Textron Aviation posta forte resultado trimestral refletindo robusta demanda por aviões executivos – jato e turboélice -, puxada pelo mercado do EUA, em 28.04.22


A forte demanda contínua por aeronaves executivas e a maior utilização da frota aumentaram as entregas, os serviços de pós-venda, a receita e lucro e a carteira de pedidos da Textron Aviation no primeiro trimestre, informou a controladora Textron nesta quinta dia 28.

As entregas de jatos Cessna Citation totalizaram 39 aparelhos – acima das 28 no primeiro trimestre do ano passado (11 aparelhos a mais, uma diferença de 39%), enquanto os turboélices aumentaram para 31 de 14 no mesmo período (17 aparelhos a mais, uma diferença de 121%). Jatos e turboélices somaram 70 entregas no 1T22 ante 42 entregas no 1T21 (28 aparelhos a mais, uma diferença de 67%).

A receita da fabricante (com sede em Wichita, no Kansas) de US$ 1 bilhão e lucro de US$ 121 milhões – uma margem de 11,6% – foi impulsionada por um aumento de US$ 152 milhões nas entregas de aeronaves jato e turboélice, e também a pistão, para US$ 646 milhões (uma alta 30,8%), além de um aumento de US$ 61 milhões no mercado de reposição serviços, para US$ 394 milhões (uma alta de 18,3%).

A carteira de pedidos aumentou em US$ 1 bilhão (24,3%), para US$ 5,1 bilhões, no final do trimestre.

O presidente e CEO da Textron, Scott Donnelly, observou em videoconferência com analistas que os preços das aeronaves continuam favoráveis ​​e a demanda é robusta para jatos Citation e turboélices. “Está presente em todo o portfólio: jatos, King Air”, disse Donnelly, para emendar: “O impulso continua forte”.

As entregas e os pedidos são em grande parte “centrada no EUA”, com o mercado americano respondendo por cerca de 80% de jatos e 60% de turboélices entregues para os clientes. “A dinâmica do que vimos no ano passado meio que continuou no primeiro trimestre”, observou Donnelly. O executivo acrescentou que a Textron continua vendo “um número razoável” de novos clientes de aeronaves executivas entrando no mercado, “o que é encorajador”.

As taxas de produção na Textron Aviation aumentarão ao longo deste ano e podem continuar além disso, segundo o presidente e CEO da Textron. “Certamente, com a demanda que estamos vendo e o nível de atraso, planejamos continuar a aumentá-las até 2023”, disse Donnelly.

Também durante a videoconferência com analistas, Donnelly destacou a certificação Tipo do Cessna SkyCourier pela FAA no mês passado e explicou que as entregas do utilitário bimotor turboélice começariam neste trimestre, para a FedEX Express. [EL] – c/ fontes