Textron posta resultados trimestrais 3T24, em 09.11.24


No dia 24 de outubro, a Textron Inc. reportou os resultados trimestrais 3T24.

A receita do conglomerado Textron foi de US$ 3,427 bilhões, uma alta de US$ 84 milhões (3,9%) sobre a receita do 3T23 de U$S 3,343 bi. No acumulado no ano (9M24), a receita total atinge cifra de U$ 10,089 bi, uma alta de U$S 298 milhões (3,04%) sobre o acumulado em 9M23 de U$S 9,791 bi.

O lucro fabril (manufatura) do conglomerado foi de US$ 279 milhões no terceiro trimestre, US$ 31 mi (10%) abaixo do lucro de US$ 310 mi no ano anterior (3T23). No acumulado no ano (9M24), o lucro fabril total atinge cifra de U$ 887 milhões, uma ligeira redução de U$S 14 mi (1,6%) sobre o acumulado em 9M23 de U$S 901 mi.

Com a inclusão de lucro financeiro de US$ 5 milhões, o lucro total do conglomerado atingiu a cifra de 284 milhões (versus US$ 332 mi na comparação anual, uma redução de U$S 48 mi, ou 14,5%), com acumulado no ano de U$S 917 mi (versus US$ 943 mi na comparação anual, uma redução de U$S 26 mi, ou 2,8%).

No 3T24, as receitas da unidade Textron Aviation foram de US$ 1,339 bilhões (39,1% da receita total), essencialmente inalteradas em relação ao terceiro trimestre do ano passado (US$ 1,338 bi – 40% de participação), com preços mais altos de US$ 36 milhões compensados ​​principalmente por menor volume e mix de US$ 35 mi. No ano, a receita acumulada é de  U$S 4,002 bi (39,7% da receita total), uma alta de US$ 153 milhões (3,975%) sobre o acumulado no mesmo período de 3023, de U$S 3,849 bi (39,3% da receita total).

O lucro (3T24) do segmento foi de US$ 128 milhões no terceiro trimestre, 45,9% do lucro industrial total, abaixo US$ 32 milhões (20%) do lucro de US$ 160 mi  do ano anterior (3T23), 51,6% do lucro fabril total, refletindo menor volume e mix de US$ 29 mi.

Entregas de aeronaves atrasadas, juntamente com desempenho desfavorável de ineficiências de fabricação associadas à interrupção trabalhista resultante da greve da IAM, reduziram as receitas do terceiro trimestre da Textron Aviation em aproximadamente US$ 50 milhões e o lucro do segmento em aproximadamente US$ 30 milhões.

A carteira de pedidos da Textron Aviation no final do 3T24 seguiu em ascensão, somando cerca de US$ 7,6 bilhões, US$ 162 milhões acima do valor registrado no 2T24, de cerca de US$ 7,5 bi, e ante US$ 7,3 bi registrados no 1T24.

No trimestre (3T24), a Textron Aviation entregou 41 jatos, 2 unidades (5,1%) acima das 39 entregas no terceiro trimestre de 2023, com desempenho estabilizado com trimestre antecedente (2T24) e acima (por 5 unidades, 13,9%) em comparação ao 1T24. No acumulado no ano (9M2), as entregas somam 119 jatos, versus 118 jatos entregues no 9M23 (70,2 % do total entregue em 2023, de 168 jatos).

O modelo Cessna Latitude teve 11 entregas (26,8% do total de jatos), seguido do modelo M2 Gen2 com 8 entregas (19,5%) – uma alta expressiva -, CJ4 Gen2 com 7 entregas (17,1%) e CJ3+ com 6 entregas (14,6%). O modelo médios Latitude e Longitude (com 5 entregas) respondem por 16 entregas 39%) enquanto os modelos leves CJ (CJ+3 e CJ4)por 13 entregas (31,7%) – e por 21 entregas 51,2% com a inclusão do M2.

Na comparação dos acumulados dos jatos, verifica-se a estabilidade de entregas dos modelos Citation Longitude (18 entregas acumuladas tanto em 9M24 como 9M23) e Citation XLS+ Gen2 (11 entregas acumuladas tanto em 9M24 como 9M23), com aumento de 2 unidades (10% e 9,5%) nos modelos CJ – CJ+3 e CJ4 -, com redução de 4 unidades (12,5%) do Citation Latittude e de 1 unidade (5,9%) do Citation M2 Gen2.

