Textron seleciona solução de conexão por satélite global por sistema de órbita terrestre baixa (LEO) Gogo Galileo HDX como item de fábrica nos jatos Cessna Citation Longitude, Latitude e Ascend e anuncia STC pela FAA da AeroMech para conectividade de internet de alta velocidade (LEO) Starlink no Beechcraft King Air séries B200 e B300 e no Cessna Citation série 560XL, em 28.10.24


No dia 22, a Textron Aviation anunciou a sua escolha da solução de conexão por satélite global por sistema de órbita terrestre baixa (LEO – Low-Earth-Orbit) Gogo Galileo HDX, provido pela Gogo Business Aviation, para instalação de fábrica, na linha de produção, nos jatos executivos Cessna Citation Longitude, Latitude e Ascend. A disponibilidade torna a Textron Aviation a primeira fabricante de aeronave (original) de aviação executiva a oferecer o Gogo Galileo HDX como uma opção em aeronaves de novos clientes.

O Gogo Galileo HDX deve estar disponível no Citation Longitude a partir do início de 2026. A data da disponibilidade para os modelos Citation Latitude e Ascend será anunciada futuramente. Nova interação da plataforma da série Citation 560XL, o Citation Ascend está em campanha de certificação e previsto para entrar em serviço em 2025.

Ao integrar o Gogo Galileo HDX, a Textron Aviation garante que os clientes se beneficiem de uma solução de conectividade global que oferece desempenho excepcional. O sistema é produzido na plataforma comprovada AVANCE, da Gogo, e apresenta uma antena HDX montada na fuselagem, projetada especificamente para jatos executivos. Essa configuração torna o sistema Gogo Galileo mais acessível e fácil de instalar e operar do que outros sistemas de satélite disponíveis atualmente.

“Na Textron Aviation, estamos comprometidos em melhorar a experiência de vôo para nossos clientes”, disse Lannie O’Bannion, vice-presidente sênior de vendas globais e operações de vôo da Textron Aviation. “Ao oferecer o Gogo Galileo HDX, garantimos que os passageiros desses jatos executivos Citation desfrutem de uma experiência wi-fi embarcada perfeita e superior, não importa onde sua jornada os leve”, completou O’Bannion.

Também no dia 22, a Textron anunciou uma solução adicional de conectividade de internet de alta velocidade para suas aeronaves turboélice Beechcraft King Air séries B200 e B300 e a jato Cessna Citation série 560XL após a emissão pela FAA do Certificado Tipo Suplementar (STC) da AeroMech para conectividade de internet de alta velocidade Starlink.

Cessna Citation 560XL

Beechcraft King Air B200

O STC da AeroMech utiliza a tecnologia de internet de alta velocidade Starlink conectando-se à constelação de satélites de órbita terrestre baixa (LEO – Low-Earth-Orbit) da Starlink, fornecendo conectividade mais confiável em terra, água e áreas remotas, onde a rede de conexão sem fio (wi-fi) tradicional em vôo pode não ter serviço (cobertura). O STC da AeroMech utiliza o “sistema autônomo” da Starlink que consiste em uma antena, fonte de alimentação e roteador, e requer apenas entrada de energia da aeronave.

Os clientes podem agendar a atualização para instalação nos Centros de Serviços de Aviação Textron da América do Norte e em Centros de Serviços Internacionais selecionados.

Os clientes das “bandeiras” da Textron Beechcraft, Cessna e Hawker recebem suporte direto da fábrica, manutenção e modificações pela Textron Aviation Inc., uma empresa da Textron Inc., por meio de uma rede global de centros de serviço e peças, unidades de serviço móvel e suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana 1CALL AOG.

“No mundo interconectado de hoje, nossos clientes esperam usar suas aeronaves como um escritório móvel”, disse Brian Rohloff, vice-presidente sênior de suporte ao cliente. “Oferecer Starlink para o Beechcraft King Air B200/B300, incluindo os populares modelos King Air 250, 260, 350, 350i e 360 ​​e para o Cessna Citation Excel, XLS, XLS+ e XLS Gen2 posiciona nossos clientes para experimentar uma das melhores experiências de conectividade e aviação em vôo disponíveis hoje”, completou Rohloff. [EL]