Textron posta resultado 2T22, classificado como “sólido” pela maior receita e lucro e “forte” entrega de aeronaves, em 29.07.22
A Textron Aviation teve um trimestre forte no 2T22, com entrega de 48 jatos Cessna Citation (com aumento de quatro jatos, 9%), de 61 aviões monomotor a pistão (com redução de 10 aparelhos, 14%), de 35 aviões turboélices (com aumento de dois aviões, 6%) e 83 aeronaves à turbina no total (com aumento de 6 unidades, 8%).
As entregas de turboélices incluíram o primeiro transportador-utilitário bimotor turboélice Cessna Sky Courier para o cliente FedEx.
Os resultados de entrega, juntamente com um salto de 18% no negócio de pós-venda, aumentaram as receitas do trimestre em US$ 123 milhões (4,5%), para US$ 1,3 bilhão, e o lucro em US$ 59 mi, para US$ 155 milhões (61,5%), uma margem de 12%.
A carteira de pedidos total crescendo US$ 700 milhões (13,7%) para US$ 5,8 bilhões.
Apesar dos resultados positivos, Scott Donnelly, presidente e CEO da Textron, controladora da empresa Wichita, alertou que a cadeia de suprimentos está criando “ventos contrários” que podem empurrar algumas entregas para 2023 e suavizar a receita do ano da meta prevista de 2022 em algumas centenas de milhões.
“A aviação teve outro trimestre sólido com receitas mais altas e forte execução, resultando em um segmento de 12,1%, margem adequada”, disse Donnelly a analistas na manhã desta quinta dia 28, no evento de divulgação dos resultados financeiros trimestrais. “Continuamos vendo forte demanda, preços sólidos e aumento nas entregas de nossos jatos e turboélices e maior volume de mercado devido ao aumento da utilização de aeronaves”, Donnelly completou sua avaliação.
A Textron Aviation está tentando aumentar a produção “dado o ambiente de demanda muito forte”, mas esse é um processo mais difícil à luz dos problemas da cadeia de suprimentos e interrupções relacionadas, disse Donnelly. “Então, acho que provavelmente estaremos um pouco mais leves na receita. Provavelmente perderemos algumas entregas à medida que as coisas avançam para 2023”, falou Donnelly.
Ele acrescentou que a Textron está contratando funcionários adicionais e trabalhando com fornecedores para ajudar a atender essa demanda. Isso inclui a realização de “feiras” de recrutamento para adicionar “100 pessoas ou mais por mês”. Mas isso leva tempo e o treinamento deve seguir a contratação. “É um número considerável de pessoas que precisamos trazer a bordo para apoiar essa demanda”, disse Donnelly, para emendar: “Estamos trabalhando muito duro”.
Como tal, a Textron Aviation está adotando uma abordagem cautelosa para garantir que cumprirá seus compromissos de entrega.
Donnelly também apontou como o negócio evoluiu no ambiente de demanda em mudança, que passou de mais entregas pontuais para aquelas planejadas agora com bastante antecedência. “A demanda tem sido muito forte e a backlog continua crescendo. Isso nos dá uma visibilidade muito boa, o que é ótimo – algo que não tínhamos há muito tempo”, revelou Donnelly.
Ele ainda sustentou que, do ponto de vista de margem e desempenho, a Textron continuará a se destacar. Isso é particularmente verdadeiro, pois o negócio de pós-venda continua forte.
No que diz respeito à demanda do mercado setorialmente, Donnelly apontou força na América do Norte, mas também citou uma “recuperação significativa” nos negócios globalmente, principalmente com a linha do bimotor turboélice Beechcraft King Air.
Donnelly apontou que a atividade de vôs corporativos está voltando, e acrescentou que o mercado continua vendo novos “participantes”. Essas tendências continuam no terceiro trimestre, ele observou. [EL] – c/ fontes