Textron anuncia sistema de ignição eletrônica (EIS – electronic ignition system) duplo no monomotor a pistão Cessna Skyhawk (C172), aprimorando a manutenção, a eficiência e a operação geral do avião, em 16.07.25

No dia 14, a Textron Aviation divulgou que o monomotor a pistão, e aeronave de treinamento líder do setor, Cessna Skyhawk (C172) agora passa a ser dotado de um sistema de ignição eletrônica (EIS – electronic ignition system) duplo, aprimorando a manutenção, a eficiência e a operação geral do avião de 4 assentos de asa alta. O sistema de ignição eletrônica duplo Lycoming agora é padrão em todas as novas aeronaves Cessna Skyhawk.
O sistema duplo de ignição eletrônica (EIS) substitui o sistema de ignição de magneto duplo anterior do Skyhawk, incorporando componentes eletrônicos avançados e reduzindo o número de peças móveis internas para otimizar a operação. Essa tecnologia eletrônica de estado sólido melhora os intervalos de manutenção, a eficiência de combustível e o desempenho do motor, reduzindo, em última análise, os custos operacionais da aeronave.
Ao postar a notícia, no dia no 16, o editor da AIN e PLA Matt Thurber observou que, de acordo com a Textron Aviation, o EIS fabricado pela SureFly torna a manutenção mais eficiente e melhora o funcionamento do motor. O EIS da SureFly tem um “tempo de serviço operacional” de 2.400 horas e não requer manutenção intermediária, em comparação com a inspeção típica de 500 horas exigida pela maioria dos magnetos. Além disso, o EIS melhora a partida do motor, especialmente quando de motor quente, e ajuda o motor a ter um melhor desempenho e a consumir menos combustível. Os engenheiros da Lycoming trabalharam com a SureFly para desenvolver o EIS no Skyhawk.
“A incorporação do sistema duplo de ignição eletrônica demonstra o compromisso contínuo da Textron Aviation com nossas aeronaves a pistão, incluindo o lendário Cessna Skyhawk, facilitando as operações para os clientes”, disse Chris Crow, vice-presidente de vendas de pistão e utilitários da Textron. “Com 70 anos de desempenho comprovado, a aeronave continua a desempenhar um papel vital no apoio a pilotos em todo o mundo”, completou Crow.
A Textron promove que o Cessna Skyhawk é a aeronave mais vendida do mundo e a mais popular da história da aviação, hoje com status da aeronave de treinamento definitiva. A adição do sistema EIS duplo ocorre durante o 70º aniversário do Cessna 172 Skyhawk, que voou pela primeira vez em junho de 1955. Ao longo das décadas, o C172 Skyhawk conquistou reputação de confiabilidade, facilidade de uso e versatilidade, tornando-se um favorito entre operadores do transporte particular e escolas de aviação. Desde que a aeronave voou pela primeira vez em 1955, mais de 45.000 aeronaves Cessna 172 foram entregues a clientes em mais de 40 países ao redor do mundo – mais do que qualquer outra aeronave do setor.
O Cessna Skyhawk é um avião de trem de pouso fixo e asa alta (escorada, com envergadura de 11 m., com área de 16,17 m²), com quatro assentos (até 3 pax.) – com peso vazio básico de 1.680 lb. (762 kg) e MTOW/MLW de 2.550 lb. (1.157 kg), com peso útil de 878 lb. (398 kg), com carga-paga máxima de 870 lb. (395 kg) ou carga-paga com abastecimento completo de 560 lb. (254 kg) – sendo a capacidade de combustível utilizável de 318 lb. (144 kg), correspondente ao volume de 201 litros (53 galões). O avião tem bagageiro com capacidade de 120 lb. (54 kg), com volume de 0,85 m³. A motorização à pistão-aspirada Lycoming modelo IO-360-L2A, de 180 HP, com injeção eletrônica, com hélice bipa metálica McCauley de passo fixo.
O Skyhawk tem alcance máximo de 640 MN (1.185 km), tendo capacidade de velocidade máxima de cruzeiro de 124 KTAS. O teto de serviço é 14.000 pés.
O Skyhawk possui suíte aviônica Garmin G1000NXi com conectividade sem fio, um sistema de exibição de ângulo ataque padrão e confiabilidade comprovada. Seu interior moderno inclui recursos como conectores de fone de ouvido em cada assento, portas de carregamento USB e assentos aprimorados para maior conforto. [EL]