Textron reporta resultado trimestral 4T24 e anual 2024, em 28.01.25


No dia 22, a Textron Aviation reportou seus resultados trimestral 4T24 e consolidado anual de 2024, com seu desempenho financeiro, entregas de aeronaves e desenvolvimentos estratégicos, ao mesmo tempo em que projetou uma perspectiva e projeção promissora para 2025.

A Textron teve um 2024 desafiador, marcado por uma greve de funcionários e subsequentes interrupções na produção, mas concluiu o ano com um momento positivo e forte demanda em todo o seu portfólio.

Resultado 4T24
A Textron Aviation entregou 165 aviões, sendo:
– 32 jatos Cessna Citation (19,4%);
– 38 aviões turboélices (23%), sendo 26 Cessna Caravan C208 (15,8% ; 68,4%), 8 Cessna SkyCourier C408 (4,8 ; 21,1%) e 4 bimotores da Família Beechcraft King Air 260/360 (2,4% ; 10,5%);
– 88 aviões (monomotor) a pistão (53,3%); e,
– 7 treinadores T-6.

Durante o trimestre, as 32 entregas dos jatos Cessna se compuseram:
– 5 jatos Citation M2 Gen2, 4 (44%) abaixo de 9 jatos no mesmo período do ano passado, e 3 (38%) abaixo de 8 jatos no 3T24;
– 4 jatos Citation CJ3+, 4 (50%) abaixo de 8 jatos entregues no 4T23, e 2 (33%) abaixo de  6 jatos no 3T24;
– 5 jatos Citation CJ4 Gen2, 3 (37%) abaixo de 8 no 4T23, e 2 (29%) abaixo de 7 jatos no 3T24;
– 4 jatos Citation XLS+ Gen2, igual ao 3T24;
– 1 jato Citation Sovereign+, contra zero no 4T23;
– 8 jatos Citation Latitude, 5 (39%) abaixo de 13, e 3 (327%) abaixo de 11 jatos no 3T24; e,
– 5 jatos Citation Longitude, 1 (17%) abaixo de 6, e 2 (33%) abaixo de  6 jatos no 3T24, e igual ao 3T24.

A Textron Aviation entregou 70 aviões executivos, sendo 32 jatos (46%) e 38 turboélices (54%), abaixo dos 94 aviões, sendo 50 jatos (53%) e 44 turboélices (47%), no mesmo período em 2023. O declínio de 20 entregas totais (22%), sendo 18 jatos (36%) e 6 turboélices (14%), no comparativo ano a ano destaca o impacto da greve de funcionários, que interrompeu a produção por aproximadamente um terço do trimestre. As entregas de jatos leves – incluindo o M2 Gen2, CJ3+ e CJ4 Gen2 – foram particularmente afetadas, com uma redução de 22% na comparação com o 3T24, assim como a cadência geral da produção.

As 165 entregas no 4T24 se comparam a 151 entregas no 3T24 e 197 entregas no 4T23.

No trimestre, a Texton Aviation reportou receita de US$ 1,282 bilhões, versus US$ 1,524 bi no mesmo período em 2023, uma redução de US$ 242 milhões (16%), com participação de 35,5% na receita total do Textron (de US$ 3,613 bi), versus participação 39,2% na receita total do Textron (de US$ 3,892 bi), com a receita total caindo US$ 279 mi (7,2%).

No trimestre, a Texton Aviation reportou lucro de US$ 100 milhões, versus US$ 193 mi, com queda de US$ 93 mi (48%) no mesmo período em 2023. O lucro de US$ 100 mi correspondeu por 36% do lucro total trimestral de US$ 278 mi, versus 51% do lucro total de US$ 380 no mesmo período em 2023, com redução do lucro na comparação anual de US$ 102 mi (27%). A queda do lucro no trimestre de US$ 93 mi na comparação ano x ano foi impulsionada por menor volume e ineficiências de fabricação.

No trimestre, a Textron reportou receita líquida de US$ 141 milhões, versus US$ 198 mi, com queda de US$ 57 mi (29%), no mesmo período em 2023.

Resultado 2024
No ano inteiro, a Textron Aviation gerou receita de US$ 5,284 bilhões, versus US$ 5,373 bi (redução de US$ 89 mi, ou 1,6%. A receita da divisão “Aviation”, de US$ 5,284 bilhões, respondeu por 38,6% da receita do conglomerado de US$ 13,702 bi, versus a participação de 39,3% da receita do conglomerado de US$ 13,683 bi, com uma alta mínima da receita consolidada de US$ 19 mi (0,14%).

O lucro do segmento totalizou US$ 556 milhões (10,5% da receita), em comparação com US$ 649 milhões (12,1% da receita) no ano anterior, uma queda de US$ 93 mi (14,3%). O lucro do segmento respondeu por 48% do lucro do conglomerado de US$ 1,165 bilhões, versus 51% do lucro de US$ 1,281 bi, com uma queda da receita consolidada de US$ 909 mi (9%).

Em 2024, a Textron reportou receita líquida de US$ 824 milhões (15,6% da receita), versus US$ 921 mi (17,3% da receita) em 2023, com queda de US$ 97 mi (10,5%).

A divisão encerrou o ano com uma backlog de US$ 7,8 bilhões, com aumento de US$ 676 milhões (9,5%) em relação ao final do ano de 2023 e de US$ 219 mi (3,7%) em relação ao trimestre anterior, à medida que a demanda do cliente permanece forte.

