Textron Aviation tem resultados mistos no 2T23, com ligeira melhora, apesar das restrições de mão de obra e suprimentos, em 02.08.23


A Textron Aviation continuou sua forte contribuição para o desempenho financeiro de sua controladora Textron Inc. durante o segundo trimestre (2T23), apesar das condições de trabalho “desfavoráveis” e das interrupções na cadeia de suprimentos, informou o CEO da Textron Inc., Scott Donnelly, durante uma teleconferência para divulgação de resultados financeiros trimestrais no dia 27.

Donnelly atribuiu a melhoria de receita de US$ 78 milhões (5,9%) em relação ao mesmo período do ano passado, para US$ 1,4 bilhão, da Textron Aviation, à condição cominada de forte demanda e preços favoráveis, mesmo quando as entregas se mostraram “leves” devido a ineficiências de produção por problemas contínuos na cadeia de suprimentos.

Donnelly observou que a Textron não cumprirá sua meta de 200 entregas neste ano, já que algumas das entregas previstas para 2023 serão transferidas para 2024 devido justamente aos problemas na cadeia de suprimentos.

As restrições de produção da Textron Aviation levaram, no 2T23, a uma diminuição nas entregas de jatos executivos Citation de 48 (no 2T22) para 44, uma diferença de 4 jatos (-8,3%), enquanto conseguindo um modesto aumento nas entregas de turboélices, de 35 para 37 aeronaves, uma diferença de 2 aeronaves (+5,7%).

No 2T23, a carteira de pedidos cresceu US$ 315 milhões, graças em parte à venda de 11 aviões bimotor turboélice King Air 360 missão especial e ao desempenho de entrega “mais leve” do que o esperado.

Embora as receitas tenham aumentado US$ 270 milhões (8,6%) em relação ao segundo trimestre do ano passado, para US$ 3,4 bilhões, Donnelly novamente caracterizou a medida como relativamente “leve”. “Os caras estão enfrentando desafios que certamente esperamos que diminuam”, comentou Donnelly, para emendar: “Obviamente, há inflação embutida nos números nesta fase do jogo”.

Alguns contratos de fornecimento de longo prazo aumentaram as pressões inflacionárias, de acordo com o CFO da Textron, Frank Conner, que explicou que a Textron “fez um bom trabalho” ao responder às condições. “Mas há algum efeito defasado associado aos nossos contratos e apenas o fluxo da inflação. Mas nos sentimos muito bem quanto onde estamos … mas há um impacto tardio em alguns desses custos”.

Donnelly disse que se sentia bem com a demanda por aviões em geral. “Acho que [durante] os anos da Covid, muitas pessoas foram expostas a esse mercado que não havia no passado”, observou Donnelly. “E [as aeronaves particulares estão] se tornando uma ótima ferramenta. E acho que é isso que continua alimentando grande parte da demanda neste mercado”, sustentou Donnelly.

Questionado sobre a perspectiva de introduzir no mercado um jato executivo de cabine larga, Donnelly expressou satisfação com a amplitude da atual linha de produtos Citation. “Acho que parte do mercado agora, principalmente à medida que você cresce nesse mercado, que é o tipo de escolha que enfrentamos, é um mercado muito bem atendido. Portanto, acho que é melhor concentrarmos toda a nossa pesquisa e desenvolvimento, nossa energia e nossos investimentos nesse tipo de super-médio [segmento] e no Longitude”. [EL] – c/ fonte