TSB Canada investiga incidente em vôo de um PC-24 após tripulação reportar emergência por falha em controle de vôo do jato, em 10.12.23


O Conselho de Segurança nos Transportes (TSB) do Canadá abriu investigação de um incidente de um jato executivo Pilatus PC-24 do transporte particular (registrado no Canadá) durante vôo em 03 de novembro, no evento de declaração de emergência da tripulação reportando “perda de controle” em vôo.

O jato voava do Aeroporto Internacional de Vancouver (CYVR) para o Aeroporto de Kelowa (CYLW), a 156 MN a nordeste.

Após o reporte da emergência, o jato pousou sem intercorrências no seu destino – o Aeroporto de Kelowna.

O jato PC-24 envolvido é o aparelho com registro de produção sn 192, fabricação 2020, com matrícula C-FMHR. Os dados de registro de aeronave mostram que o jato está registrado pela Mark Anthony Group, uma empresa internacional de bebidas com sede em Vancouver.

Dados de rastreamento de vôo (por ADS-B) sugerem que o jato (C-FMHR) teve o evento. O jato chegou a Kelowna no dia 03 de novembro. De acordo com a Aviation Safety Network (ASN) da Flight Safety Foundation (FSF), após a partida de Vancouver, “os dados de rastreamento mostram uma perda repentina de altitude de quase 1.000 pés enquanto o jato subia cruzando FL240”.

Desde 2020, a ASN registrou quatro incidentes envolvendo jatos PC-24.

Um dos incidentes mais graves ocorreu em 09 de dezembro de 2022, no Reino Unido, quando o aparelho PC-24 de matrícula D-CMSL (registro na Alemanha), registro de produção sn 266, de propriedade da Platoon Aviation e operado pela Volkswagen AirService, sofreu uma atitude de ‘nariz’ para baixo (pitch down) não-comandada devido à perda de controle do profundor, fazendo com que o piloto-automático desconectar. A aeronave foi controlável usando o compensador de arfagem (pitch  trim) até que o profundor voltar a ser utilizável, apesar de uma possível obstrução devido à formação de gelo, divulgou a Junta de Investigação de Acidentes Aéreos do Reino Unido (AAIB). A investigação da AAIB do incidente está em andamento.

O jato voava de Aeroporto Internacional John Lennon/Liverpool (EGGP) para o Aeroporto Internacional de Birmingham (EGBB), a 66 MN a sudeste. O evento foi registrado no horário local de 14:25 quando o jato cruzava a North Midlands – setor norte da região de Midlands, ou “Terras Médias”, uma região geográfica do centro da Inglaterra, sobrevoando Cheshire/Staffordshire, na rota Liverpool-Birmingham. [EL]