Em 2024, a Textron Aviation entregou 569 aviões, sendo:
– 151 jatos Cessna Citation (26,5%);
– 127 aviões turboélices (22,3%), sendo 70 Cessna Caravan C208 (12,3% ; 55,1%), 13 Cessna SkyCourier C408 (2,3% ; 10,2%) e 44 bimotores da Família Beechcraft King Air 260/360 (7,7% ; 34,6%);
– 281 aviões (monomotor) a pistão (49,4%); e,
– 10 treinadores T-6.
Esses números refletiram um declínio de 62 unidades (9,8%) em relação às 631 entregas em 2023, que foram:
– 168 jatos Cessna Citation (26,6%), uma queda em 2024 de 17 unidades (10,1%);
– 153 aviões turboélices (24,2%), uma queda em 2024 de 26 unidades (17%). Em 2023, foram [i] 79 Caravan (12,3% ; 51,6%), uma queda de 9 unidades (11,4%), [ii] 18 SkyCourier (2,9% ; 11.8%), uma queda de 5 unidades (27,8%), e [iii] 56 Beechcraft King Air (8,9% ; 36,6%), uma queda de 12 unidades (21,4%);
– 297 aviões (monomotor) a pistão (47,1%), uma queda de 16 unidade (5,4%), e,
– 13 treinadores T-6, queda de 3 unidades.

Considerações gerais
O presidente e CEO da Textron Inc., Scott Donnelly, abordou os desafios e conquistas de 2024 durante a teleconferência de resultados. “Os resultados de 2024 foram impactados pela paralisação do trabalho na [Textron] Aviation e mercados finais difíceis em nosso segmento industrial”, disse Donnelly. “Embora a greve tenha sido lamentável, aproveitamos esta oportunidade para melhorar significativamente nosso fluxo de peças para a linha de produção, o que esperamos que reduza nosso trabalho em estações externas e melhore a eficiência no futuro”, prosseguiu Donnelly.

“A demanda e a atividade de pedidos em todos os modelos têm sido boas. Vimos uma demanda muito forte, particularmente na categoria de jatos leves com os anúncios do Gen3, que foram muito bem recebidos pelos clientes”, disse Donnelly. “À medida que as fábricas se recuperam e a produção aumenta, esperamos atender a essa demanda sustentada”, completou Donnelly. 

Apesar da queda nas entregas, a Textron Aviation garantiu pedidos significativos, incluindo um contrato de dezembro com o Naval Air Systems Command para 26 aviões Beechcraft King Air 260. Além disso, o Cessna SkyCourier recebeu a certificação de Tipo da TCCA – Transport Canada Civil Aviation.

A Textron Aviation continuou a avançar suas ofertas de produtos em 2024, destacada pelo lançamento das atualizações da plataforma Gen3 para as aeronaves M2, CJ3 e CJ4, que incluem o sistema Garmin Autoland e outros aprimoramentos. Os programas de desenvolvimento do jato Citation Ascend e do monomotor turboélice Beechcraft Denali também fizeram progressos significativos, com o Ascend registrando mais de 700 horas de testes de vôo e o Denali excedendo 2.500 horas.

Com foco em soluções de aviação sustentáveis, o segmento eAviation reportou receitas de US$ 11 milhões no quarto trimestre, com uma perda de segmento de US$ 22 milhões devido a investimentos contínuos em pesquisa e desenvolvimento. A Pipistrel entregou 42 aeronaves no quarto trimestre e 120 no ano inteiro. O treinador Velis Electro recebeu uma isenção de aeronavegabilidade da FAA, permitindo seu uso em escolas de vôo do EUA, e a eAviation adquiriu a Amazilia Aerospace para aprimorar suas capacidades de controle de voo digital.

“Na eAviation, planejamos continuar nosso investimento no desenvolvimento de novas tecnologias híbridas e elétricas para plataformas de aviação tripuladas e não tripuladas”, afirmou Donnelly. “Dado o progresso que fizemos em 2024, estamos otimistas sobre as oportunidades futuras em soluções de aviação sustentáveis”, observou Donnelly.

A utilização estável de aeronaves em todo o portfólio da Textron Aviation contribuiu para um aumento de 6,3% nas receitas do mercado de reposição em 2024. Donnelly destacou o fluxo de peças aprimorado da empresa e a estabilidade da força de trabalho como fatores-chave que dão suporte a maior produtividade e eficiência em 2025.

“Desde que o contrato foi assinado, ficamos muito felizes com o número de pessoas que voltaram”, observou Donnelly. “Os números de atrito que estamos vendo certamente melhoraram em relação ao que estavam no restante de 2024. O momento está na direção certa”, completou Donnelly.

Olhando para o futuro, a Textron projeta receitas de US$ 14,7 bilhões para 2025, um aumento de 7% em relação a 2024, com as receitas da Textron Aviation previstas para atingir US$ 6,1 bilhões. A margem do segmento da divisão deve melhorar para 12% a 13%, apoiada pelo aumento das entregas e eficiência de fabricação. “Estamos projetando um crescimento impulsionado pelo aumento das entregas em todas as linhas de produtos e maior volume de pós-venda com melhor produtividade e eficiência de fabricação”, disse Donnelly.

Apesar dos obstáculos enfrentados em 2024, a Textron Aviation declarou que está entrando em 2025 com uma carteira de pedidos (backlog) forte. Com foco no crescimento e na eficiência, a empresa acredita estar bem posicionada para capitalizar oportunidades nos mercados aeroespacial e de Defesa. [EL]