Textron entrega os primeiros aparelhos do “treinador” T-6 Texan II da Tunísia e Tailândia, em 16.11.22
A divisão de defesa da Beechcraft da Textron Aviation concluiu recentemente a entrega da primeira aeronave de treinamento militar T-6C Texan II para a Tunísia e Tailândia.
O T-6C Texan II é o atual modelo de aeronave padrão de exportação e possui capacidade de armamento para treinamento de armas e tarefas de ataque leve.
A Tunísia se tornou o 13º cliente da série Beechcraft T-6, encomendando oito aviões para o serviço com o Esquadrão 13, baseado em Sfax. Os aviões T-6C Texan II estão substituindo os jatos Aero L-39 fabricados na República Tcheca na função de treinamento avançado vôo armado, com o cadetes progredindo para o Texan II depois de voarem os SIAI-Marchetti SF260 do Esquadrão 14, também na base de Sfax.
A Tunísia está adquirindo os T-6C sob um contrato de vendas militares estrangeiras, que também inclui motores sobressalentes e peças de aeronaves, equipamento de apoio, 12 meses de suporte contratado, representantes de serviço de campo e suporte logístico e treinamento para tripulantes aéreos e terrestres. A afiliada da Textron Aviation, a TRU Simulation + Training, está fornecendo um conjunto de dispositivos de treinamento, incluindo um treinador de vôo operacional.
“Tornar-se um líder regional em excelência em treinamento de vôo militar é um dos marcos no caminho para alcançar nossos requisitos de missão antiterrorista e de segurança de fronteira”, disse o general Mohamed Hajjem, chefe do Estado-Maior da Força Aérea da Tunísia. “Esta aquisição abre caminho para compromissos bilaterais adicionais e fortalece nosso relacionamento com os Estados Unidos”, completou o oficial.
O primeiro T-6C Texan II da Tunísia é o 1.001º avião do modelo T-6 fabricado. O aparelho da marca histórica 1.000ª foi entregue no mês passado à Colômbia. O primeiro T-6C Texan II da Tunísia está previsto para ser entregues ainda neste ano, com os seis restantes a serem entregues no próximo ano. O treinamento de um quadro inicial de pilotos já começou na fábrica de montagem T-6 da Textron em Wichita, no Kansas, em 31 de outubro.
Poucos dias antes da entrega para a Tunísia, os dois primeiros dos 12 aviões T-6C Texan II para a Força Aérea Real da Tailândia iniciaram traslado para o seu país. Na Força Aérea Real da Tailândia o T-6C Texan II tem a designação T-6TH. Os doze T-6C Texan II foram encomendados em setembro de 2020. A Força Aérea Real da Tailândia está utilizando T-6C Texan II para substituição do Pilatus PC-9, que é a plataforma de origem do T-6, como treinador de vôo da 4ª Divisão Aérea em Kamphaeng Saen.
Comentários são que apenas os dois primeiros (dos 12 aviões) T-6C Texan II voarão em traslado para Tailândia, a partir de Wichita via Canadá, Islândia, Escócia, Itália, Grécia e Índia. As (10) demais aeronaves serão despachadas por via marítimas para Tailândia. Duas dessas (10) deverão permanecer no EUA por um tempo para auxiliar no esforço de treinamento inicial antes de todas as entregas.
Durante a feira aeronáutica Dubai Airshow em novembro de 2021, a Tailândia anunciou que estava encomendando oito AT-6TH Wolverines, tornando-se assim a cliente inicial no exterior para a adaptação armada dedicada do T-6. O primeiro está programado para ser entregue à Força Aérea Real tailandesa em 2024. [EL] – c/ fontes