Textron anuncia primeiro vôo do segundo protótipo (“artigo de teste P1”) do jato executivo Cessna Citation Ascend, em 17.06.24

No dia 12, a Textron Aviation anunciou o vôo bem-sucedido de seu segundo protótipo/“artigo de teste P1” do jato executivo Cessna Citation Ascend à medida que aumenta o impulso para certificação para a mais nova interação do modelo.
O vôo inicial segundo protótipo/“artigo de teste P1”, no dia 13, foi pilotado por Michael Bradfield (piloto de teste sênior)e Maurice Girard (principal piloto de teste de engenharia), durou 1 hora e 24 minutos, atingindo altitude máxima de 13.500 pés e velocidade máxima de 308 KT.
O vôo marcante segue o primeiro protótipo/“artigo de teste P1” Ascend, que completou seu primeiro vôo em 2023, como protótipo/“artigo de teste P1” de modelo de produção – em conformidade.
O segundo “artigo de teste P1” será utilizado, no programa de testes de vôo, principalmente para avaliação de sistemas, incluindo propulsão, fatores humanos, controle ambiental e aviônicos.
Tanto o protótipo quanto o “artigo de teste P1” voarão em todos os testes de vôo de certificação e até agora os dois jatos registraram cumulativamente mais de 400 horas de vôo.
“O vôo bem-sucedido de hoje do segundo artigo de teste do Citation Ascend marca outra conquista do programa, e isso é uma prova dos muitos funcionários excelentes envolvidos neste projeto”, disse Chris Hearne, vice-presidente sênior de engenharia da Textron. “A aeronave passou bem pelas fases de testes e eu continuo confiante no impulso do programa e nos membros qualificados da nossa equipe que tornam isso possível”, completou Hearne.
O jato executivo Citation Ascend foi apresentado durante a Convenção e Exposição da Aviação Executiva Européia (EBACE) de 2023, e deverá entrar em serviço em 2025.
O Ascend é uma atualização da família C560XL, a partir da versão XLS+, com motorização aprimorada para o turbofan Pratt & Whitney Canada PW545D, de maior empuxo, com aceleradores automáticos, com a substituição da plataforma de vôo Collins Pro Line 21 pela suíte aviônica Garmin G5000 controlada por tela sensível ao toque. O Ascend terá um peso máximo de decolagem 300 lb. maior (1,5%), de 20.500 lb., aumento de carga-paga máxima de 50 lb. (2,1%), para 2.390 lb., e aumento de alcance de 150 MN (8,6%) para 1.900 MN em cruzeiro de alta velocidade, versus 1.750 MN no XLS+.
A Textron Aviation também está atualizando o Ascend para a APU Honeywell RE100 [XL], que é aprovada para operações autônomas em solo.
Na cabine de passageiros, o piso do corredor central de piso da cabine com rebaixo (canaleta) da cabine do XLS+ será substituído por um piso plano. As comodidades da cabine incluem novo isolamento acústico, assentos redesenhados com botões elétricos, 19 portas de carregamento USB e três tomadas universais.
A expectativa é que o Ascend entre em serviço no início do próximo ano. [EL]