União doa ao Estado do MS Learjet 55C operado pela FAB, em 16.01.24


Em novembro do ano passado, o Governo Federal doou o jato Learjet 55C (modelo LJ55) registro de produção sn 140, fabricado em 1989, que foi operado pela FAB, ao Estado do MS, para a SEGOV (Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica de Mato Grosso do Sul). O extrato foi publicado na edição do dia 29/11/2023 do DOE (Diário Oficial Eletrônico).

O jato, ainda ostentando nova matrícula (de aeronave do transporte civil) PS-JSO mas ainda com pintura da FAB (cinza tático), decolou de Brasília neste domingo dia 14, com destino do Aeródromo (público) Estância Santa Maria (SSKG), na região metropolitana de Campo Grande (MS).

Em 1997, a União fez uma intervenção no Banco Bamerindus, confiscando parte do patrimônio do banco, incluindo o jato que então tinha matrícula PT-OCA, adquirido em 1997. O jato era aprovado para 10 passageiros (e dois tripulantes, como tripulação mínima) e MTOW de 9.526 kg.

Posteriormente, em 1998, o jato foi repassado e incorporado pela FAB, para ser utilizado pelo GTE (Grupo de Transporte Especial), recebendo a matrícula (militar) FAB6100 e a designação VU-55.

Com a unificação de frota do GTE com aeronaves EMBRAER, em 2012 o jato foi transferido para o 6° ETA. Entre 2012 e 2013, o jato voou pelo Esquadrão Guará, sediado na Base Aérea de Brasília, operando missões de transporte de órgãos pelo Brasil. Em 2013, o jato foi retirado de serviço sendo transferido para PAMA (Parque de Material Aeronáutico) de Lagoa Santa (PAMA-LS), em MG, para passar por revisão programada de grande porte. Uma vez sendo exemplar único na FAB e no Brasil, e de uma frota global de apenas 147 unidades, o Comando da Aeronáutica (COMAER) optou pela contratação de empresa de manutenção, para viabilizar o serviço tecnicamente e economicamente (por um menor custo). Questões licitatórias, técnicas e logísticas, atrasaram resultando que o jato fora de serviço por cinco anos.

Após a revisão por oito meses, em hangar no PAMA-LS, a cargo da Líder Aviação, em novembro de 2018 o jato foi retomado para serviço pelo Esquadrão Guará, com nova pintura (cinza tático) e com a designação passando a U-55C. Por orientação do COMPREP (Comando de Preparo), foram selecionados oito pilotos e cinco mecânicos de vôo para compor o quadro de tripulantes e técnicos da aeronave, para cumprir missões em prol FAB como transporte aerologístico, transporte de órgãos e UTI aérea, dentre outras.
Em 2020, dentro do plano de gerenciamento de frota, a FAB concluiu a desativação da sua operação de modelos Learjet, incluindo o U-55C/FAB6100, que foi mantido preservado na Base Aérea de Brasília.

Em novembro de 2020, o Esquadrão Carcará (1°/6° GAV) concluiu o processo de desativação da sua última aeronave Gates Learjet R-35A. Sediado na Ala 2, em Anápolis (GO), 1º/6º GAV  executou com com Learjet R-35A, diversas missões de reconhecimento por imagem, com destaque para imageamento de alvos, localização de pistas de pouso clandestinas, áreas de garimpo, desmatamentos, aerolevantamento, entre outras. Tratando de um jato versátil e veloz, o “R-35A” foi  empregado em todo território nacional em Ações de Reconhecimento Aéreo, com vistas à manutenção da soberania nacional. A partir daí, o Esquadrão Carcará passou a realizar as ações de reconhecimento aéreo com foco em inteligência de sinais (SIGINT) por meio dos sensores MAGE DR-3000 embarcados nas aeronaves Learjet R-35AM (FAB 6003, 6004, 6005). Estes sensores têm a função de captar sinais eletromagnéticos.

Agora, o Learjet 55C passará a compor a frota da Casa Militar em MS. O proprietário/operador passa a ser a SEGOV (Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica de Mato Grosso do Sul), com o jato passando a ser registrado na categoria de transporte público/Administração Direta Estadual (ADE).