No trimestre (3T24), a Textron Aviation entregou 25 turboélices executivos/comerciais, 13 unidades (34,2%) abaixo das 38 entregas no terceiro trimestre de 2023, 19 unidades (56,8%) abaixo das 44 entregas no trimestre antecedente (2T24 e 5 unidades (25%) a mais das 20 entregas no 1T24.

No acumulado de turboélices no ano (9M24), são 89 entregas, versus 109 entregas no 9M23, uma diferença de 20 unidades a menos (18,3%) e 5 unidades (25%) a mais das 20 entregas no 1T24.

Dos 25 turboélices entregues no 3T24, foram:
– 10 aviões monomotor Cessna Caravan/C208 (40% da entrega do trimestre), respondendo por 49,4% do acumulado no ano (com queda de 18,5%, de 54 para 44 unidades), versus 14 entregas [-4 ; -28,6%] no 3T23, versus 22 entregas [-12 ; -54,5%] no 2T24 e versus 12 entregas no 1T24 [-2 ; -16,7%].
– 3 aviões bimotor Cessna Sky Courier/C408 (12% da entrega do trimestre), respondendo por 5,6% do acumulado no ano (com queda de 64,3%, de 14 para 5 unidades), versus 5 entregas no 3T23, versus 1 entrega [+2 ; +200%] no 2T24 e 1T24.
– 12 aviões bimotor Beechcraft King Air (48% da entrega do trimestre), respondendo por 44,9% do acumulado no ano (estabilizado, de 41 para 40 unidades), versus 19 entregas no 3T23, versus 21 entregas [-9 ; -42,9%] no 2T24 e 7 entregas [+5 ; +75%] no 1T24. No ano, são 18 entregas do modelo 260 (versus 22 entregas no ano passado), enquanto são 22 entregas do 360 (versus 19 entregas no ano passado).

No 3T24, foram entregues 83 aviões de motorização a pistão, versus 71 entregas no 3T23, um aumento de 12 unidades (16,9%), versus 58 entregas no 2T24 [+25 ; +43,1%] e versus 52 entregas no 1T24 [+31 ; +59,6%]. No acumulado no ano (9M24), as entregas são de 193 aviões, versus 194 entregas no 9M23 (65,3% do total no ano).

No trimestre (3T24), as entregas de 41 jatos, de 25 turboélices e de 83 aviões a pistão perfazem 149 aviões entregues, versus 148 entregas no 3T23, versus 144 entregas no 2T24, versus 108 entregas no 1T24.

No 3T24, foram entregues (i) 66 aeronaves à turbina (44,3% do total) – 11 unidades (14,3%) a menos das 77 entregas no 3T23. e 20 unidades (23,3%) a menos das 86 entregas no 2T24 – e (ii) 83 aeronaves à pistão (55,7%) – 12 unidades (16,9%) a mais das 71 entregas no 3T23 e 25 unidades (43,1%) a mais das 58 entregas no 2T24. No 3T23, as aeronaves à turbina (77 entregas) responderam por 52% das entregas enquanto as aeronaves a pistão (71) participaram com 48%; no 2T24, as aeronaves à turbina (86 entregas) responderam por 59,7% das entregas enquanto as aeronaves a pistão (58) participaram com 40,3%.

No 3T24, o avião mais entregue foi a Cessna Citation Latitude (com 11 unidades – 7,4%), seguido do Cessna Caravan (10 unidades – 6,7%). No 3T23, a liderança foi do Cessna Caravan (14 entregas), seguido pelo Citation Latitude e King Air 360 (10 entregas, cada), seguidos do King Air 260 (9 entregas); no 2T24, a liderança a liderança foi do Cessna Caravan (22 entregas), seguido pelo King Air 360 (11 entregas) e King Air 260 (10 entregas).

No acumulado do ano (9M24) – entregas de 41 jatos, de 25 turboélices e de 83 aviões a pistão, perfazendo 149 aviões entregues – a liderança de entregas é do Caravan (com 44 unidades – 29,5%), seguido do Citation Latitude (32 unidades – 21,5%), do King Air 360 (22 unidades – 14,8%) e dos modelos Citation CJ3+ e CJ4 Gen2 (20 e 21 unidades).A unidade eAviation teve receita de US$ 6 milhões, versus U$S 7 mi no 3T23, com acumulado no ano de US$ 22 mi (igual ao acumulado em 2023). A unidade performou perda de US$ 18 mi no trimestre, versus perda de US$ 19 na base de comparação anual, com acumulado no ano de perda de US$ 54 mi, versus perda de US$ 40 mi no período do ano passado. [EL]