Textron vê 3T23 “forte” em receita e encomenda, com aumento significativo em relação a um ano para divisão de aviação, em 01.11.23


Conforme artigo do editor-sênior da mídia AIN on line Curt Epstein, explorando a divulgação dos resultados trimestrais, a Textron Aviation teve um terceiro trimestre (3T23) forte, com receita de US$ 1,3 bilhões (um aumento de 14,7% na comparação ano a ano), de acordo com o balanço trimestral divulgado no dia 26 passado, durante a teleconferência de resultados da empresa. O aumento refletiu uma combinação de maior volume (US$ 89 milhões) e preços mais elevados (US$ 82 milhões), registrou a empresa americana.

“Na Aviação, vimos nosso trimestre de pedidos mais forte do ano, com um aumento de 12% em relação ao terceiro trimestre de 2022”, disse o presidente e CEO da Textron, Scott Donnelly. “Eventualmente, a indústria terá que chegar a [um book-to-bill de] 1:1. Eu realmente não acho que possa continuar a ultrapassar tanto por tanto tempo, mas obviamente, nossas equipes de vendas estão lá e a demanda do cliente é o que é. Ainda estamos vendo uma forte demanda por jatos; estamos vendo isso em todas as linhas de produtos turbo, estamos vendo isso praticamente em todos os nossos diferentes tipos de aeronaves”, falou Donnelly.

No trimestre, a fabricante entregou 39 jatos Cessna, o mesmo número do ano passado, e 38 turboélices (um aumento de 5 entregas, ou 15%, em relação ao ano passado), as duas categorias somando 77 entregas, ante 72 entregas no 3T22 (uma diferença de 6,9%).

A carteira de pedidos de aviões da fabricante no final do trimestre somou US$ 7,4 bilhões.

“Não há dúvida de que neste momento temos clientes que gostariam que tivéssemos datas de entrega mais cedo do que podemos prometer”, disse Donnelly. “Obviamente, esse ajuste que está acontecendo é que, por uma década ou assim, os clientes podiam entrar quando quisessem adquirir uma nova aeronave e receber algo em um período muito curto de tempo. Isso não era verdade historicamente e certamente não é verdade hoje. Os clientes sabem como são os pedidos em atraso no setor e agora as pessoas percebem que se você está pensando no planejamento de sua frota, está pensando em sua aeronave atual e quando vai querer fazer um upgrade. Você precisa pensar que isso acontecerá daqui a alguns anos”, Donnelly discorreu.

Donnelly observou que a Textron ainda é prejudicada por pontos persistentes de gargalos na cadeia de suprimentos, que ficaram particularmente evidentes em sua divisão de helicópteros Bell.

No terceiro trimestre, foram entregues 23 helicópteros, menos da metade das entregas há um ano. A carteira de pendências da Bell atualmente equivale a US$ 5,2 bilhões.

“O número de peças que chegam atrasadas ao PO [Purchase Order – Ordem de compra] tem diminuído ao longo do ano …, mas ainda é um problema”, afirmou Donnelly. “Eu não diria que temos um grande motor que está comandando isso, mas no final do trimestre, se faltarem peças para a aeronave, você ainda não poderá entregá-la”, completou Donnelly.

O segmento de eAviation da Textron – liderado pelo fabricante de aeronaves de treinamento elétrico Pipistrel – registrou receitas de US$ 7 milhões contra uma perda de US$ 19 milhões no terceiro trimestre de 2023, principalmente relacionada a custos de pesquisa e desenvolvimento. [EL] – c/ fonte