Textron vê ligeira menor receita e maior de lucro no 4T23, com aumento de faturamento e lucro no ano consolidado, com crescimento da carteira de encomendas, em 28.01.24


A Textron Aviation viu queda modesta (de cerca de 3,8%) na receita no 4T23, com um total de US$ 1,5 bilhão e uma redução de US$ 58 milhões, na comparação com o 4T22, com a redução sendo atribuída a um menor volume e mix de entregas de aeronaves parcialmente compensado por um aumento nos preços. Na comparação com a receita do 3T23, de US$ 1,3 bi, o faturamento de US$ 1,5 bi foi um aumento de US$ 200 milhões (15,4%). Os resultados trimestrais (4T23) foram apresentados nesta quarta dia 24.

A Textron reportou lucro de US$ 193 milhões no 4T23, um aumento de US$ 23 mi em relação ao ano anterior (4T232), ou 13,5%.

No 4T23, a Textron entregou 94 aviões civis, sendo 50 jatos (53,2%) e 44 turboélices (46,8%), marcando uma ligeira diminuição (de 5 aviões – 5,1%) em relação aos 99 aviões civis, sendo 52 jatos (52,5%), uma diferença de 2 jatos (3,8%), e 47 turboélices (51,5%), uma diferença de 3 turboélices (6,4%).

Na divulgação dos resultados trimestrais, a Textron forneceu uma perspectiva otimista para 2024, indicando expectativas de crescimento e expansão contínuos no setor aeroespacial.

A receita da Textron Aviation em 2023 totalizou cerca de US$ 5,37 bilhões, US$ 300 milhões acima da receita em 2022, de cerca de US$ 5,07 bi (um aumento de 5,95%). Já o lucro foi de US$ 649 milhões – cerca de US$ 90 milhões a mais do que em 2022 (um aumento de 16,1%).

Em 2023, o número total de jatos entregues foi de 168 unidades, abaixo (10 unidades ; 5,6%) das 178 entregas em 2022. Em 2023, as entregas de aeronaves incluíram 25 jatos [14,9%] M2 Gen2, 30 jatos [17,9%] Citation Jet CJ3+, 31 jatos [18,5%] Citation Jet CJ4 Gen2, 17 jatos [10,1%] Citation XLS+ Gen2, 41 jatos [24,4%] Citation Latitude e 24 jatos [14,3%] Citation Longitude.

Em 2023, foram entregues 153 aviões turboélices, sendo 79 [51,6%] monomotores Cessna Grand Caravan, 18 [11,8%] bimotores Cessna Sky Courier e 56 [36,6%] bimotores Beechcraft King Air (sendo 31 King Air 260 [20,3% ; 55,4%] e 25 King Air 360 [16,3% ; 44,6%]).

O conjunto jato+turboélice somou 321 aviões à turbina, com participação de 168 jatos [52,3%] e 153 aviões turboélices [47,7%], com a seguinte composição:
1 – jatos:
1.1 – 25 jatos [7,8%] M2 Gen2,
1.2 – 30 jatos [9,3%] Citation Jet CJ3+,
1.3 –
31 jatos [9,7%] Citation Jet CJ4 Gen2,
1.4
– 17 jatos [5,3%] Citation XLS+ Gen2,
1.5 –
41 jatos [12,8%] Citation Latitude, e,
1.6 – 24 jatos [7,5%] Citation Longitude.
2 – turboélices:
2.1 – 79 [24,6%] monomotores Cessna Grand Caravan,
2.2 – 18 [5,6%] bimotores Cessna Sky Courier, e,
2.3 – 56 [17,4%] Beechcraft King Air, sendo:
2.3.1 – 31 [9,7%] Beechcraft King Air 260, e,
2.3.2 – 25 [7,8%] Beechcraft King Air 360.

“Embora tenhamos encerrado o ano com a expectativa de uma book-to-bill 1:1, o sólido fluxo de pedidos e a demanda dos clientes em todo o nosso portfólio de produtos resultaram uma carteira de pedidos no final do ano de US$ 7,2 bilhões, um aumento de US$ 782 milhões [12,2%]”, disse Scott Donnelly, presidente, presidente e CEO da Textron, durante a teleconferência de resultados. No final do ano passado, “o desempenho da produção apresentava uma tendência positiva, com melhorias na produtividade do trabalho e nas entregas dos fornecedores”, completou Donnelly.

A desenvolvedora de aeronaves elétricas Pipistrel, adquirida pela Textron em 2022, entregou 135 aeronaves em 2023, contra 61 em 2022. Donnelly observou: “O Pipistrel Velis Electro foi selecionado para participar de um período de teste para explorar usos operacionais e de treinamento para esta aeronave totalmente elétrica como parte do Agility Prime, o programa de decolagem vertical da Força Aérea [USAF]”.

A unidade Textron eAviation, que está trabalhando em aeronaves elétricas, reportou receita de US$ 10 milhões no quarto trimestre, mas um prejuízo de US$ 23 milhões. De acordo com o CFO da Textron, Frank Connor, isto “refletiu os custos de pesquisa e desenvolvimento para as iniciativas relacionadas com o desenvolvimento de soluções de aviação sustentáveis”.

O ano de 2023 viu a introdução de novos modelos da linha Cessna Citation e acordos significativos com clientes como a NetJets, destacando o compromisso da Textron Aviation em expandir o seu portfólio de produtos e presença no mercado.

O novo Cessna Citation Ascend foi anunciado na EBACE (feira da associação da aviação executiva da Europa) do ano passado, e o Cessna Citation CJ3 Gen2 foi apresentado na feira NBAA-BACE (feira da associação da aviação executiva do EUA).

“No terceiro trimestre, a Textron Aviation anunciou um novo acordo de frota com a NetJets para até 1.500 aeronaves ao longo de 15 anos, incluindo os modelos Longitude, Latitude e o recém-anunciado Ascend”, disse Donnelly.

“Alguns dos novos produtos lançados, como o CJ3 Gen2, foram muito bem recebidos”, Donnelly acrescentou. “Acho que a Ascend também começará a puxar uma forte demanda. No geral, a linha de produtos está em boa forma”, completou Donnelly.

Olhando para 2024, o conglomerado Textron projeta receita de aproximadamente US$ 14,6 bilhões (com a Textron Aviation participando com US$ 5,37 bi, ou 36,8%), aumento significativo em relação aos US$ 13,7 bi registrados em 2023. A estratégia de crescimento da Textron enfatiza os investimentos contínuos em novos produtos e programas, destinados a impulsionar o valor para os acionistas a longo prazo e o crescimento orgânico.

“Acho que continuaremos a ver um aumento no lado da produção”, disse Donnelly em resposta a uma pergunta sobre entregas e book-to-bill em 2024. “Certamente vejo as entregas unitárias aumentando na base de comparação ano x ano. O mercado ainda está forte. Obviamente, nossa book-to-bill cobre muito bem as entregas de 2024, mas nossa expectativa para o ano era de uma book-to-bill de 1:1. Fizemos melhor do que isso em 2023”, Donnelly finalizou. [EL] – c/ fontes