Textron vende primeira variante de passageiros do transportador bimotor turboélice Cessna SkyCourier na Austrália, e entrega primeiro Caravan EX Amphibian (anfíbio) na Malásia, para serviço aéreo comercial, em 23.02.24


No dia 19, a Textron Aviation anunciou acordo de compra para a primeira variante de passageiros do transportador bimotor turboélice Cessna SkyCourier na Austrália assinado pela cia. aérea regional Hinterland Aviation. Com entrega prevista para 2026, a aeronave será adicionada à extensa frota de Cessna Grand Caravan da Hinterland para fornecer maior capacidade de carga útil e maior número de assentos para passageiros.

A adição de modelo para expansão de frota beneficiará enormemente as comunidades remotas, bem como os setores de turismo e negócios em Queensland.

“Estamos entusiasmados em anunciar nosso pedido do novo Cessna SkyCourier. A aeronave será uma adição valiosa à nossa frota, permitindo-nos atender melhor às necessidades individuais de nossos clientes, com espaço para 19 passageiros e acesso a pistas remotas”, disse Andrew Clair, CEO da Hinterland Aviation. “O SkyCourier servirá como uma ferramenta importante para ajudar a expandir nossos negócios e teremos orgulho de ser a primeira companhia aérea cliente na Austrália a operar esta aeronave”, acrescentou Clair.

“O incrível desempenho do SkyCourier o torna uma ferramenta de negócios confiável para clientes em todo o mundo”, disse Lannie O’Bannion, vice-presidente sênior de vendas globais e operações de vôo. “Com a capacidade de carregar, voar, descarregar e repetir – juntamente com baixos custos operacionais e máxima flexibilidade de cabine – o SkyCourier é um divisor de águas na conectividade regional. Este pedido não apenas demonstra as capacidades incomparáveis do SkyCourier em todo o mundo, mas também destaca o compromisso da Textron Aviation em fornecer soluções inovadoras para atender às crescentes necessidades da indústria da aviação”, completou O’Bannion.

O Cessna SkyCourier (C408) foi projetado e fabricado pela Textron Aviation Inc., uma empresa da Textron Inc. O bimotor de asa alta, trem fixo, foi meticulosamente projetado para oferecer desempenho incomparável, confiabilidade inabalável e manutenção econômica. Com a capacidade de ser operado por um único piloto e uma generosa capacidade de carga-paga, o SkyCourier é a solução definitiva para cargas aéreas, passageiros e necessidades de missões especiais. A aeronave é altamente adaptável e pode ajustar facilmente as configurações para completar qualquer missão com eficácia, garantindo um retorno significativo do investimento.

O bimotor turboélice Cessna SkyCourier de asa alta oferece uma combinação de desempenho e custos operacionais mais baixos para operadores de carga aérea, passageiros e missões especiais. A aeronave é disponível nas versões cargueira e passageira, e ainda “combi”. A variante para 19 passageiros inclui portas para tripulação e passageiros para um embarque tranquilo, bem como grandes janelas na cabine para luz natural e vistas. Ambas as configurações oferecem reabastecimento sob pressão em um único ponto (bocal) para permitir retornos mais rápidos.

A variante cargueira apresenta uma porta grande e uma cabine de piso plano dimensionada para acomodar até três contêineres LD3 com capacidade de carga-paga de 6.000 lb. (2.724 kg).

O SkyCourier é equipado com dois motores turboélice Pratt & Whitney PT6A-65SC, montados nas asas, dotados de hélice quadripá de alumínio McCauley Propeller C779, com diâmetro de 110 polegadas (279,4 cm), com embandeiramento total e passo reversível, compondo grupo motopropulsor projetado para melhorar o desempenho da aeronave durante o transporte de cargas elevadas, para garantir capacidade de tração compatível para serviço “pesado e confiável”. A velocidade máxima de cruzeiro bate 200 KTAS, e o alcance máximo é de 900 MN.

O SkyCourier é equipado com suíte aviônica Garmin G1000 NXi.

No dia 17, Textron Aviation anunciou a entrega de um novo monomotor turboélice Cessna Grand Caravan EX Amphibian (anfíbio) para a incorporadora imobiliária da Malásia, Ikhasas Sdn Bhd, por meio de sua subsidiária Oriental Sky Sdn Bhd. Esta será a primeira operação de avião anfíbio do país na história recente, depois da obtenção de aprovações necessárias da Autoridade de Aviação Civil da Malásia para operações domésticas em 2024.

A ser gerenciada e operada pela operadora charter local Systematic Aviation Services (SAS ), o avião será utilizado para o transporte de passageiros entre a capital Kuala Lumpur e um novo resort à beira-mar nas ilhas Perhentian, na costa nordeste da Malásia.

Diretor administrativo do grupo Ikhasas, Tan Chee Kian disse: “Os hidroaviões serão a forma mais conveniente de chegar às Ilhas Perhentian. Atualmente, é necessária uma demorada viagem rodoviária de 6 horas, seguida de uma viagem de barca de uma hora a partir do porto de Kuala Besut. Com nossa aeronave de 11 lugares, os turistas se beneficiarão com economia de tempo, com o transporte de passageiros de Kuala Lumpur para pousar diretamente nas águas próximas ao resort à beira-mar. Ao mesmo tempo, preservamos o ambiente intocado da ilha e as florestas naturais que, de outra forma, seriam derrubadas para a construção de aeroportos”.

“Estamos honrados pela seleção do Grand Caravan EX Amphibian. A versatilidade e a excelente economia operacional fazem dele o parceiro perfeito para a Ikhasas desenvolver um turismo sustentável. A cabine confortável, as grandes janelas para paisagem e os flutuadores que permitem decolar e pousar em qualquer lugar são ideais para suas missões”, disse Tony Jones, vice-presidente de vendas internacionais (da Ásia-Pacífico). “A Malásia também é um mercado importante para a Textron Aviation. Nossos produtos lideram a base instalada e representam mais de 40% das aeronaves da aviação geral do país. Nossos clientes na Malásia usam nossos produtos para uma variedade de operações, incluindo transporte VIP, turismo, bem como outras missões especiais, como ambulâncias aéreas e paraquedismo”, completou Jones.

A plataforma Cessna Caravan já recebeu mais de 3.000 aeronaves certificadas em 100 países, com quase 24 milhões de horas de vôo acumuladas em todo o mundo desde que a aeronave foi lançada. Os monomotores turboélices Cessna Caravan cumprem funções em múltiplas missões, desde treinamento de vôo até recreação, operações de transporte regional por companhias aéreas de pequeno porte até de transporte VIP, como transportadores de carga e missões humanitárias.

A versão Grand Caravan EX é conhecida por seu desempenho confiável e eficiente por companhias aéreas regionais, operadores fretados, transportadores de carga e operadores de missões especiais em todo o mundo. Com a motorização Pratt & Whitney Canada PT6A-140, de 867 SHP, o Grand Caravan EX tem capacidade de razão de subida de 1.275 pés/min. e velocidade de cruzeiro máxima de 185 KTAS. [EL]