Textron lança variante Citation Longitude SM para para atividade de patrulha marítima (MPA), em 22.07.22


A divisão Special Mission da Textron Aviation está introduzindo uma variante do jato supermédio Cessna Citation Longitude projetada para atividades de patrulha marítima (MPA – Maritime Patrol Activity).

Com designação Citation Longitude MPA, a variante tem uma autonomia em regime operacional econômico de oito horas e um alcance máximo de 3.500 MN. O Longitude MPA possui um radome inferior – de “barriga” – transmissivo para radares marítimos, dispositivos além da linha de visão (BLOS – Beyond Line of Sight), sensor de sustentação eletro-óptico/infravermelho (EO/IR – Electro-Optical/Infra-Red) e iluminação opcional compatível com óculos de visão noturna (NVG – Night Vision Goggle). Isso torna a variante MPA capaz de realizar missões de vigilância de sobrevôo de terra e água, por grandes extensões, aém de realizar busca e salvamento, patrulha de fronteira e monitoramento de pesca, de acordo com Textron.
“O Cessna Citation Longitude oferece um excelente valor para operações de missão especial, devido ao seu custo de aquisição e de operação combinado com excelente velocidade, alcance e capacidade de carga útil”, disse Bob Gibbs, vice-presidente de vendas de missão especial da Textron Aviation, para emendar: “A Textron Aviation desenvolveu e certificou provisões de fábrica para vários equipamentos de missão de apoio a missões de patrulha e vigilância marítima, maximizando o valor das operações em todo o mundo”. [EL] – c/ fontes