Textron anuncia STC da FAA de plataforma aviônica Garmin para retrofit do Cessna Citation CJ1, em 08.08.25

No dia 05, a Textron Aviation anunciou que operadores-clientes agora podem atualizar seus Cessna Citation CJ1 com a solução de retrofit com plataforma aviônica totalmente Garmin, após a Certificação de Tipo Suplementar (STC/CST) da FAA. Os operadores-clientes podem instalar a atualização em qualquer um as unidades da rede global de serviços da empresa para adicionar avanços tecnológicos significativos e novos recursos nas suas aeronaves.
A atualização aviônica da Garmin tem uma plataforma com novo e maior tela de informação de vôo G600TXi de 12 polegadas (30,489 cm), um display de sistema de informação de motor TXi EIS, o receptor GNSS/NAV/COMM GTN-750Xi e mais o piloto-automático digital GFC-600, como uma solução de ponta para o cockpit do CJ1. A plataforma oferece recursos de consciência situacional, como monitoramento de aproximação estabilizada e alerta sonoro de velocidade variável durante a decolagem. Opcionalmente, a atualização também pode incluir o radar meteorológico GWX-8000 StormOptix, o datalink GDL-60 para o sistema de gerenciamento de aeronaves conectado PlaneSync e muito mais.
Como fabricante original do equipamento da aeronave, a Textron Aviation pode oferecer a atualização certificada pela fabricante original (OEM) de aviônicos do Cessna Citation CJ1 que mantém a integridade do sistema conforme certificado originalmente. Os clientes podem instalar a atualização em um centro de serviços da Textron Aviation.
“Na Textron Aviation, estamos comprometidos em aprimorar as aeronaves dos clientes, independentemente de onde elas estejam em seu ciclo de vida, e oferecer a solução de retrofit totalmente Garmin para o Cessna Citation CJ1 cumpre esse compromisso”, disse Brian Rohloff, vice-presidente sênior de suporte ao cliente. “A atualização aprimora a experiência de vôo, oferecendo a tecnologia mais recente disponível hoje para auxiliar os pilotos à medida que as missões e a tecnologia evoluem”, complementou Rohloff.
O jato leve Cessna Citation CJ1 acomoda até oito ocupantes, tem um alcance de 1.266 MN e recebeu a certificação em 2000. A Textron produziu quase 200 unidades CJ1, até 2005.
O editor da AIN, e piloto detentor de Licença PLA, Matt Thuber repercutiu o lançamento do STC em post na plataforma online da mídia no dia 07.
Thurber escreveu que a atualização aviônica recebeu a aprovação com STC da FAA para o Citation CJ1 após o desenvolvimento da plataforma aviônica totalmente integrado para o Cessna Citation CJ2 em março de 2024. A atualização substitui todos os aviônicos originais por displays touchscreen (TXi), navegadores GTN-Xi, piloto-automático digital GFC-600 e quaisquer equipamentos opcionais adicionais, da Garmin.
Thurber explora que, embora o ‘pacote’ anunciado informe telas TXi 12,1 polegadas (30,7 cm) para displays primário e multifuncionais (PFD e MFD), a atualização também pode ser feita com telas de 10,6 pol. (26,9 cm). O ADI reserva é um Garmin GI-275 montado no lado do piloto, e um segundo GI-275 no lado do copiloto é opcional. As seleções de rumo, altímetro, velocidade e altitude são sincronizadas entre o PFD e o GI-275, e a visão sintética também está disponível para exibição no GI-275.
Todos os indicadores de parâmetros de motor foram substituídos pelo sistema de indicação de motor (EIS) TXi da Garmin, que inclui alvos N1 (rotação de fan) calculados automaticamente para as configurações de decolagem, arremetida e empuxo máximo contínuo, exibidos como bugs de referência. O visor EIS inclui temporizadores para ajudar a monitorar as limitações transitórias do motor durante a partida.
Os recursos de consciência situacional da Garmin estão incluídos na atualização. O monitoramento de aproximação estabilizada emite anúncios sonoros como “speed” (velocidade), “course” (curso), “glidepath” (rampa de aproximação) e “sink rate” (razão de descida) para alertar o piloto sobre excedências de velocidade, curso ou taxas de velocidade vertical predeterminadas. Durante a decolagem, os pilotos recebem alertas sonoros de velocidades de referência – V-speeds.
Os navegadores duplos GTN-Xi oferecem recursos de GNSS e NAVCOM. Com o piloto automático GFC-600, os pilotos podem realizar descidas com guiagem vertical (modo VNAV) acopladas e arremetidas acopladas após uma aproximação perdida, além de criar e voar padrões (órbitas) de espera publicados ou definidos pelo usuário. O modo de descida de emergência (EDM – Emergency Descent Mode) levará um jato “CJ1” automaticamente a uma altitude predefinida em caso de perda de pressurização da cabine.
A Garmin adicionou o FAA Data COMM às atualizações dos modelos “CJ1” e “CJ2”, permitindo acesso a autorizações de partida em mais de 60 aeroportos do EUA e autorizações em rota, alterações de frequência e outras mensagens de texto com o controle de tráfego aéreo acima do FL180.
Os opcionais da atualização do “CJ1” incluem o radar meteorológico GWX-8000 StormOptix com modo automático para configurações automáticas de inclinação-visada (tilt) e ganho para perfilar células meteorológicas. Um novo recurso de agrupamento de telas permite que os pilotos visualizem inclinações e retornos individuais em modo manual em suas telas.
Também é opcional o sistema de gerenciamento de aeronaves conectado PlaneSync, disponível com a adição do datalink GDL-60. O PlaneSync permite downloads automáticos do banco de dados de aviônicos e a verificação remota da quantidade de combustível, status do banco de dados, localização GPS, temperaturas e outras informações por meio do aplicativo Garmin Pilot. Após o pouso, o PlaneSync pode transmitir automaticamente os dados de voo e registro do motor para armazenamento seguro na nuvem.
O painel de áudio GMA-35C da Garmin é opcional, com silenciador automático, áudio 3D e conectividade sem fio Bluetooth. Para capacidade total de entrada e saída ADS-B, os compradores podem optar pelo transponder GTX-345R com diversidade de antenas opcional. O datalink GDL-69A SiriusXM, os sistemas de tráfego GTS e o datalink GSR-56 também estão disponíveis. [EL]