Textron, Inc. encerra sua unidade de negócios Textron eAviation, redistribuindo as atividades de aviação elétrica e convencional da divisão entre suas outras subsidiárias, em 27.10.25


A Textron, Inc. está encerrando sua unidade de negócios Textron eAviation e redistribuindo as atividades de aviação elétrica e convencional da divisão entre suas outras subsidiárias, reportou o grupo norte americano, em 17 de outubro, em um documento arquivado na SEC – Securities and Exchange Commission (Comissão de Valores Mobiliários – autarquia federal americana)SEC) no Formulário 8-K.

Os planos para o encerramento da Textron eAviation como um segmento de reporte separado foram aprovados pela administração da Textron, Inc. em 16 de outubro e entrarão em vigor em 04 de janeiro de 2026, no início do ano fiscal.

De acordo com o documento, a maior parte dos negócios da Textron eAviation, incluindo a marca Pipistrel (da fabricante eslovena, adquirida pela Textron em 2022)) será absorvida pela Textron Aviation.

A Pipistrel foi adquirida em 2022 pela Textron quando do lançamento da divisão “eAviation”, e fabrica aeronaves leves de materiais compósitos, incluindo o Velis Electro, o primeiro avião totalmente elétrico com certificação de tipo do mundo, planadores motorizados e o monomotor a pistão de alto desempenho Panthera, que está em processo de certificação EASA CS-23. A Pipistrel também vem desenvolvendo a família Nuuva de drones multifuncionais VTOL híbridos-elétricos e uma plataforma de missão especial chamada Surveyor.

As atividades relacionadas à defesa sob a bandeira da Textron eAviation serão transferidas para a Textron Systems, a divisão de defesa do conglomerado, “que é mais adequada para fornecer acesso mais direto à base de clientes-alvo desses produtos”, informa o documento apresentado à SEC. Isso sugere que os programas de desenvolvimento Nuuva e Surveyor podem continuar sob a Textron Systems, que já produz drones militares.

Algumas das atividades de pesquisa e desenvolvimento da Textron eAviation relativas a controles de vôo digitais e sistemas de gerenciamento de veículos aéreos, “que esperamos que beneficiem vários de nossos segmentos, serão reportadas como despesas corporativas”, também declarou a Textron no documento 8-K. Essas atividades decorrem da aquisição, em maio de 2024, da empresa de engenharia alemã Amazilia Aerospace.

No relatório da SEC não é objeto de menção o programa Nexus eVTO, da Textron eAviation, que foi desacelerado no início deste ano. A aeronave para quatro passageiros e um piloto deveria realizar seu primeiro vôo cativo este ano. A Textron, Inc. ainda não esclareceu, respondendo a perguntas imediatas, sobre o destino do programa Nexus ou possíveis demissões resultantes do realinhamento de seus negócios.

Após a reestruturação, a Textron terá cinco segmentos de reporte:
Textron Aviation,
– Bell,
– Industrial,
Textron Systems, e,
Textron Finance. [EL]