Textron divulga certificação Tipo do Cessna SkyCourier no Brasil e a entrega do primeiro avião do modelo no país e na América do Sul, para a CTA – Cleiton Táxi Aéreo, de Manaus (AM), em 05.06.25

Em post no dia 04, a Textron Aviation divulgou a recente certificação do bimotor turboélice Cessna SkyCourier, incluindo a configuração Combi, da agência brasileira ANAC, e a entrega recentemente do primeiro avião do modelo no país para a operadora (RBAC-135) CTA – Cleiton Táxi Aéreo, de Manaus (AM); a entrega também foi a primeira do modelo na América do Sul.O pedido da CTA inclui duas aeronaves Cessna SkyCourier com a mesma configuração, com a segunda aeronave estando prevista para entrega em 2026.
A CTA recebeu recentemente uma aeronave SkyCourier na versão para passageiros do turboélice bimotor utilitário equipado com kits de conversão que permitem que o interior padrão para 19 passageiros seja configurado para uma versão Combi para 9 passageiros e carga, ou para uma configuração completa de avião-cargueiro. A aeronave também possui o kit de cascalho opcional instalado, permitindo operação em pistas não-pavimentadas comuns em aeródromos de locais mais remotos.
Conforme RAB, o avião, de registro de produção sn 408-0046 e ano de fabricação 2025, tem a matrícula PS-CTT. O avião é propriedade exclusiva da CTA – Cleiton Táxi-aérea Ltda., com data da Compra/Transferência de 06/06/25. O avião está aprovado com 21 assentos e número de passageiros máximo de 19, com MTOW de 8.6182 kg (18.000 lb.); a tripulação mínima prevista na certificação de um (1) piloto. A Categoria de Homologação é Aeronave “Normal”, Classe da Aeronave “Pouso Convencional – 2 motores turboélices”, o Tipo ICAO C408 e o Tipo de Habilitação para Pilotos CE-408. O avião tem Certificado de Vistoria de Aeronavegabilidade válido até 05/06/2026. Em Gravame, o RAB consta “Matrícula Expedita – Matrícula sob análise – eventuais gravames podem incidir”.
O canal no YTb “Aviação Amazônia” acompanhou vôo de traslado do avião de Boa Vista (RR), onde pousou procedente do EUA no dia 01, para Manaus (AM), onde pousou no Aeródromo de Flores (SWFN) – registrado no vídeo de 22m39s, postado em 01/06/2025:
https://www.youtube.com/watch?v=ry-cdgw_vu4&t=1176s
O canal no YTb “Plane Spotters Manaus HD” acompanhou o pouso do avião no Aeródromo de Flores (SWFN), incluindo uma passagem baixa, registrado no vídeo de 08m05s, postado em 02/06/2025:
https://www.youtube.com/watch?v=9NES9Yoze4Y
Fundada por Cleiton Sérgio de Sousa, a Cleiton Táxi Aéreo tornou-se cliente da Textron Aviation com a compra de Cessna 210 Centurion em 1995, para iniciar operações de fretamento na região amazônica. Desde então, a empresa opera uma frota que vai do Cessna Caravan ao Beechcraft King Air, cada aeronave cumprindo uma variedade de missões especiais e operações de fretamento na região.
“O Cessna SkyCourier é uma aeronave excelente para apoiar missões e serviços regionais em toda a América do Sul”, disse Lannie O’Bannion, vice-presidente sênior de vendas e marketing. “Estamos ansiosos para ver o impacto que este turboélice versátil e robusto terá nas operações da CTA”, acrescentou O’Bannion.
O Cessna SkyCourier completou recentemente cinco anos desde que o protótipo da aeronave voou pela primeira vez em 2020. Desde que entrou em serviço em 2022, a aeronave provou ser uma ferramenta de negócios valiosa para operações de carga e passageiros, com marcos recentes incluindo a primeira entrega para o Canadá e o primeiro pedido das Ilhas Marshall, entre outros.
O Cessna SkyCourier (C408) é um bimotor turboélice de asa alta que oferece uma combinação de desempenho e custos operacionais mais baixos para operadores de frete aéreo, transporte regional e missões especiais.
O SkyCourier é equipado com motor turboélice Pratt & Whitney Canada PT6A-65SC (de 1.100 SHP) com hélice quadripá de alumínio C779 da McCauley Propeller Systems (diâmetro de 280 cm/110 polegadas, com embandeiramento e passo reversível), um conjunto motopropulsor projetado aprimorar o desempenho da aeronave durante o transporte de cargas de maior peso, montado em asa conciliado com escora de suporte da asa. O SkyCourier e tem velocidade máxima de cruzeiro de mais de 200 KTAS e alcance máximo de 1.670 km/h (900 MN). O SkyCourier tem aviônica Garmin G1000NXi.
A versão cargueira é dimensionada para transportar até três contêineres LD3, com impressionantes de 6.000 lb. (2.725 lb.) de carga paga, e 19.000 lb. (8.618 kg) de MTOW. A versão para 19 passageiros, com carga-paga máxima de 5000 lb. (2.268 kg), e 19.000 lb. (8.618 kg) de MTOW, inclui portas para a tripulação e passageiros, proporcionando um embarque tranquilo, além de amplas janelas na cabine para iluminação natural e vistas panorâmicas. Ambas as configurações oferecem reabastecimento sob pressão em um único ponto, permitindo manobras mais rápidas. [EL]