uAvionix e Capital Sciences fornecem os dois primeiros sistemas de conscientização situacional de superfície para os principais aeroportos do EUA, em 02.07.24


Em nota no dia 26, a uAvionix divulgou que a própria e a Capital Sciences entregaram e aprovaram, com pleno êxito, a implantação de sistema de consciência situacional em superfície (Surface Situational Awareness System) em dois grandes aeroportos do EUA: Aeroporto Internacional de Indianápolis (KIND), no Estado de Indiana, e Aeroporto Internacional de Austin-Bergstrom (KAUS), no Texas.

A conclusão bem-sucedida do rigoroso Teste de Aceitação de Serviço (SAT – Service Acceptance Test) da uAvionix e da parceira Capital Sciences permite o início do uso operacional do sistema pelo serviço de Controle de Tráfego Aéreo (ATC) de Aeródromo nesses aeroportos a partir de 30 de junho de 2024.
“Este marco significativo constitui as primeiras aprovações da Iniciativa de Consciência Situacional de Superfície [SAI – Surface Awareness Initiative], da FAA, parte de um esforço mais amplo para melhorar a segurança das pistas em todo o país”, observou Christian Ramsey, diretor comercial da uAvionix (uma líder pioneira em tecnologia de segurança da aviação). “Os sistemas uAvionix empregam seu serviço de última geração de ADS-B [Automatic Dependent Surveillance – Broadcast – Vigilância Dependente Automática – Transmissão] denominado FlightLine, fornecendo a controladores  [de tráfego de aeródromo] representações precisas e em tempo real de aeronaves e veículos na superfície do aeroporto, melhorando assim a consciência situacional e reduzindo o risco de incursões na pista”, promoveu Ramsey.

A implantação e  entrega com aprovação dos sistemas FlightLine nos aeroportos de Indianápolis (KIND e de Austin-Bergstrom (KAUS) foi concluída e aceita em um rápido prazo de 90 dias, por meio de estreita colaboração com a FAA, a NATCA (National Air Traffic Control Association – Associação Nacional de Controle de Tráfego Aéreo), a Autoridade Aeroportuária de Indianápolis (KIND) e a operadora do “Bergstrom” (KAUS).

Cada aeroporto também instalou vários transmissores de área de movimento de veículos (VMAT – Vehicle Movement Area Transmitter) VTU-20 ADS-B, um produto da uAvionix, em veículos de serviço dos aeroportos.

O VTU-20 é um sistema aprovado pela FAA que permite que veículos que operam em pistas de pouso/decolagem e pistas de táxi sejam vistos eletronicamente pelos controladores de torre e aeronaves equipadas com tecnologias ADS-B IN, reduzindo o risco de incursão na pista.

As duas aprovações do sistema de consciência situacional em superfície FlightLine, dentro do programa da FAA de Iniciativa de Consciência Situacional de Superfície (SAI) marcam um grande passo em frente para a agência da aviação civil americana e alinham-se com a missão da uAvionix de melhorar a segurança do espaço aéreo desde a superfície do aeroporto até à estratosfera.

Seguindo o sucesso das implementações do sistema de consciência situacional em superfície FlightLine nos aeroportos de Indianápolis (KIND e de Austin-Bergstrom (KAUS), a uAvionix continuará trabalhando com a FAA para expandir a capacidade para outros aeroportos em todo o EUA.

A nota registra que a colaboração entre a uAvionix e a FAA ressalta um compromisso compartilhado de alavancar tecnologia avançada para céus mais seguros. Como parte desta iniciativa, a uAvionix continua a trabalhar em estreita colaboração com a FAA e as autoridades aeroportuárias para garantir a integração e operação perfeitas destes sistemas.

Os principais benefícios dos sistemas de consciência situacional de superfície uAvionix incluem:
– rastreamento aprimorado em tempo real de aeronaves e veículos no “campo” da aviação – ie, na área de movimento,
– maior eficiência operacional e segurança em todas as condições de meteorologia, e,
– risco reduzido de incursão de pista por meio de dados da movimentação em solo precisos.

O Aeroporto Internacional de Indianápolis (KIND), no Estado de Indiana, conta com três pistas, sendo duas pistas paralelas (05/23) e uma pista cruzada separada 14/32. As pistas 05/23 são de pavimento de concreto, de 45 x 3.414 m. (05L/23R) e de 45 x 3.048 m. (05R/23L), a 14/32, de asfalto, de 45 x 2.218 m.
Em 2023, o aeroporto movimentou 9.788.867 passageiros (equivalente à média de 815.739 pax./mês) e 193.220 aeronaves, versus 8.692.498 passageiros e 193.634 aeronaves em 2022.

Em 2023, a movimentação de 193.220 aeronaves (equivalente à média de 16.101 mov./mês) foi composta por 128.293 movimentos do transporte comercial regular (66,4%), por 47.744 movimentos do transporte comercial não-regular/por fretamento (24,7%) e por 16.609 movimentos da aviação geral (8,6%).

Neste ano, no acumulado de janeiro a maio, foram 4.244.244 passageiros e 75.882 aeronaves, de 51.292 movimentos do transporte comercial regular (67,6%), por 17.745 movimentos do transporte comercial não-regular/por fretamento (23,4%) e por 6.393 movimentos da aviação geral (8,4%).

Em maio, foram 967.360 passageiros e 18.155 operações, de 10.850 movimentos do transporte comercial regular (59,8%), por 5.421 movimentos do transporte comercial não-regular/por fretamento (29,9%) e por 1.766 movimentos da aviação geral (9,7%).

O Aeroporto Internacional de Indianápolis (KIND) é operado pela Autoridade Aeroporto Indianápolis.

O Aeroporto Internacional de Austin-Bergstrom (KAUS), no Texas, conta com duas pistas, paralelas (18/34), de pavimento de concreto, de 45 x 3.734m. (18RL/36L) e de 45 x 2.743m. (18L/34R). O aeroporto conta ainda com três helipontos.
Em 2023, o aeroporto movimentou 22.095.876 passageiros e 275.779 aeronaves, versus 21.089.289 passageiros e 268.830 aeronaves em 2022.

Em 2023, a movimentação de 275.779 aeronaves foi composta por 200.541 movimentos do transporte comercial regular (72,7%), por 46.131 movimentos da aviação geral (23%), a maior parte por aeronaves “itinerantes” (não-baseadas no aeroporto).

Em 2024, de janeiro até abril, o aeroporto acumula 6.740.318 passageiros e 84.221 aeronaves, versus 6.757.087 passageiros e 88.549 aeronaves no mesmo período de 2023.

Em abril, foram 1.875.980 passageiros e 22.693 aeronaves – sendo 15.882 aeronaves do transporte comercial regular (70%), 4.294 aeronaves da aviação geral (18,9%) e 2.058 aeronaves do transporte por fretamento (9,1%).

O “Bergstrom” (KAUS) é operado pela cidade Austin (pela administração local da cidade). [EL]


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