UEC (ODK) completa testes de solo do turbofan PD-8, para equipar o jato russo SSJ-100NEW, em 21.05.22


A UEC – United Engine Corporation da Rússia (ODK – acrônimo russo) concluiu os testes de solo do motor turbofan PD-8 e começou a prepará-lo para testes de vôo no banco de testes Ilyushin IL-76LL a serem iniciados neste ano. A fabricação de dois motores experimentais para instalação em um Sukhoi Superjet 100 (SSJ-100) até o final do ano também foi iniciada.

Se os testes de vôo ocorrerem conforme o planejado, o Superjet-NEW (SSJ-100NEW) remotorizado ganhará um Certificado de Tipo Suplementar (STC/CST) no final de 2023 e entrará em serviço comercial em 2024.

O trabalho no novo motor para o jato comercial-regional SSJ100, de 100 assentos, e ainda para o anfíbio Beriev Be-200, começou em 2020 no escritório de projeto Saturn, da ODK, em Rybinsk.

A ODK havia desenvolvido anteriormente a seção fria para o PowerJet SAM.146 que alimenta o SSJ-100 original. Para reduzir o tempo e os custos de desenvolvimento, a ODK decidiu encapsular a seção fria original com um novo gerador de gás que seria uma cópia em escala do adotado no turbofan Aviadvigatel PD-14 que equipa o jato de fuselagem estreita Irkut MC-21-310. Já o novo núcleo substitui o componente DEM.21 da SNECMA (agora Safran Aircraft Engines), que teve a contribuição da fabricante contribuiu em 2008 no seu programa conjunto com os russos.

A Saturn exibiu o primeiro gerador de gás para o PD-8 na feira aeronáutica russa MAKS 2021, em julho do ano passado, que ocorre anualmente nos arredores de Moscou, montou o segundo gerador em setembro de 2021 e os testou até o final do ano.

Em seguida, produziu um motor completo para uma série de testes de bancada que começaram no início de 2022 e envolveram ambientes fechado/abertos e uma câmara de altitude. Instrumentado com 500 sensores, o motor experimental permitiu a coleta de dados sobre campos de temperatura, rigidez e níveis de vibração, bem como o ajuste/ajuste do sistema FADEC, para estabilizar a queima/consumo de combustível em todos os modos, desde a potência mínima até a potência máxima de decolagem. Os engenheiros realizaram verificações para o funcionamento adequado dos sistemas de combustível e lubrificação.

De acordo com uma declaração do ODK emitida em 11 de maio, o PD-8 está “totalmente funcional” e seus “principais parâmetros atendem à especificação”.

De acordo com os dados do ODK, o PD-8 tem um peso seco (dry weight) de 1.690 kg (3.726 lb.) – 18 kg a menos que o do SAM.146-1S18 -, enquanto gera o mesmo empuxo máximo de 7.900 kN (17.416 lbf). As especificações mostram uma melhoria de 3% no consumo de combustível durante o vôo de cruzeiro.

A ODK planeja produzir o PD-8 em várias variantes com empuxo de até 10.000 kN (22.045 lbf) – acima dos respectivos valores para o SAM.146. O novo gerador de gás apresenta uma relação de pressão 20% maior e um aumento na temperatura do gás de 100ºC. Um aumento na potência permite um peso máximo de decolagem maior, atualmente em 49.450 kg para o SSJ-100LR lançado em 2012, aumentando a possibilidade de uma versão alongada do jato que aumentaria o número de assentos para mais do que o limite superior atual, de 108.

A planta fabril aeronáutica em Komsomolsk-upon-Amur, da UAC, pode produzir até 40 SSJ-100 por ano, mas está operando com menos da metade dessa capacidade devido em parte à falta de itens de fornecedores, incluindo motores SAM.146.

O CEO da United Aircraft Corporation (UAC), Yuri Slyusar, explicou que a escassez resultou de restrições ocidentais para remessas de conteúdo industrial de alta tecnologia para a Rússia “bem antes” da invasão deflagrada pela Rússia na Ucrânia, em fevereiro de 2022.

Para eliminar a dependência de fornecedores estrangeiros, o governo russo destinou US$ 1,83 bilhões para o desenvolvimento de um versão SSJ-100 totalmente nacionalizada, designada SSJ-100NEW. Cerca de metade desse valor se destina ao programa do motor PD-8, incluindo os preparativos de produção. Para reduzir os custos unitários, a ODK planeja expandir o uso da tecnologia de impressão 3D.

Se os fornecedores locais conseguirem produzir componentes suficientes, a UAC planeja aumentar a taxa de produção do Superjet (SSJ-100) de 20 em 2022 para 30 em 2024-2025 e depois para mais de 40 jatos ao ano.

Como o ocidente agora se recusa a vender aeronaves para cias aéreas russas, estas estão limitadas a dispor de aeronaves apenas da indústria aeronáutica russa, ou chinesa. A UAC estima a demanda doméstica por SSJ-100 em 150 aeronaves. [EL] – c/ fontes