Textron e TAM AE destacam a vocação e apelo do Cessna Caravan para o mercado de aviação latino-americano, em 10.08.24


Na cobertura da feira de aviação executiva LABACE 2024, entre os dias 06 e 08, no Aeroporto de Congonhas, em SP, o articulista-colaborador da mídia AIN para América do Sul Richard Pedicini, em post no dia 08, focou o sucesso do monomotor turboélice Cessna Caravan no mercado de aviação brasileiro. O post tem título “Versatile Cessna Caravan embodies aviation in Brazil” (Versátil Cessna Caravan encorpa a aviação no Brasil).

Na LABACE, a TAM Aviação Executiva, representante e distribuidora exclusiva no Brasil da Textron Aviation, detentora da marca Cessna, expôs dois aviões Cessna Caravan (C208), ilustrando o longo relacionamento da Cessna (hoje uma marca Textron Aviation) com o Brasil e o quão variado é o mercado de aviação executiva.

Um dos aparelhos tratou-se do Caravan C208 (de matrícula PT-OGP) de registro de produção sn- 20800050 (fabricação 1985), da operadora Azul Conecta (uma subsidiária da transportadora Azul Linhas Aéreas), é um dos pelo menos 26 turboélices utilitários Caravan que fazem da Azul a maior operadora do modelo no Brasil. Com 35 mil horas de vôo e modernizado como novo cockpit digital, o avião está em configuração executiva com apenas seis assentos.

Também no estande da TAM Aviação Executiva (TAM AE) foi apresentado um moderno Grand Caravan EX (C208B) em configuração executiva, mas com um nível de luxo muito maior (ao aparelho especial na versão executiva da Azul).

Marcelo Moreira, líder para vendas da Textron Aviation para a América Latina e costa oeste do EUA, disse que muitas cias. aéreas ao redor do mundo voam Caravan além da Azul, sendo exemplos a CTA,  no Brasil, a Sansa, na Costa Rica, a Green Airways e Maya Island Air, em Belize, além da Susi Air, na Indonésia. Moreira destacou: “a Azul está explorando muito bem a capacidade [do Caravan], a sua capacidade de operar em pistas não preparadas e de chegar a cidades menores”.

Moreira deu outros exemplos da versatilidade e capacidade do Caravan para realizar missões especiais. Vários clientes utilizam o modelo Caravan com flutuadores na Amazônia “para diversos tipos de missões [em operação anfíbia], como pesca esportiva e ecoturismo”. Moreira disse que existem vários grandes operadores na África, onde o Caravan é popular para transporte de carga. “É fácil de operar, manter e voar”, disse Moreira, “e também a escolha de muitas organizações humanitárias, como a MAF – Mission Aviation Fellowship [Missão de Aviação Missionária]”.

A região de vendas de Moreira na América Latina inclui o México, o Caribe e toda a América do Sul.

Além do Cessna Caravan, Moreira investe sua ação de venda em toda a linha de produtos da Textron, da marca Cessna e na outra marca Beechcraft, com a linhas de jatos executivos Cessna Citation e nos bimotores turboélices King Air.

O relacionamento da Textron com o Brasil remonta a muitos anos, “e com o tempo vem a experiência”, disse Moreira. A parceria de 43 anos com a TAM AE remonta à época da TAM, começando com o fundador Rolim Adolfo Amaro. Qualquer visitante pode ver o busto de Rolim do lado de fora do principal FBO da TAM AE em Congonhas, mas Moreira pode apontar onde ficava seu escritório, no prédio conhecido como Hangar 1.

Segundo Moreira, a Textron Aviation mantém presença em tempo integral em São Paulo “dentro da TAM AE, mas em um escritório separado”. Ele disse que os turboélices e os jatos Citation “têm se saído bem no Brasil há mais de 50 anos”.

Olhando para o futuro, Moreira prevê um mercado forte para o novo monomotor turboélice Beechcraft Denali (ora em campanha para certificação Tipo, com previsão de homologação em 2025), um modelo de cabine pressurizada de alto desempenho, que “irá complementar o King Air”, disse Moreira.

Moreira fez outra previsão para o futuro: a Textron Aviation continuará por muitos anos na LABACE. [EL] – c/ fonte