmente novo, desempenho aprimorado e uma cabine mais luxuosa para o mercado de jatos executivos da categoria média. A Cessna promove que, seja voando para serviços de fretamento, seja no transporte pessoal ou de departamento de vôo corporativo, o Ascend foi projetado para liderar o mercado em desempenho e experiência de cabine. O Citation Ascend dará aos operadores versatilidade e flexibilidade para realizar qualquer missão, agora e no futuro. Os clientes também irão desfrutar de muitos dos luxos encontrados no supermédio Citation Latitude e no produto-top da linha o supermédio Citation Longitude. Isso é facilitado com aviônica Garmin em comum, um recurso importante para clientes que operam diferentes modelo da Família Citation.

A nova iteração do modelo médio da Família Cessna Citation foi anunciada na véspera da EBACE – feira da aviação executiva européia. A Textron está vendo uma forte demanda por suas aeronaves e já está recebendo pedidos para o Ascend.

Os participantes da EBACE terão acesso a uma nova maquete do interior do Citation Ascend estreando durante a feira, no estande da Textron.
“Da família Citation, não há nada nenhum outro mais voado do que a série Citation 560XL. Com uma aeronave 560XL decolando ou pousando a cada dois minutos em algum lugar do mundo, esta aeronave fará parte da Família de jatos executivos de maior sucesso”, disse Ron Draper, presidente e CEO da Textron Aviation. “Em nome de nossas equipes, estamos orgulhosos de anunciar a mais recente inovação da Família Citation – o novo Cessna Citation Ascend. Perguntamos aos clientes o que eles queriam na próxima evolução desta aeronave icônica e acreditamos que o Citation Ascend atenderá”, também disse Draper.

“O Cessna Citation Ascend se baseia em mais de 20 anos de sucesso da série 560XL no mercado”, disse Lannie O’Bannion, vice-presidente sênior de Vendas Globais e Operações de vôo da Textron, para emendar: “Ele foi projetado para superar e levar nossos clientes ainda mais longe com estilo”. O’Bannion ainda declarou: “Nossos talentosos membros da equipe da Textron Aviation provaram sua capacidade de trazer novos produtos líderes do setor ao mercado repetidas vezes. Estamos ansiosos para superar as expectativas de nossos clientes novamente com o novo Cessna Citation Ascend”.

“O Citation Ascend oferecerá todos os melhores recursos da série 560XL e elevará a experiência para pilotos e passageiros”, acrescentou a vice-presidente sênior de experiência do cliente da Textron Christi Tannahill, completando: “Nós projetamos a aeronave com base no feedback do cliente e não há nada como isso”.

O Cessna Citation Ascend oferecerá suíte aviônica Garmin G5000 de última geração com as mais recentes soluções de hardware e software, incluindo:
– três (03) grandes telas de 14 polegadas (35,56 cm) de ultra alta resolução com recursos de tela dividida
– nova tecnologia avançada de prevenção e detecção meteorológica Garmin
– visão sintética (SV – Synthetic Vision) para renderizar obstáculos como montanhas, elevações ou terrenos irregulares
– sistema de gerenciamento de vôo (FMS) duplo padrão
– tecnologia de Autothrottle para reduzir a carga de trabalho do piloto e fornecer proteção de envelope de vôo
– transceptor de satélite de voz e dados do cockpit para fazer transmissão de dados por satélite a partir do cockpit
– rádio-dados #2 Iridium e CPDLC para oferecer suporte com roteamento mais direto entre a América do Norte e a Europa (opcional) 

O Citation Ascend oferecerá motorização Pratt & Whitney Canada PW545D (de 4.213 lbf. de empuxo), projetada para oferecer melhor eficiência de combustível, maior empuxo e maior “tempo de asa” (tempo instalado em asa, com maior intervalo de manutenção em oficina/revisão geral). Os motores usam novos materiais e tecnologia – incluindo um compressor de alta pressão mais eficiente, um módulo de turbina de alta pressão de estágio único aprimorado e um misturador de exaustão atualizado. Os motores PW545D também são equipados com sistema FADEC – Full Authority Digital Engine Control (Controle de motor digital de plena autonomia), habilitando a nova tecnologia de aceleração automática (autothrottle) e garantindo que operem com eficiência máxima e com carga de trabalho reduzida do piloto.

