Turca Baykar conclui aquisição da italiana Piaggio Aerospace, com a incorporação das unidades de negócios, após aprovação regulatória, em 02.07.25


A Piaggio Aero Industries e a Piaggio Aviation, da Piaggio Aerospace, foram incorporadas pelo grupo aeroespacial turco Baykar, com a aprovação regulatória italiana recém-concedida, dando fim a um longo processo de reestruturação de seis anos da Piaggio.

A transferência das unidades de negócios da Piaggio Aerospace para a maior empresa de veículos aéreos de combate não-armados do mundo (Baykar) representa “um marco estratégico no relançamento de uma das marcas aeroespaciais históricas da Itália com um grande investidor internacional”, disse o ministro italiano Adolfo Urso.

A finalização do acordo segue a aprovação, no mês passado, sob o dispositivo de proteção/reserva e salvaguarda denominado Golden Power (Poder de Ouro) da Itália, uma regulamentação que protege e regula transações que podem comprometer ativos estratégicos nacionais.

A Piaggio Aerospace está em reestruturação administrativa desde dezembro de 2018, após a saída do acionista majoritário anterior, o fundo soberano Mubadala, de Abu Dhabi.

Há sete meses, a Baykar emergiu como vencedora de três licitações descritas pelo Ministério dos Negócios Italiano como “a mais adequada para garantir os interesses … e relançar as perspectivas industriais do Grupo [Piaggio]”. Então, já tendo prorrogado o prazo para a conclusão da administração extraordinária duas vezes, o governo italiano acolheu a manifestação de intenção do grupo Baykar, que acredita que salvaguardará a “perspectiva de produção a longo prazo” da Piaggio.

Ao longo da reestruturação, a Piaggio manteve as funções de fabricante de aeronaves e de MRO – incluindo o desenvolvimento do bimotor turboélice P.180 Avanti EVO atualizado – áreas de negócios que a Baykar pretende expandir e aprimorar. A expansão planejada da força de trabalho também pode se concentrar no que o ministro italiano Adolfo Urso identificou como “perspectivas de mercado ainda maiores no setor de aeronaves não tripuladas”.

Embora ainda não tenha, na sua história, produzido uma aeronave tripulada, a Baykar também pode estar buscando reativar o sistema aéreo não-tripulado P.1HH HammerHead de média altitude e longa autonomia, da Piaggio, que usa o Avanti como plataforma. [EL]

No blog:
https://aib-el.com.br/baykar-assina-contrato-preliminar-para-aquisicao-da-piaggio-aerspace-com-conclusao-da-operacao-prevista-na-primavera-em-30-01-25/