Tráfego da aviação executiva mantém-se em alta na comparação ao ano de 2919 a despeito da recente variante Omicron, pelos dados da WingX, em 15.12.21


A atividade da aviação executiva em todo o mundo ainda está superando os números de 2019, com vôos acima de 6%, na primeira semana de dezembro, de acordo com o último Boletim de Aviação Executiva da WingX. No entanto, a especialista em dados de aviação executiva registra que a atividade desacelerou na comparação semanal com as mudanças sazonais normais em vigor, mas também a possibilidade de refletir restrições incrementais desde o início da variante da Covid Omicron.

O aumento na primeira semana de dezembro é “perceptivelmente mais lento” do que na semana anterior, quando a atividade global aumentou 14% em relação ao mesmo período de 2019, observou a WingX. E o tráfego da aviação executiva na primeira semana também aumentou 48% em relação ao ano passado.

Este crescimento permanece mais forte do que o tráfego do transporte comercial regular (de passageiros), que ainda está 30% abaixo dos níveis de 2019.

A América do Norte foi responsável por 3,5 milhões (76%) dos 4,6 milhões de vôos de jatos e turboélices executivos até agora neste ano e está correspondendo à atividade geral de 2019. Contando apenas o EUA, o tráfego de jatos executivos aumentou 3% no ano até o momento e 5% em dezembro. O recesso de Ação de Graças no EUA teve um salto de 20%.

As operadoras de propriedade fracionadas, no entanto, continuaram a ver um aumento no tráfego em dezembro, de 13% em relação a 2019. As taxas estão desacelerando um pouco, um aumento de apenas 1% neste mês.

Os vôos da aviação executiva na Europa aumentaram 8% em relação a 2019 até agora, mas ainda abaixo do crescimento de 30% em novembro. Na Alemanha, a atividade voltou aos níveis pré-pandêmicos, embora tenha diminuído 10% no Reino Unido em dezembro de 2019. Os vôos reduziram na Áustria e na Bélgica – ambos países enfrentando restrições e bloqueios de ordem sanitária – em 20%, em comparação com dezembro de 2019. No entanto, os vôos na Espanha aumentaram 42%, e oito dos mercados mais movimentados da Europa também aumentaram em relação a 2019, reportou a WingX.

No resto do mundo, os vôos acumulam no ano uma redução de 4% em relação aos níveis de 2019, com Canadá, México, Arábia Saudita e Marrocos como os mercados de pior desempenho neste ano e Brasil, Emirados Árabes Unidos e Turquia entre os mercados mais fortes. [EL] – c/ fontes