Textron Aviation anuncia entrega para cliente do primeiro transportador bimotor turboélice Cessna SkyCourier na versão pax., em 25.05.23


Nesta terça dia 23, a Textron Aviation anunciou a entrega primeiro transportador bimotor turboélice Cessna SkyCourier na versão de passageiros, para uso da Western Aircraft, Inc., fazendo negócios no Havaí como Lāna’i Air. A empresa oferece serviços aéreos de luxo conectando Oahu à ilha de Lanai.
“O Cessna SkyCourier está a caminho de se tornar uma aeronave lendária para nossa empresa”, disse Lannie O’Bannion, vice-presidente sênior de vendas globais e operações de vôo da Textron Aviation. “É altamente versátil, com flexibilidade de cabine, capacidade de carga útil, desempenho e baixo custo operacional, e já provou ser popular em todo o mundo”, acrescentou O’Bannion. “Somos gratos por nossa talentosa equipe que deu vida ao Cessna SkyCourier e por clientes como a Lāna’i Air, que veem o valor dessa incrível aeronave”, completou O’Bannion.

A certificação e as entregas do SkyCourier (C408), um projeto inteiramente novo da Textron, começaram no início de 2022.

A aeronave tem um design personalizado que traz soluções modernas e uma proposta de valor inigualável para o segmento. Projetado com facilidade de manutenção em primeiro lugar, o SkyCourier apresenta sistemas simples e pontos de acesso fáceis em toda a aeronave para facilitar a manutenção. A equipe de projeto também desenvolveu maneiras inovadoras de converter opcionalmente a aeronave de uma configuração de passageiros de 19 assentos para uma configuração de carga usando assentos de liberação rápida e anteparas removíveis.

O Cessna SkyCourier é um bimotor de asa alta e empenagem em “T”, não-pressurizado, trem fixo, oferecendo uma combinação de desempenho e custos operacionais mais baixos para operadores de frete aéreo, de passageiros e carga e missões especiais. Está disponível nas versões cargueiro e passageiro.

A variante para 19 passageiros inclui portas de tripulação e passageiros para embarque facilitado, bem como grandes janelas de cabine para luz natural e vistas.

Ambas as configurações (pax. e carga) oferecem reabastecimento de pressão de ponto único para permitir escalas mais rápidas.

O avião tem motorização turboélice Pratt & Whitney PT6A-65SC (de 1.100 SHP), com motores montados nas asas; o motor é equipado com hélice quadripá McCauley Propeller C779, com pás de alumínio de 110 polegadas (279,4 cm), resistente e confiável, totalmente embandeirada com passo reversível, projetada para melhorar o desempenho da aeronave ao transportar cargas de maior peso. O SkyCourier é equipado com aviônica Garmin G1000NXi.

O avião voa à velocidade máxima de cruzeiro de mais de 210 KTAS e a velocidade de estol é de 74 KT (KCAS). O alcance máximo é de 920 MN. A Altitude Operacional máxima é de 25.000 pés.

As dimensões são 16,8 m, de comprimento, altura de 6,3 m. A asa tem envergadura de 22,02 m. e área de 40,97 m². A capacidade máxima é de 19 ocupantes. A cabine tem altura de 1,8 m., por 1,88 m. de largura, e comprimento de 7,1 m. O bagageiro tem capacidade para 680 kg e volume de 5,27 m³ (ou 186 pés³).

O peso básico vazio é 12.325 lb (5.591 kg). O MTOW é de 19.000 lb. (8.618 kg), com peso máximo de rampa de 19.070 lb. (8.650 kg), e o MLW de 18.600 lb. (8.437 kg). A carga-paga máxima é de 5.000 lb. (2.268 kg), e carga-paga com abastecimento completo de 1.719 lb. (780 kg), a carga útil sendo de 6.345 lb. (2.878 kg). A capacidade de abastecimento (combustível utilizável) é de 4.826 lb./2.189 kg (em volume de 720 galões/(2.725 litros).

 

Folder:
https://cessna.txtav.com/en/turboprop/skycourier-passenger