Textron Aviation lança versão Gen2 dos Citation M2 e 560XLS+, em 11.10.21


Continuando um ciclo de renovação da sua legendária Família de aeronaves executivas a jato e turboélice, iniciada no ano passado com as versões atualizadas King Air 360 e 260 e em fevereiro com o Citation CJ4 Gen2, a Textron Aviation anunciou nesta segunda dia 11, na programação da feira de aviação executiva americana na NBAA-BACE, as novas atualizações de interior para os jatos leves e médios Citation M2 e 560 XLS+.

“Estamos tentando acelerar a atualização de todos os produtos existentes”, disse o presidente e CEO da Textron Aviation, Ron Draper, para a mídia AIN. “Temos uma linha de produtos tão ampla que sentimos que você precisa de uma combinação de novas aeronaves, além de trazer um bom desempenho, interior e outras melhorias para os produtos existentes”, disse Draper.

Na cabine de comando do CJ M2 Gen2, a Textron adicionou sete centímetros de espaço para as pernas na posição do copiloto. Na cabine de passageiros os materiais da soleira de entrada foram aprimorados para durabilidade e facilidade de manutenção, incluindo o assento voltado para o lateral dobrável para baixo. No passado, os operadores de M2 ​​e seus passageiros usavam esse assento para guarda de bagagem, com o revestimento de couro deste assento acabando por se desgastar mais com o tempo, disse Christi Tannahill, vice-presidente sênior de experiência do cliente da Textron Aviation. Com a metade superior do assento rebatível (no M2 Gen2,) a parte traseira foi reforçada com uma superfície dura.

Outras melhorias na cabine do M2 Gen2 são as bordas das paredes laterais redesenhadas, uma mistura de pisos mais duráveis, incluindo madeira e carpete, iluminação de realce ambiente, porta-copos iluminados e fonte de carga de energia sem fio e portas USB-A em cada assento da cabine. As portas USB-C também estão disponíveis na área de assentos club-seating. Além disso, há quatro novos designs de cabine disponíveis no M2 Gen2 em tom obscurecido, de madeira folheada, ébano ou caxemira.

“Estamos vendo que, à medida que o mercado continua a trabalhar em um cenário de acúmulo de pedidos, muitos mais de nossos clientes estão fazendo aviões totalmente customizados também”, disse Tannahill para matéria do AIN. “Normalmente, isso acontece apenas nos jatos maiores, mas estamos vendo até o M2 e turboélices que muitas pessoas querem personalizar seus aviões”, comentou Tannahill.

O Cessna Citation M2 Gen2 está precificado em US$ 5,85 milhões, e as entregas devem começar no primeiro trimestre de 2022.

Para o “médio” Cessna Citation 560XL, modelo mais vendido da Textron, as atualizações na versão XLS Gen2 são mais extensas, começando com uma porta de escada iluminada. Além disso, uma nova peça de paramento-cortina de entrada foi adicionada para proteção contra intempéries e melhor acústica durante o vôo, e a Textron adicionou uma tomada de alta potência ao centro de renovação. Um novo design de assento com pedestal com controles individuais e um padrão acolchoado opcional destina-se a maximizar o conforto do passageiro no XLS Gen2. Em termos de tecnologia de cabine, o XLS Gen2 apresenta um sistema de gerenciamento de cabine sem fio intuitivo com monitor de mapa móvel ao toque (touchscreen), fonte de energia sem fio e portas USB-A e -C disponíveis em cada assento. Outras opções de atualização do XLS Gen2 são um sofá dobrável dianteiro para acomodação de bagagem do passageiro e acesso durante o vôo e um sistema de som surround sem alto-falante Bongiovi.

Além disso, a Textron está oferecendo o que Tannahill chamou de um novo interior “eco-sustentável” para o XLS Gen2. “Como continuamos a investir no mundo sustentável, isso é muito importante”, falou Tannahill, para salientar “Muitos dos nossos clientes europeus voam neste avião e isso também é importante para eles”.

O interior eco-sustentável apresenta “materiais têxteis rapidamente renováveis” que foram aprovados pelo Conselho Green Building (construção verde/ecológica) em LEED (Leadership in Energy and Environmental Design, ou liderança em projeto ambiental e de energia), incluindo couro 100% orgânico e biodegradável ​​e folheados aprovados pela Conselho Forest Stewardship (de administração florestal). Tannahill acrescentou que os tapetes também devem passar por um padrão de qualidade de ar ambiente. “Portanto, cada aspecto do avião realmente incorpora essa peça de sustentabilidade”, disse Tannahill, para completar: “Muitos dos nossos materiais e designs também usam esses processos”.

O Cessna Citation XLS Gen2 está precificado em US$ 15,5 milhões, e as entregas devem começar no segundo trimestre de 2022. [EL] – c/ fontes