True Blue Power aumenta amperagem da bateria de íon-lítio com unidade de 50 Amp da série Gen5 e apresenta bateria de emergência (EBPS) para substituição direta nos jatos Cessna Citation 550, 560, 650, 680/A e 700, em 21.03.24


A True Blue Power lançou a TB50, uma bateria de íon de lítio de amperagem aumentada de 50 Amp-hora, e 28 volts, da série Gen5, com dimensões para ser alocada na baia utilizada pelas baterias típicas de chumbo-ácido de 44 Amp/hora.
Lançada na convenção anual da AEA – Aircraft Electronics Association (associação de eletrônica aeronáutica) no dia 19, como a mais recente unidade da série Gen5 da True Blue Power, a bateria de íons de lítio de 50 Amp/h e 28 volts substitui baterias com capacidades de 38, 42, 44, 48 ou 50 Amp/hora e pesa 43,9 lb. (19,93 kg), cerca de 50% mais leve do que baterias de chumbo-ácido e níquel-cádmio.

Especificação da GEN5 TB50 (PN 6430050-1):
– capacidade de 50 Ah (à temperatura de 23°C/73°F)
– voltagem de 28 VDC (volts- corrente direta)
– Voltagem de saída de 26,4 VDC
– corrente de saída de 460 A (contínua) – 1.500 A (máxima)
– peso de 43,9 lb. (19,93 kg)
– dimensões de 10,9” (27,69 cm) de comprimento, 11,8” (29,97) cm de largura e 10,1” (25,65 cm) de altura

A TB50 é certificada nos termos das especificações TSO-C179b, RTCA DO-311A, RTCA DO-160G e RTCA DO-178C, Garantia de projeto (Design Assurance) Nível A. A bateria oferece confiabilidade e desempenho superiores. É ideal para uso em ambientes agressivos e supera todas as outras baterias de aeronaves em temperaturas extremas, de -40°C a +70°C.

A TB50 usa os mesmos conectores das baterias que substitui, embora exija a instalação de um sistema de ventilação e um anunciador de cabine. As informações disponíveis para a tripulação de vôo incluem o estado de carga e o estado de conservação em tempo real, mas os instaladores também podem programar parâmetros como limitação de corrente de carga e fim de vida útil, capacidade mínima de despacho e alertas de aptidão para partida do motor.

Um indicador de status a bordo mostra “estado de carga, modo de bateria e dados de saúde sem a necessidade de energia da aeronave ou equipamento de teste externo”, de acordo com True Blue Power. Segundo a fabricante, outras vantagens da TB50 são a dispensa de manutenção da bateria ou verificações de capacidade e a “vida” útil de 8 anos.

Um anunciador também está disponível, baseado na empresa-irmã Mid-Continent Instruments e no display configurável personalizado Flex, da Avionics, neste caso configurado como MD-23-104. “Ele mostra o estado da carga, o estado de vigor, a temperatura e as falhas e é uma tela completa”, explicou Brett Williams, vice-presidente de engenharia da True Blue Power. “Ou os instaladores podem implementar suas próprias [configurações – dados] como parte de um STC ou projeto de integração”. As indicações necessárias também podem ser integradas às telas de informação de vôo primária de uma aeronave.

A True Blue Power solicitou a aprovação de Instrução de Padrão Técnico (TSO – Technical Standard Order) da FAA para a TB50 e espera receber esta aprovação em maio. “Estamos trabalhando com alguns fabricantes e com dois parceiros em Certificados Tipo Suplementar [STC/CST] para integrar a TB50 nas aeronaves pelos regulamentos PART-25 [avião] e PART-27 [helicóptero]”, disse Williams.

Na feira da AEA, a True Blue Power também apresentou uma nova fonte de alimentação de bateria de emergência (EBPS – Emergency Battery Power Supply). Apresentando uma bateria de níquel-hidreto metálico, a TS28 fornece energia contínua (CC) para iluminação de emergência e equipamentos críticos em caso de perda de energia da fonte principal. A True Blue Power projetou a TS28 como um substituto direto para a fonte Radiant Power CBS28-1 instalada nos jatos Cessna Citation 550, 560, 650, 680/A e 700.
Pesando 1,7 kg e com capacidades de amperagem  24 VDC, amperagem 1 Amp e 28 Wh, a TS28 (PN 6430028-1) a TS28 oferece uma bateria de 4 a 6 anos de vida útil e requer verificações de capacidade em intervalos de 2 anos. A TS28 tem o dobro da capacidade da bateria de níquel-cádmio (Ni-Cd) da unidade Radiant Power e não apresenta desvantagens de efeito de memória, de acordo com True Blue Power.

Os engenheiros no projeto da TS28 optaram por não usar bateria de íon de lítio porque não há uma grande vantagem de peso para um dispositivo tão pequeno. Ao contrário das baterias principais desses jatos executivos, a TS28 é montada dentro da cabine e os regulamentos exigiriam que a bateria fosse ventilada, o que aumentaria o custo da bateria e da instalação.

A True Blue Power oferece unidades EBPS maiores usando baterias seladas de chumbo-ácido.

“Pela simplicidade, custo, tamanho e como substituto imediato, queríamos optar por uma opção melhor do que chumbo-ácido, sem os desafios de certificação do íon-lítio”, disse Matthew Harrah, vice-presidente sênior de tecnologia e produtos da Mid-Continent. Outra vantagem da TS28 é que sua vida útil não é reduzida por testes regulares que exigem o funcionamento da iluminação de emergência até que a bateria acabe. “As soluções atuais são principalmente níquel-cádmio e não se desgastam bem com os ciclos de carga/descarga”, disse Harrah, e isso pode resultar na substituição de uma bateria EBPS cara a cada 120 dias. “Há uma extrema necessidade de ter algo mais confiável e mais eficaz”, completou Harrah.

A substituição das baterias em uma fonte de alimentação de emergência também pode ser demorada, pois as baterias geralmente estão localizadas atrás dos componentes internos da cabine que devem ser removidos primeiro e geralmente precisam ser removidos para substituição da bateria. “Nossa intenção é mantê-la funcionando por anos sem precisar substituí-la ou fazer manutenção”, disse Harrah. A TS28 modular é do mesmo tamanho e possui os mesmos conectores da unidade a ser substituída, e a troca das baterias requer apenas a remoção de alguns parafusos e a substituição da bateria. “Estamos tentando aliviar alguns desses pontos problemáticos. Queremos nos esforçar para tornar isso simples e fácil”, completou Harrah.

Certificados Tipo Suplementar (STC/CST) para aplicação da TS28 EBPS, com valor de US$ 4.500,  estão em desenvolvimento pela Texas Aerospace Technologies para os modelos Cessna Citation. [EL]