Como todos os produtos à turbina Cessna e Beechcraft, o Citation Ascend poderá operar com com combustível de aviação sustentável (SAF). Os clientes terão a opção de receber sua aeronave com SAF e podem reabastecer usando SAF sempre que disponível, inclusive no Centro de Serviço de Wichita da Textron.

As metas preliminares de desempenho do Citation Ascend indicam:
– alcance com quatro passageiros de 1.900 MN em regime de vôo de potência de cruzeiro de alta velocidade (com um alcance máximo estimado de 2.100 MN)
– velocidade de cruzeiro de 441 KTAS
– capacidade de subida direta para 45.000 pés (em 30 minutos)

Os primeiros dados do Citation Ascend são BOW/Peso operacional básico de 13.110 lb. (5.947 kg) e MTOW/Peso máximo de decolagem de 20.500 lb. (9.299 kg), e carga-paga de 850 lb. (386 kg).

Com quatro passageiros em operação no regime de potência de cruzeiro de alta velocidade, os clientes irão desfrutar de viagens como Londres/London City, na Inglaterra, para Atenas, na Grécia, como Helsinki, na Finlândia, para Porto, em Portugal, ou de La Mole, na França, para Praga, na República Tcheca.

As melhorias de design do Citation Ascend oferecem a capacidade de transportar uma combinação maior de carga-paga e carga de combustível, mantendo a operacionalidade e acesso a pistas curtas.

O Citation Ascend incluirá uma Unidade de Energia Auxiliar (APU) Honeywell RE100 [XL] autônoma com autogerenciamento e detecção de vazamento de sangria adicional. A capacidade de operação autônoma do APU permite que os pilotos se preparem para cada vôo com eficiência, incluindo aquecimento e resfriamento da cabine com menos combustível e menos ruído.

Por fim, a aeronave incluirá melhorias de design com base em duas décadas de feedback de clientes em campo, como uma nova ponta de asa para linhas e bordos mais limpas, toda a iluminação com lâmpadas LED e uma luz de trabalho de pilone sobre a área de bagagem(no pilone do motor esquerdo)  para facilitar o carregamento à noite. Além disso, uma nova janela lateral maior do cockpit cria um apelo de rampa moderno.

O Citation Ascend teve grande atualização na cabine de passageiros.

À medida que os clientes se aproximem do Citation Ascend, eles apreciaram seu design elegante e recursos modernos, divulga a Textron.

A Cessna trabalhou com um Conselho Consultivo do Cliente de proprietários, pilotos, mecânicos e passageiros durante todo o processo de design para entender melhor o que eles buscam na melhor experiência em aeronaves.

O Citation Ascend terá cabine com uma configuração padrão de assentos para nove passageiros e terá capacidade máxima para 12 passageiros.

Com um interior totalmente personalizável, os clientes do Citation Ascend poderão escolher entre uma variedade de recursos padrão e opcionais para melhor atender às suas necessidades.
A aeronave incluirá um piso plano para fornecer um novo nível de espaço generoso para as pernas e flexibilidade para os passageiros.

“O piso plano é um divisor de águas quando se trata de conforto”, disse Tannahill, vice-presidente sênior de experiência do cliente, para completar: “O design oferece aos passageiros mais espaço para girar seus assentos, esticar as pernas e se mover confortavelmente pela cabine”.

As dimensões da cabine de passageiros serão:
– largura de 66 pol. (1,68 m.)
– comprimento de 18 pés e 6 pol. (5,64 m.)
– altura de 60 pol. (1,52 m.), ou opcionalmente 68 pol. (1,73 m.)

A Textron Aviation projetou os assentos Citation Ascend com base no feedback dos clientes para o máximo conforto, colocando os passageiros em uma postura sentada otimizada. Ao projetar o interior de sua aeronave, os clientes podem até selecionar o nível de dureza da almofada.

Os assentos da cabine principal terão uma liberação controlada eletricamente para girar e deslocar no trilho do assento. O acolchoamento opcional do assento, os apoios para os pés e o suporte lombar controlado eletricamente facilitam o relaxamento, enquanto os assentos voltados para o lado apresentam encostos rebatíveis para fornecer espaço de armazenamento acessível durante o vôo.
Por fim, para uma experiência ainda mais agradável, os passageiros poderão controlar sem fio a iluminação da cabine, temperatura, persianas e entretenimento a bordo. E também selecionar um sistema de som Bongiovi (item opcional).

Para manter os clientes conectados o tempo todo, o Citation Ascend terpa sistema wi-fi padrão GoGo U.S. Avance L3 Max e, como item opcional, wi-fi U.S. Avance L5 e também o sistema satcom Aviator 300 para wi-fi e chamadas internacionais.

