Transport Canada certifica o motor PW812D do Falcon 6X, em 03.12.21


A Pratt & Whitney Canada (PW&C) recebeu a certificação Tipo da autoridade de transporte/aviação civil Transport Canada para o turbofan PW812D, que equipará o novo jato executivo Dassault Falcon 6X, o que coloca o novo bimotor um passo mais perto de sua certificação, planejada para o final de 2022.

“Estamos satisfeitos com o anúncio da Transport Canada de que o motor PW812D atingiu esse marco de certificação importante”, disse Maria Della Posta, presidente da Pratt & Whitney Canada. “Alcançamos com sucesso os marcos do projeto do motor e do cronograma do programa, trabalhando em estreita colaboração com a Dassault desde o lançamento deste grande programa”, completou Della Costa.

O motor PW812D mostrou desempenho excepcional durante o teste com mais de 4.900 horas de teste do motor, incluindo mais de 1.150 horas de teste de vôo e 20.000 horas no núcleo do motor, que é compartilhado com o motor GTF da fabricante canadense, de acordo com a P&WC. O PW812D oferece 13.500 lbf. de empuxo.

Com toda a Família, mais de 130.000 horas de testes e experiência de campo foram realizadas, incluindo quase 40.000 horas de testes de vôo.

O motor PW800 compartilha um núcleo comum com o motor Pratt & Whitney GTF, que voou mais de 11 milhões de horas desde seu lançamento em 2016. Com sei design “limpo”, o PW800, é o motor mais moderno, eficiente e ambientalmente responsável em sua classe . Usando as tecnologias mais sustentáveis ​​e de alto desempenho, o motor oferece melhorias de dois dígitos na queima de combustível, emissões e ruído em comparação com a geração atual de motores. O motor PW800 também incorpora a última geração de tecnologias, desde recursos de design avançados a funcionalidades de manutenção inovadoras. O motor foi cuidadosamente projetado para todos os principais interessados ​​envolvidos: o passageiro, o piloto e técnicos de manutenção. O motor oferece uma experiência incomparável para uma cabine excepcionalmente silenciosa e confortável, tornando-o o motor mais silencioso de sua classe. O motor também define o padrão da indústria para manutenção, exigindo 40% menos manutenção programada e 20% menos inspeções do que outros motores de sua classe.

O motor PW812D está configurado para equipar cada uma de 3 variações do Falcon 6X que estão sendo testadas atualmente. Até agora, os relatórios iniciais elogiaram o manuseio suave e constante da aeronave ao longo dos testes de vôo e de avaliação e, se tudo correr bem, o modelo deverá ser certificado, dentro do planejamento, no final de 2022.

Com a maioria dos protótipos tendo sido configurada e preparada para um longo prazo mais intenso de testes, o primeiro Falcon de produção em breve será equipado com uma cabine e deixará a fábrica francesa para uma turnê de avaliação e desempenho do sistema nos mesmos sistemas, condições e viagens em que a aeronaves da linha seriada prestarão serviço, com incursões adicionais em locais mais remotos e ambientes desafiadores.

“É um grande passo em frente na eficiência de combustível, manutenção e desempenho, ajudando a tornar o 6X um novo Falcon sem precedente e imbatível”, disse o presidente e CEO da Dassault Aviation, Eric Trappier. “Com esse marco e o programa de teste da aeronave progredindo sem problemas, estamos no caminho certo para uma entrada em serviço do Falcon 6X em tempo hábil”, completou Trappier.

Equipado com dois motores PW812D, o Falcon 6X terá um alcance de 5.100 MN a MACH 0,85.

Os três protótipos de teste de vôo 6X já registraram mais de 500 horas e 150 vôos até o momento. Em breve, um aparelho 6X de produção inicial com cabine totalmente equipada se juntará ao programa de desenvolvimento para uma turnê global para avaliar o desempenho da aeronave e seus sistemas em serviço simulado, incluindo a operação em aeródromo remotos e outros “ambientes desafiadores”, de acordo com a Dassault.

Em novembro, uma aeronave de teste Falcon 6X pousou no Aeroporto Le Bourget, em Paris, onde a fabricante divulgou ter tornado-se uma das primeiras aeronaves a reabastecer no campo usando uma mistura de combustível de aviação sustentável (SAF) da Total Energies. A Dassault divulga que continuará a usar SAF nos testes 6X para minimizar sua marca de emissão de carbono, além de dar apoio à iniciativa de fornecimento de SAF ao mercado. [EL] – c/ fontes