Textron buscando capacidade de operação autônoma/remota para suas aeronaves atuais e futuras, em 13.10.21


A Textron Aviation irá desenvolver em conjunto capacidade de vôo autônomo para suas aeronaves atuais e futuras, em parceria com a Xwing. Um acordo não exclusivo assinado em 12 de outubro prevê que as equipes de engenharia das empresas desenvolvam e certifiquem a tecnologia de pilotagem remota para aeronaves utilitárias Cessna Grand Caravan, da Textron.

Com sede na Califórnia (EUA), a Xwing já está operando Cessna Caravan convertido sob um certificado de aeronave experimental para fins de pesquisa e desenvolvimento com um piloto supervisor a bordo. Além disso, possui operações comerciais com Cessna Caravan por meio de sua subsidiária San Antonio Air Charter, transportadora pelo regulamento PART-135.

A Xwing solicitou à FAA autorização para voar comercialmente sua aeronave experimental, Caravan convertido, com um piloto em solo e um piloto de segurança a bordo, e o processo dessa aprovação ainda está em andamento.

A Textron pediu à Xwing que fornecesse experiência em tecnologia de vôo autônomo e ajudasse com o trabalho de projeto e fabricação para integrar esses sistemas em aeronaves novas e atuais. Em troca, a fabricante de aeronaves americana fornecerá à parceira suporte de engenharia e certificação.

O acordo não especifica como a Textron e a Xwing podem comercializar conjuntamente aeronaves autônomas convertidas e fabricadas. No entanto, a Xwing reconheceu que as parceiras estão discutindo essa perspectiva e vêem um forte crescimento de logística alimentada pelo comércio eletrônico e serviços de entrega expressa aérea como um impulsionador para operações autônomas, especialmente em vista de uma antecipada escassez de pilotos.

“O setor de aviação geral está maduro para novas tecnologias”, disse o vice-presidente sênior da Textron Aviation, Chris Hearne. “A Textron Aviation tem muitas das soluções de aviação mais comprovadas e escalonáveis ​​do setor e temos o prazer de ser o lugar para onde inovadores como a Xwing vêm para plataformas de aeronaves”.

A Xwing concluiu recentemente uma rodada de financiamento de US$ 40 milhões. No início deste ano, realizou o que disse ser o primeiro vôo autônomo “porta a porta” de uma aeronave comercial de carga.

“É uma honra trabalhar com a Textron Aviation para otimizar a próxima geração de aeronaves para vôo autônomo”, disse o fundador e CEO da Xwing, Marc Piette. “Mais adequada e confiável para a indústria de carga aérea, a frota do Cessna Grand Caravan acumulou milhões de horas de vôo. Esperamos desempenhar um papel na promoção do desenvolvimento de uma aeronave autônoma usando esta plataforma enquanto reimaginamos o potencial da tecnologia autônoma na indústria de aviação”, falou Piette. [EL] – c/ fontes