Textron e ZeroAvia assinam acordo para conversão elétrica com alimentação por hidrogênio de Cessna Caravan, em 30.09.22


Nesta quinta dia 29, a Textron Aviation e a ZeroAvia anunciaram a assinatura de um acordo pelo qual trabalharão juntas no desenvolvimento e certificação de Tipo suplementar (STC/CST) para eletrificação do Cessna Grand Caravan com uso do sistema eletrificado-por hidrogênio ZA-600, de 600 kW, da ZeroAvia.
A ZeroAvia, empresa com sede na Califórnia/EUA, visa concluir a certificação do sistema ZA-600 até 2025. Seu trabalho agora será apoiado pelos engenheiros da Textron Aviation, que fornecerão suporte de dados e para certificação.

A empresa controladora Textron criou uma divisão, a eAviation, para avançar nos planos de aeronaves elétricas e, no início deste ano, adquiriu a fabricante eslovena Pipistrel, pioneira em aviação de motorização elétrica.

A fabricante norte-americana já entregou mais de 2.400 aparelhos Cessna Grand Caravan para operação por todo o mundo, uma base de clientes-operadores como um grande mercado potencial de retrofit a ser explorado pela ZeroAvia.

De acordo com a ZeroAvia, o design de asa alta do monomotor Cessna Caravan torna o avião adequado para a montagem de tanques de combustível de hidrogênio sob as asas, sem limitar o espaço para passageiros ou carga.

Numa outra frente, já em andamento, a ZeroAvia continua os testes em solo de um Dornier Do-228 (modelo originalmente bimotor turboélice, de 19 assentos) convertido para eletrificação – no último dia 12, foi executado o primeiro teste de deslocamento no solo, por pista, à média potência – e divulgou que estará pronta para iniciar vôos de teste, de suas instalações no Aeroporto de Cotswold, no Reino Unido, nas próximas semanas.

A ZeroAvia está desenvolvendo ativamente o mercado para seu sistema ZA-600 para diferentes fuselagens, de 9 a 19 assentos, enquanto desenvolve simultaneamente sua classe de motores ZA-2000, na faixa de capacidade de 2 a 5 MW, para aeronaves de 40 a 80 assentos com uma meta de entrada em serviço de 2027.

A ZeroAvia está focada no desenvolvimento da propulsão hidrogênio-elétrica como uma solução prática, holística e economicamente atraente para o crescente impacto das mudanças climáticas da aviação. Os seus motores elétricos a hidrogênio usam células de combustível para gerar eletricidade, que aciona motores elétricos para girar as hélices. Os sistemas elétricos a hidrogênio produzem apenas vapor d’água e em temperaturas que permitem o gerenciamento do impacto do rastro (esteira) da emissão do vapor.

O trabalho da ZeroAvia no desenvolvimento de seu sistema ZA-600, de 600 kW, até um projeto certificável faz parte do projeto HyFlyer II, apoiado pelo Departamento de Negócios, Energia e Estratégia Industrial do Governo do Reino Unido (BEIS), Instituto de Tecnologia Aeroespacial (ATI) e Innovate UK por meio do programa do ATI. [EL] – c/ fontes