Textron anuncia que o Cessna Citation Ascend vai incorporar últimos aprimoramentos da suíte de aviônica Garmin G5000 e a campanha de certificação continua progredindo, em 25.10.24


No dia 22, a Textron Aviation anunciou que o jato Cessna Citation Ascend continua progredindo em seu programa de certificação.

O programa Ascend inclui dois artigos de teste – Prototype (PROTO) e P1 – que acumularam quase 600 horas de vôo em mais de 200 vôos.

A Textron também divulgou que o Citation Ascend será equipado com os últimos aprimoramentos da suíte de aviônica Garmin G5000. A plataforma de vôo fornecerá aos pilotos avanços tecnológicos significativos quando entrar em serviço, previsto para 2025.
Em maio, a Textron Aviation anunciou que os jatos médios Cessna Citation Latitude e Longitude também incluiriam esses aprimoramentos do conjunto de aviônicos Garmin G5000.

“Os jatos executivos Citation são famosos por seu desempenho e produtividade superiores”, disse Lannie O’Bannion, vice-presidente sênior de vendas globais e operações de vôo. “Incluir a Garmin G5000 no Citation Ascend demonstra nosso compromisso contínuo em projetar e entregar a melhor experiência de aviação para nossos clientes. Mal podemos esperar para ver esta aeronave ser entregue aos clientes”, disse O’Bannion.

O Ascend foi idealizado para trazer um novo cockpit, desempenho aprimorado e uma cabine luxuosa para o mercado de jatos executivos de médio porte. A aviônica de última geração, o sistema autothrottle, a alta capacidade de carga-paga (payload) e o alcance “impressionante” da aeronave oferecem aos clientes carga de trabalho reduzida para pilotos e a capacidade “de fazer mais e ir mais longe”.

Quando equipado com o mais recente conjunto de aviônicos Garmin G5000, o Ascend contará com uma série de novos recursos e tecnologias avançados da Garmin, incluindo o SVGS – Synthetic Vision Guidance System (sistema de orientação de visão sintética) mostrado nas telas de informação de vôo primária, que se acopla à tecnologia de visão sintética (SVT – Synthetic Vision Technology) para dar suporte a mínimos de aproximação tão baixos quanto 150 pés (45,7 m.). O SVGS fornece uma representação contínua e geoespacialmente correta da topografia da cena externa (do ambiente), incluindo obstáculos, aumentada (expandida) pela exibição da pista.

Os aprimoramentos do sistema SVT incluem uma visão exocêntrica 3D do ambiente do aeroporto SafeTaxi para auxiliar na consciência situacional durante o taxiamento. A SVT também exibe presença de construções tridimensionalmente (3D), incluindo hangares, terminais e torres, além de pistas de táxi, pátios, placas e outras marcações, para ajudar a reduzir incursões na pista, fornecendo orientação durante o táxi em aeroportos contidos no banco de dados do aplicativo SafeTaxi. Os aprimoramentos também oferecem suporte à consciência situacional do piloto, aumentando a clareza topográfica, aprimorando os limites de água e terreno, melhorando a exibição de obstáculos e linhas de energia e aprimorando as representações de sinalização da pista e do aeroporto. A SVT introduz vários pontos de vista pela primeira vez e se integra ao novo recurso Taxiway Routing (rotas de taxiamento) que permite que a tripulação use o controlador de tela sensível ao toque para inserir rotas de táxi, que então fornece orientação nos mapas de navegação bidimensional (2D) ou representações SVT-3D – particularmente em aeroportos grandes, desconhecidos e complexos durante condições de baixa visibilidade.

O CJ Ascend pode utilizar a capacidade padrão de vigilância dependente automática (ADS-B) IN para a CDTI – Cockpit Display of Traffic Information (tela de cabine de informação de tráfego) / CAVS – Assisted Visual Separation (separação visual assistida). O CAVS aumenta a consciência do tráfego dos pilotos e auxilia os pilotos a manter a separação da aeronave anterior equipada com ADS-B OUT durante as aproximações visuais para o pouso. O ROA – Runway Occupancy Awareness (consciência de ocupação de pista) utiliza o recurso SURF-IA – Surface Indications and Alert (alerta e indicações de superfície) e dados ADS-B para fornecer alertas ao tentar decolar ou pousar em uma pista ocupada.

Para regiões qualificadas, o receptor-roteador GDL-60 Datalink oferece opções de troca de dados e conectividade de alta largura de banda, incluindo redes Bluetooth, Wi-Fi e LTE. O GDL-60 apresenta a capacidade de concluir downloads automáticos de banco de dados sem fio por meio de conexões de rede enquanto a aeronave está desligada. Além disso, os aprimoramentos do GDL-69A opcional permitem que o conjunto Garmin G5000 acesse mais produtos de meteorologia SiriusXM Weather.

O conjunto de aviônicos integrados G5000 apresenta três telas de informação de vôo orientadas no arranjo “paisagem” com capacidade de tela dividida, permitindo que os pilotos visualizem simultaneamente mapas/cartas, gráficos, listas de verificação, telas TAWS – Terrain Awareness Warning System (TAWS) e TCAS  – Traffic alert and Collision Avoidance System, informações de plano/planejamento de vôo (rota), meteorologia e muito mais, aumentando a consciência situacional para tripulação de vôo. O conjunto aviônico também inclui a tecnologia SVT – Synthetic Vision Technology e radar meteorológico avançado totalmente automático e conformidade com ADS-B OUT e permite crescimento e expansão futuros por meio de atualizações de software.

Com recursos elegantes e modernos, os clientes de Citation Ascend desfrutarão de muitos dos luxos encontrados nos “vencedores de venda” Citation Latitude e Citation Longitude, incluindo um piso plano para fornecer espaço generoso para as pernas e flexibilidade para os passageiros.

Com 19 portas de carregamento USB padrão e três tomadas universais em toda a aeronave, toda a tripulação e passageiros terão acesso a pelo menos uma porta de carregamento no Citation Ascend. A aeronave tem uma configuração de assentos padrão de nove passageiros.

O Citation Ascend oferecerá motores Pratt & Whitney Canada PW-545D projetados para fornecer eficiência de combustível e maior empuxo, bem como aviônicos Garmin G5000 de última geração que apresentam o software e hardware mais recentes, incluindo tecnologia de autothrottle. O Citation Ascend também possui uma Unidade de Energia Auxiliar (APU) Honeywell RE100 [XL] aprovada para operações autônomas.