O Citation Ascend terá pontos de fonte de energia em todos os assentos. Com 19 portas de carregamento USB padrão em toda a aeronave, toda a tripulação e passageiros terão acesso a pelo menos uma porta de carregamento, carregamento de telefone sem fio de primeira classe e três tomadas universais padrão.

Como parte da melhor experiência do cliente, a aeronave contará com um avançado sistema de tratamento acústico para garantir um vôo em um ambiente tranquilo e calmo, como o Citation Latitude. Com níveis sonoros semelhantes aos de dirigir um carro em uma rodovia, os passageiros poderão conversar, trabalhar ou relaxar em um ambiente livre de distrações.

O Citation Ascend incluirá janelas de cabine totalmente novas que são quase 15% maiores e oferecem mais luz natural com configurações de cortina translúcida e opaca, controle de cortina sem fio e anéis de janela iluminados opcionais para melhorar a iluminação e o clima da cabine.
O Citation Ascend foi projetado para melhorar os intervalos de manutenção da série 560XL, para o “melhor da classe”. A Textron espera que o Citation Ascend ofereça para operadores inscritos no seu programa PowerAdvantage os seguintes intervalos:
– inspeção de manutenção da fuselagem de 18 meses (1,5 anos) ou 800 horas
– 6.000 horas entre as revisões gerais (TBO) de motor
– 3.000 horas de inspeção de seção quente (HSI – Hot Section Inspection)

O Citation Ascend também será dotado como item padrão de mais equipamentos para auxiliar na solução de problemas, como:
– detector de chip de motor eletrônico
– ‘pacote’ FAST, da Pratt & Whitney, para aquisição, armazenamento e transmissão de dados de vôo completos
LinxUs e LinxUs Air para transmissão de diagnóstico em vôo
– sistema de registro de vôo de aeronaves – AReS – Aircraft Recording System -, da Textron Aviation, rastreando mais de 9.000 parâmetros durante as operações, para oferecer suporte à solução de problemas e monitoramento de tendências

Os clientes irão desfrutar de uma tríade de garantias superiores de motor, pintura e interior, para maior tranquilidade, incluindo: garantia de motor de 5 anos ou 3.000 horas, e garantia de pintura e interior de 2 anos.

A Textron promete que o Citation Ascend dará aos clientes mais do que eles precisam para manter as operações de suas aeronaves ocorrendo suavemente e mais eficientemente.

Com mais de 1.000 jatos Citation 560XL entregues nos últimos 25 anos, operadores de aeronaves de propriedade compartilhada e de fretamento aéreo vem escolhendo consistentemente a série Cessna Citation 560XL por sua combinação incomparável de desempenho, conforto, facilidade de operação, variedade de capacidades de missão e eficiências operacionais favoráveis.

A Textron Aviation planeja a alteração e aprovação da certificação Tipo 560XL da aeronave, para que pilotos possam fazer a transição para o Ascend por meio de um curso simples de diferenças aprovado – tornando o treinamento mais fácil e econômico para os operadores.

Vídeo – Cessna Citation Ascend:
https://www.youtube.com/watch?v=XBKk_CrCHLE

Folder:
https://cessna.txtav.com/citation/ascend?utm_campaign=ascend_2023&utm_source=press_release&utm_medium=web
https://cessna.txtav.com/-/media/cessna/files/citation/ascend/ascend_productcard.ashx


Texto pelo editor-chefe da mída AIN on line, Matt Thurber, cobrindo o anúncio da nova versão do modelo C560XL, traz informações adicionais do Citation Ascend.

Turber escreveu que a Textron Aviation apresentou a mais recente iteração de sua popular Família 560XL – o Cessna Citation Ascend – na EBACE 2023, anunciando grandes atualizações para estender a produção do jato de médio porte no futuro. As principais características do avião de US$ 16.725 milhões incluem aviônica Garmin G5000, sistema autothrottle, motores P&WC-Pratt & Whitney Canada PW545D (mais potentes), peso máximo de decolagem (MTOW)) e carga-paga maiores, maior alcance, cabine de passageiros com piso plano da e outras comodidades.

Uma grande mudança na cabine de passageiros do Citation Ascend é o novo piso plano.

“Quando você se senta, parece uma cabine maior. Os clientes o apoiaram de forma esmagadora”, disse disse Ron Draper, presidente e CEO da Textron Aviation.

