“Tupi” de instrução tem funcionamento irregular de motor em decolagem em SJC e tem estouro de pneu no pouso de regresso pela falha de motor, em 06.12.21

No dia 06 (de novembro), o monomotor EMBRAER/NEIVA EMB-712 (P28A) “Tupi” de prefixo PT-NTH (registro de produção sn 71200, ano de fabricação 1979), sob operação do Aeroclube de São José dos Campos/SP, decolou do Aeroporto Professor Urbano Ernesto Stumpf (SBSJ), em São José dos Campos, para um vôo local de instrução, com dois tripulantes a bordo.

Após a decolagem, a aeronave apresentou funcionamento irregular do motor; o instrutor (INV-A) assumiu o comando da aeronave e retornou ao aeródromo, e ao pousar (às 14:17Z/11:7LT), houve estouro de um dos pneus do trem de pouso principal. A aeronave não teve danos.

A ocorrência está listada no painel SIPAER, do CENIPA, como incidente de “falha de motor em vôo”/”estouro de pneu”. No tocante à investigação aeronáutica, o avião já está liberado para o operador.

Ao momento da decolagem, por METAR, o tempo no aeroporto era bom, com vento fraco (com variação entre 60º e 180º), visibilidade de 10 km ou superior, céu com poucas nuvens com base a 2.500 pés (para passar para 3.000 pés), temperatura da ordem de 23ºC e QNH de 1.016 hPa.

METAR SBSJ 061300Z VRB04KT 9999 BKN020 21/15 Q1016=
METAR SBSJ 061400Z VRB03KT 9999 FEW025 23/14 Q1016=
    SPECI SBSJ 061430Z VRB03KT 9999 FEW030 25/14 Q1015=
METAR SBSJ 061500Z 15005KT 120V230 CAVOK 24/14 Q1015=

O Aeroporto Professor Urbano Ernesto Stumpf (SBSJ) está em elevação de 2.123 pés, com pista 16/34 de 45 x 2.676 pés, de asfalto, com infraestrutura completa, com operação com serviço de controle de tráfego.

O avião está registrado na categoria de Instrução Privada, com propriedade de (04) Pessoas Físicas (em propriedade compartilhada) e com o operador o Aeroclube de São José dos Campos (arrendamento operacional), com último registro de Compra/Transferência em setembro de 2009. O avião está aprovado para capacidade de até três passageiros (e mais um piloto), MTOW de 1.158 kg, para operação IFR diurna/noturna.

O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) foi emitido em outubro de 2020, enquanto o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) está valido até outubro de 2022.