“Tupi” se acidenta colidindo com terreno em garimpo ilegal em Alto Alegre, ao norte de RR, matando o piloto, em 09.10.21


Fonte: g1 – 07/10/2021
Nesta quarta quinta dia 06, o monomotor EMBRAER/Neiva EMB-710C “Tupi” (P28B) de prefixo PT-NTM (registro de produção sn 710254, ano de fabricação 1980), do transporte privado, acidentou-se colidindo com terreno de um garimpo ilegal em Alto Alegre, região norte de Roraima, nessa quarta (06). O avião tinha apenas o piloto a bordo, que faleceu na queda, em um terreno de lama, com o forte impacto de colisão quase na vertical.

O piloto foi identificado como Lisandro Campos, de 38 anos, que era o operador do avião, que era propriedade de outra Pessoa Física.

A Polícia Civil informou que o sobrinho do piloto, de 21 anos, registrou um Boletim de Ocorrência às 21h52 no próprio dia do acidente, no 3º Distrito Policial de Boa Vista, informando que seu tio havia morrido em um acidente aéreo. Segundo o jovem, Lisandro trabalhava em áreas de garimpo e voltava para Boa Vista por volta das 16h, quando o avião caiu, informou a Polícia Civil. Ainda conforme a Polícia, o corpo do piloto foi removido até Boa Vista e entregue no Instituto Médico Legal, por volta das 22h.

O avião é registrado na categoria do transporte privado, e estava com comunicação de venda no RAB. O último registro de compra/transferência é de junho de 2018. O avião estava aprovado para três passageiros (e mais um piloto), MTOW de 1.361 kg, para operação IFR diurna e noturna. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) foi emitido em setembro de 2018, enquanto o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) estava expirado em outubro do ano passado, motivando a suspensão do CA e o status de condição irregular perante a ANAC.

O CENIPA informou que os investigadores do Sétimo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA-VII) já foram acionados para realizar a ação inicial da ocorrência.