“O piso plano oferece aos clientes a melhor experiência de relaxamento”, disse Christi Tannahill, vice-presidente sênior de experiência do cliente da Textron.

“Uma diferença notável é o piso plano”, disse Chris Pinkerton, diretor de desenvolvimento da cabine da Textron. “Está nivelado com as extremidades e facilita a entrada e saída. Trabalhamos com os clientes nesse recurso e é muito mais confortável ter opções onde você pode colocar os pés, especialmente depois de mover o assento”, completou Pinkerton.

Os clientes poderão selecionar, como item de acabamento do piso, carpete padrão ou material de piso de pedra opcional.

O piso “rebaixado” no centro do Citation 560XL, embora ofereça mais espaço livre (altura de 68 pol./172,72 cm), resistiu à tendência de piso plano no design moderno de jatos executivos. No caso do Ascend, os engenheiros não fizeram nenhuma alteração nas dimensões externas da fuselagem para adoção do piso plano, mas essencialmente preencheram o rebaixo (central) e moveram alguns componentes do sistema para permitir esta alteração.

Assim, os projetistas foram capazes de criar novos assentos de cabine que aproveitam o piso plano, dando aos passageiros mais espaço para mover o assento e encontrar posições mais confortáveis.

Mas, por outro lado, obviamente, a eliminação do rebaixo (com o enchimento desse rebaixo) resultou a redução da altura da cabine em 20 cm. (de 68 pol./172,72 cm para 60 pol./152,40 cm, diferença de 8 pol./20,32 cm), quando medida a partir da parte inferior da peça do piso (rebaixado no trecho central) original do “560XL”. A altura é de 60 polegadas na cabine principal do Ascend, mas 63 polegadas nas extremidades da cabine, onde a porta de entrada está localizada. A partir da entrada, os passageiros subirão uma pequena rampa de três polegadas para a cabine principal.

Em conjunto com o aspecto aparente menos apertado proporcionada pelo piso plano, as janelas da cabine Ascend são 15% maiores, com um perfil mais suave e arredondado na parte superior e inferior.

Do lado de fora, os observadores de jatos executivos de olhar aguçado serão capazes de diferenciar o Citation Ascend do Citation 560XL nas versões anteriores pelos suaves winglets e pelas janelas laterais da cabine de comando ligeiramente maiores, além das maiores janelas da cabine de passageiros.

Na cabine dos passageiros, bancos renovados com “design ergonômico” têm apoio de braço duplo rebatível no encosto e movimento controlado por botão elétrico. Dois conjuntos club-seat podem se mover mais de trinta cm. em seus trilhos. Os compradores podem optar por apoios para os pés, apoio lombar controlado eletricamente e acolchoamento e alfaiataria personalizados. Novos assentos, os encostos poderão ser dobrados para criar área de dormir plana.

Balcões de pedra estão disponíveis no lavatório e o piso pode ser revestido com pedra ou material vinílico. O carpete é padrão.

A cabine do Ascend terá capacidade para até 12 assentos. Um layout típico de nove lugares (assentos de passageiros) inclui dois assentos opostos à porta de entrada, uma área de club-seat de quatro lugares, então mais dois assentos voltados para a frente, com um assento conversível no banheiro (no arrano 2+4+2+1, somando nove assentos para passageiros). Na seção traseira da cabine, haverá um closet central.

O espaço de bagaem traseiro não foi modificado, e terá capacidade para até 700 lb. (318 kg) e área de 80 pés² (7,4 m²).

Os engenheiros da Textron Aviation melhoraram o nível de ruído da cabine do Ascend usando materiais avançados, tornando-o muito mais silencioso do que as versões anteriores do “560XL” O nível de ruído na cabine será semelhante ao de um carro moderno, segundo a Textron.

O Citation Ascend terá motorização Pratt & Whitney Canada PW545D (de 4.213 lbf. de empuxo), projetada para oferecer melhor eficiência de combustível, maior empuxo e maior “tempo de asa” (tempo instalado em asa, com maior intervalo de manutenção em oficina/revisão geral). Os motores usam novos materiais e tecnologia – incluindo um compressor de alta pressão mais eficiente, um módulo de turbina de alta pressão de estágio único aprimorado e um misturador de exaustão atualizado. Os motores PW545D também são equipados com sistema FADEC – Full Authority Digital Engine Control (Controle de motor digital de plena autonomia), habilitando a nova tecnologia de aceleração automática (autothrottle) e garantindo que operem com eficiência máxima e com carga de trabalho reduzida do piloto.

