Textron Aviation apresenta o primeiro Cessna Sky Courier de produção seriada para cliente, em 04.02.22


A Textron Aviation apresentou o primeiro Cessna 408 Sky Courier de produção para cliente, divulgou a fabricante americana de sua sede em Wichita, no Kansas. O avião é da cliente de lançamento do programa do transportador bimotor turboélice de asa alta, a FedEx.

A apresentação do primeiro Sky Courier de cliente ocorre no momento em que as três aeronaves de teste (protótipos) do programa registraram mais de 2.100 horas de vôo.

A certificação FAA do utilitário é esperada neste primeiro semestre – aproximadamente dois anos após o primeiro vôo do modelo, em maio de 2020.

A FedEx tem um pedido firme de 50 aviões Sky Courier, com opções para mais 50. A transportadora prevê receber os seus três primeiros aviões neste ano, seguidos por 12 aparelhos ao ano em 2023, 2024 e 2025, e outros 11 em 2026, de acordo com comunicado ao mercado pela SEC.

“Hoje é um dia gratificante para nossos funcionários, que trabalharam para projetar e construir o que acredito que se tornará um avião lendário para nossa empresa”, disse o presidente e CEO da Textron Aviation, Ron Draper. “O Sky Courier traz uma combinação de flexibilidade de cabine, capacidade de carga-paga, desempenho e baixo custo operacional para o segmento de utilitários bimotores. Esperamos que essa aeronave versátil entre no mercado muito em breve”, completou Draper.

Configurável para operações de carga e passageiros, o avião de asa alta foi projetado para transportar uma carga-paga de até 6.000 lb. com uma porta de carga de 87 polegadas (221 cm), um piso plano e uma cabine de quase 70 polegadas (178 cm) de altura e largura para aceitar três contêineres de carga aérea LD3. Em uma configuração de passageiros, pode acomodar 19 passageiros, com uma área de cabine traseira com rede para bagagem e equipamentos. O modelo também estará disponível em uma combinação mista de passageiros/carga.

O Sky Courier é equipado com motores turboélice Pratt & Whitney PT6A-65SC, de 1.100 SHP, com hélice McCauley quadripá de 110 polegadas (2,79 cm). O avião tem suíte aviônica Garmin G1000 NXi. [EL] – c/ fontes