Textron Aviation posta resultados mistos do 4T21 e ano consolidado, em 28.01.21


A Textron Aviation registrou receita e entregas mais baixas em seus resultados do quarto trimestre (4T21) na comparação ano x ano, embora os resultados do ano consolidado correspondam mais à demanda que o setor de aviação executiva foi reportando durante a maior parte de 2021.

No quarto trimestre, o grupo que engloba as marcas Beechcraft e Cessna, com sede em Wichita, obteve US$ 1,4 bilhão em receita – US$ 201 milhões (12%) a menos do que no trimestre do ano anterior. E entregou 46 jatos executivos Citation e 43 turboélices Caravan e King Air, em desempenho inferior ao mesmo período de 2020 quando entregou 61 jatos (ie, 15 aparelhos a menos, uma diferença de 24,5%) e 61 turboélices (ie, 18 aparelhos a menos, uma diferença de 29,5%); neste total (jatos e turboélices), foram entregues 89 aviões no 4T21, ante 122 aviões no 4T20, uma diferença de 33 aviões (27%). As menores entregas foram atribuídas a problemas na cadeia de suprimentos e da escassez duradoura de conteúdo eletrônico.

Para todo o ano de 2021, no entanto, a receita foi de US$ 4,56 bilhões em comparação com US$ 3,97 bilhões em 2020, uma diferença de US$ 590 milhões (+14,9%). E as entregas aumentaram de 132 para 167 jatos (35 aviões, +26,5%) e de 113 para 125 turboélices (12 aviões, +10,6%); neste total (jatos e turboélices), foram entregues 245 aviões no ano de 2020 e 292 aviões em 2021, uma diferença de 47 aviões (19%). Em 2020, os jatos Citation representaram 54% deste conjunto e em 2021 fração de 57%.

“Entregamos aeronaves em uma tendência mais linear para o ano, o que melhorou a eficiência de fabricação e a geração de fluxo de caixa”, disse Scott Donnelly, presidente e CEO da empresa controladora da Textron Aviation, numa teleconferência com analistas nesta quinta 27 para apresentação dos resultados financeiros.

O lucro do quarto trimestre foi de US$ 137 milhões, um aumento de US$ 29 milhões em relação ao mesmo período de três meses em 2020. No ano, o lucro foi expressivamente maior: US$ 378 milhões em comparação com US$ 16 milhões em 2020.

A carteira de pedidos também aumentou substancialmente em US$ 655 milhões (19%) em relação ao trimestre anterior, totalizando US$ 4,1 bilhões no final do ano.

A maior carteira de pedidos, que aumentou US$ 2,5 bilhões em relação ao final de 2020, também significa que a Textron Aviation está aumentando a produção. “Estamos aumentando a taxa de produção”, disse Donnelly. “Continuamos fazendo isso e esperamos continuar fazendo isso ao longo de 2022. A carteira de pedidos tem sido muito forte. Ainda vemos uma demanda robusta no mercado, então acho que continua muito favorável em relação às condições do mercado”, Donnelly completou.

Donnelly observou que o novo turboélice utilitário Cessna SkyCourier completou seu programa de testes de vôo com 2.100 horas de atividade aérea. Ele acrescentou que a certificação Tipo pela FAA do SkyCourier está prevista para o primeiro semestre deste ano, em atraso à previsão original da Textron – da certificação até o final de 2021. [EL] – c/ fontes