UAC voa pela primeira vez o widebody quadrimotor IL-96-400M , em 09.11.23


Conforme nota no dia 01, a UAC Corporation divulgou que um protótipo do jato widebody quadrimotor atualizado de longo alcance IL-96-400M, fabricado pela UAC, decolou pela primeira vez.

O vôo ocorreu em altitudes de até 2.000 m. (6.500 pés), velocidades de até 390 km/h (210 KT) e durou 26 minutos.

No primeiro vôo do IL-96-400M (versão atualizada do IL-96-300), foram verificadas a estabilidade e controlabilidade da aeronave, a operabilidade dos sistemas, da motorização e equipamentos de rádio para pouso. O vôo do programa de testes foi bem-sucedido, e a operação estável dos sistemas e equipamentos russos do modelo, a maioria dos quais fabricados por empresas da Rostec State Corporation, foi confirmada.

O novo avião de transporte comercial é pintado com as cores corporativas da nova UAC.

A aeronave foi pilotada pela tripulação composta pelo piloto-chefe da Ilyushin Design Bureau (unidade de projetos Ilyushin) e piloto de teste de honra da Federação Russa Sergei Sukhar, pelo piloto de teste de honra da Federação Russa Igor Zinov, pelo navegador de honra da Federação Russa Sergei Goremykin, pelo engenheiro de vôo de testes de primeira classe Pavel Litvyakov, pelo eletricista e técnico de teste Dmitry Semenov.

O IL-96-400M é uma versão modernizada do IL-96-300, com fuselagem estendida em 9,35 m. e remotorizado com turbofan mais potente PS-90A1, com capacidade para até 370 passageiros.
O IL-96-400M recebeu novas capacidades operacionais e de transporte devido à modernização dos equipamentos de vôo, navegação e radiocomunicação, que atendem aos requisitos atuais e futuros dos reguladores de aviação russos e internacionais. Em termos de confiabilidade e segurança de vôo, o Il-96-400M é totalmente consistente com seus antecessores – as aeronaves IL-86 e IL-96, bem como com os melhores modelos mundiais devido à redundância dos sistemas da aeronave e sua configuração aerodinâmica.

A cabine de passageiros do IL-96-400M pode ter layout de uma, duas ou três classes e está equipada com um moderno sistema de info-entretenimento que fornece acesso à internet, televisão e comunicações via satélite, além de modernos equipamentos de cozinha.

A utilização de um sistema de navegação melhorado melhorará a segurança do vôo e simplificará o processo de aproximação para as tripulações. O desenvolvimento atende aos mais recentes requisitos para equipamentos de navegação de aviões de grande porte que voam no Espaço de Aviação Comum Europeu, bem como em grandes áreas sem pontos de referência – oceanos, desertos e extensas florestas. O novo sistema de navegação foi criado utilizando componentes russos, tendo em conta os atuais requisitos internacionais para sistemas de navegação.

“A nova versão modernizada do IL-96 complementará a linha de aeronaves civis da UAC no segmento de passageiros de fuselagem larga e nos permitirá oferecer ao mercado, juntamente com o MC-21-310, o SJ-100 e o TU-214, aeronaves de vários porte e alcance que são capazes de atender uma malha de rotas em todo o país e substituir análogos estrangeiros”, disse Yuri Slyusar, diretor-geral da UAC após o primeiro vôo.

“O primeiro e bem-sucedido vôo do modernizado IL-96-400M é uma demonstração do mais alto nível de competência das fabricantes de aeronaves nacionais. A aeronave não apenas manteve o alto desempenho do IL-96-300, mas também recebeu novas capacidades operacionais e de transporte. Devido aos novos e modernos equipamentos de navegação aérea e radiocomunicações que utilizam componentes russos, a segurança e a confiabilidade do vôo são aumentadas, e as soluções utilizadas no layout aerodinâmico, estruturas e sistemas da aeronave garantem a eficiência operacional. No futuro, a nova aeronave nos permitirá desenvolver e melhorar nossas competências na criação de aeronaves de longa distância de fuselagem larga”, disse o vice-primeiro Ministro da Federação Russa – Ministro da Indústria e Comércio da Federação Russa, Denis Manturov. [EL]