Textron passa a oferecer kit anti-cascalho para o Cessna SkyCourier, em 16.02.23


Empresa controladora dos aviões das marcas Beechcraft, Hawker (anteriormente) e Cessna, a Textron Aviation divulgou que passou a oferecer um kit anti-cascalho (gravel kit) para seu novo turboélice bimotor Cessna SkyCourier (C408). As primeiras entregas do SkyCourier com a opção de kit anti-cascalho instalado começarão em fevereiro de 2023.

O kit oferecerá aos operadores do SkyCourier maior flexibilidade para operar suas aeronaves do modelo em pistas despreparadas, típicas de aeródromos em localidades remotas.  O kit de cascalho facilita o uso adicional do SkyCourier em mercados globais por uma variedade de clientes governamentais, policiais, militares, ambulância aérea, transporte de carga e serviços sem fins lucrativos/humanitários.

Vídeo – canal YTB da Textron:
https://www.youtube.com/watch?v=buPEIL5kXr8

O vice-presidente sênior de vendas e operações de vôo da Textron, Lannie O’Bannion, declarou: “As aeronaves Cessna têm movimentado pessoas e mercadorias extremamente necessárias para dentro e fora de áreas remotas por décadas, e esta nova capacidade permite que os clientes do SkyCourier operem em alguns dos países do mundo com ambientes dos mais exigentes. A adição deste novo kit de cascalho aumenta muito a confiabilidade já robusta do SkyCourier”.

O Cessna SkyCourier é um projeto da Textron de design completamente novo, certificado pela FAA em março de 2022. Trata-se de um avião utilitário, de asa alta e trem de pouso fixo, não-pressurizado, equipado com dois motores Pratt & Whitney PT6A-65SC, de 1.100 SHP de potência, equipados com hélices quadripá de alumínio McCauley C779, de 110 polegadas (279,4 cm), com passo reversível embandeiramento. A ampla cabine de piso plano do avião-transportador tem altura de 5’11” (1,80m.), largura de 6’5” (1,96 m.) e comprimento de 23’4″ (7,11 m.), e capacidade de carga-paga de 6.000 lb. no volume de 884 pés³ (23,39 m³). Disponível em configurações transporte regional para 19 passageiros, de cargueiro e ainda combo, o SkyCourier oferece uma porta grande, amplas janelas de cabine e entradas discretas de tripulação e passageiros. As iterações oferecem reabastecimento de pressão de ponto único. A versão cargueira acomoda até três contêineres LD3.

O avião tem capacidade de velocidade máxima de cruzeiro (VNE) de 210 KT, velocidade de estol (VSO) de 74 KT, alcance máximo de 940 MN, Teto de serviço FL250. O MTOW é de 19.000 lb., e a capacidade de combustível de 4.826 lb.

Até o momento, a cliente de lançamento FedEx Express encomendou 50 aviões SkyCourier para atender às suas exigentes necessidades logísticas globais. [EL] – c/ fontes