Textron apresenta primeiro Cessna Citation Ascend de linha de produção seriada, em 15.09.25

Em nota no dia 15, a Textron Aviation anunciou que seu programa do jato executivo Cessna Citation Ascend continua avançando com a saída do primeiro aparelho de produção de série da fábrica em Wichita, no Kansas.

O modelo deverá obter a certificação da FAA ainda neste ano.

Os funcionários realizaram uma celebração especial para marcar o importante marco do programa do mais novo jato executivo médio Citation, uma nova interação da lendária série 560XL, enquanto continuam a projetar e oferecer a melhor experiência de aviação aos clientes.

“Hoje é uma grande celebração e agradecemos a todos que participaram da fabricação até aqui. É o trabalho artesanal de vocês que continua a tornar marcos como este possíveis”, disse Todd McKee, vice-presidente sênior de cadeia de suprimentos integrada da Textron. “Ao infundir novas tecnologias e trazer novos recursos ao mercado, continuamos a impulsionar o futuro para a construção dessas aeronaves lendárias”, completou McKee.Com mais de 1.000 unidades entregues nos últimos 25 anos, proprietários e operadores escolhem consistentemente a série Cessna Citation 560XL por sua combinação incomparável de desempenho, conforto, facilidade de operação, ampla gama de capacidades de missão e eficiência operacional favorável.

A Textron Aviation projetou o Citation Ascend com base no feedback dos clientes para o máximo desempenho e conforto, para suceder o “XLS+” na linha de produtos da fabricante.

Com recursos elegantes e modernos, os clientes podem desfrutar de muitos dos luxos encontrados nos melhores produtos em venda Citation Latitude e Citation Longitude, incluindo um piso plano para proporcionar amplo espaço para as pernas e flexibilidade aos passageiros. O Citation Ascend terá motores Pratt & Whitney Canada PW-545D, de maior eficiência de combustível e maior empuxo, bem como plataforma de vôo com aviônica Garmin G5000 (substituindo o conjunto de aviônicos Collins Pro Line 21), com telas com tecnologia de comando por toque e dotada de software e hardware mais recentes, incluindo a tecnologia de autothrottle. O Ascend também possui uma Unidade Auxiliar de Potência (APU) Honeywell RE100 [XL] aprovada para operações autônomas.

A Textron promete que o Ascend terá um peso máximo de decolagem de 20.500 lb. (com aumento de 300 lb., ou 1,5%), carga-paga máxima de 2.390 lb. (com aumento de 50 lb., ou 2,1%) e um alcance de 1.900 MN em cruzeiro de alta velocidade, comparado a 1.750 MN do XLS+ (aumento de 150 MN, ou 8,6%).

Pela aeronave, serão dispostas 19 portas de carregamento USB padrão e três tomadas universais, permitindo a passageiros e tripulantes acesso a pelo menos uma porta de carregamento. A aeronave tem uma configuração padrão de assentos para nove passageiros.

Lançado na feira EBACE em 2023, o Ascend fez seu primeiro vôo em junho do ano passado – 13/06/2025. O jato protótipo – “P1” – foi pilotado pelo piloto sênior de testes de vôo Michael Bradfield e pelo piloto principal de testes de engenharia Maurice Girard; o vôo durou uma hora e 24 minutos, durante os quais o jato bimotor subiu a 13.500 pés e atingiu uma velocidade de 308 KT. [EL]