O sistema de aceleração automática (autothrottle) integrado à aviônica Garmin G5000, para reduzir a carga de trabalho do piloto, especialmente em espaço aéreo movimentado, será da Woodward – o mesmo sistema autothrottle dos modelos Citation Latitude e Longitude, com a comunalidade de aviônica dos três modelos, “um recurso importante para clientes que operam vários Citation”, de acordo com a Textron Aviation. “Ter uma cabine de pilotagem comum é importante para os clientes”, disse Lannie O’Bannion, vice-presidente sênior de vendas globais e operações de vôo da Textron.

Com a introdução do Ascend equipado com suíte Garmin G5000, apenas um modelo da Familia Cessna Citation em produção – o jato leve CJ4Gen2 – será equipado com aviônica Collins Aerospace, com todos os outros agora apresentando aviônicos Garmin G3000 ou G5000. O “XLS+” sofreu modificação de aviônica da plataforma Honeywell Primus para suíte Collins Pro Line 21, com a introdução do “XLS+” em 2008.

Trabalhando com seus revendedores, a garmin desenvolveu um certificado Tipo Suplementar (STC) para instalação da suíte G5000 para versões do “560XL” equipadas com a plataforma Primus (excluindo os aparelhos “XLS+”), e dezenas destes aparelhos foram convertidos desde a aprovação do STC há cerca de quatro anos.

No momento, a Textron Aviation e a Garmin já estão trabalhando juntas para a instalação da suíte G5000 no Ciation Ascend, mas, em termos de certificação, isso está sendo feito sob o certificado de Tipo do avião, não como um STC.

A suíte aviônica Garmon G5000 terá três telas de informação de vôo de (35,56 cm.) de resolução ultra-alta, com capacidade de tela dividida (split-screen) e visão sintética, e quatro controladores de tela sensível ao toque. O suíte se integra como piloto-automático com proteção de envelope. A plataforma terá sistema satcom Garmin GSR 56 Iridium para chamadas de voz e mensagens da tripulação de vôo, radar meteorológico Garmin GWX 8000 StormOptix com capacidade detectiva e tecnologia preditiva/preventiva, e mais um segundo satcom Iridium para comunicações e operações CPDLC e FANS 1/A.

Embora as especificações finais de desempenho ainda sejam preliminares, os números pela Textron Aviation para o Citation Ascend prevêem um alcance de 1.900 MN em cruzeiro de alta velocidade, com quatro passageiros, uma diferença de 150 MN )8,57%) com relação ao Citation XLS+. A velocidade máxima de cruzeiro a 441 KTAS e o alcance a 2.100 MN são os mesmos; o tempo de subida para a altitude máxima de FL450 é prevista de 30 minutos.

O novo MTOW do Citation Ascend será de 20.500 lb. (9.307 kg), uma diferença de 300 lb. (136 kg) – +1,49% – com relação ao Citation XLS+ (MTOW de 20.200 lb./9.170 kg). O peso máximo de zero combustível (MZFW) é 400 lb. (181 kg) maior, de 15.500 lb. (7.037 kg), uma diferença de 2,6%. A carga-paga máxima será de 2.390 lb. (1.085 kg), ante 2.240 lb. (10.017 kg) do Citation XLS+, uma diferença de 150 lb. (68 kg), ou 6,7%.

Com seu maior MTOW, o comprimento requerido de decolagem do Ascend é quase o mesmo que o “XLS+”, de 3.660 pés (1.115 m.), 60 pés (18 m.) a mais (uma diferença de 1,7%). A distância de pouso requerida é de 3.220 pés (981 m.) para o Ascend, contra 3.180 pés (969 m.) para o “XLS+”, uma diferença de 40 pés (12 m.), ou 1,3%.

Thurber finaliza seu texto reproduzindo Lannie O’Bannion, vice-presidente sênior de Vendas Globais e Operações de vôo da Textron: “Isso é construído em 20 anos de sucesso do 560XL no mercado. Seja para fretamento, transporte pessoal ou departamentos de vôos corporativos, nada compete com a cabine e o desempenho do Ascend. Isso oferece aos pilotos o poder do G5000, da Garmin, com autothrottle e o desempenho aprimorado do PW545D. Esta é a próxima aeronave da orgulhosa linhagem da Família XL”. [EL]