United Airlines anuncia sua participação no programa da ZeroAvia, olhando a conversão de seus jatos do transporte regional Bombardier CRJ, em 13.12.21


A transportadora aérea americana United Airlines anunciou nesta segunda dia 13 que para compromisso de um aporte de capital de investimento US$ 35 milhões no sistema de propulsão elétrico-hidrogênio da ZeroAvia, elevando o valor do investimento total para o projeto para US$ 115 milhões.

A nova participação de capital da United dá à cia. aérea de Chicago direitos de aquisição de até 100 unidades de “trem de força” ZA-2000RJ, de emissão zero, que poderiam equipar os jatos regionais da United Express até 2028.

A United especificou os jatos regionais Bombardier CRJ-550, de 50 assentos, como “um uso potencial” para o sistema de propulsão. Usando a mesma fuselagem do CRJ-700, de 70 assentos, o CRJ-550 possui uma cabine de duas classes com capacidade para 20 assentos a menos. A GoJet, afiliada da United Express, que serviu como cliente de lançamento do programa CRJ-550 em 2019, converteu mais de 50 de seus CRJ-700 para a configuração de 50 assentos.

A partir daí, a fabricante canadense Bombardier encerrou a produção de sua Família de aviões comerciais regionais CRJ e saiu do setor de aviação comercial. Em junho de 2020, a Mitsubishi Heavy Industries adquiriu o programa CRJ e agora fornece suporte pós-venda para cerca de 1.300 dos jatos em serviço em todo o mundo. Em outubro, o grupo japonês MHI RJ Aviation Group anunciou uma parceria planejada com a ZeroAvia, mas se recusou a confirmar se esta parceria envolverá a conversão de jatos CRJ para alimentação por hidrogênio.

“Os motores por eletricidade-hidrogênio são um dos caminhos mais promissores para viagens aéreas com emissão zero de aeronaves menores, e esse investimento manterá a United na frente dessa importante tecnologia emergente”, disse o CEO da United Airlines, Scott Kirby. “A United continua em busca de oportunidades não apenas para promover nossas próprias iniciativas de sustentabilidade, mas também para identificar e ajudar tecnologias e soluções que toda a indústria pode adotar”, completou Kirby.

Sob o acordo com a United Airlines Ventures, a United buscará um acordo de compra condicional para 50 motores ZeroAvia ZA2000-RJ e uma opção para mais 50, o suficiente para equipar até 50 aeronaves bimotor que um ou mais parceiros da United Express operariam.

A ZeroAvia planeja em breve começar os testes de solo de seu motor menor ZA600 em uma aeronave de 19 assentos sob um cronograma que prevê a entrada em serviço comercial em 2024.

Ao momento, a ZeroAvia já garantiu dois aviões Dornier 228 (originalmente bimotor turboélice) para uso como plataforma de teste para o “trem de força” baseado em célula de combustível de hidrogênio de 600 kW (ZA600) e está se preparando para iniciar os testes de vôo no Reino Unido.

A ZeroAvia estabeleceu uma meta inicial para um alcance de 500 milhas de uma aeronave de 10 a 20 lugares usada para transporte comercial de passageiros, entrega de carga expressa (de pacotes) e operação agrícola, entre outras aplicações.

A última rodada captação de recursos visa o próximo segmento de aeronaves de 40 a 80 assentos, incluindo derivados de turboélices até 2026 e de jatos regionais até 2028.

Aviões comerciais maiores, como a Família Bombardier CRJ, precisariam de entre 2 MW e 5 MW de potência, razão pela qual a ZeroAvia lançou o desenvolvimento do “trem de força” maior ZA2000-RJ. No CRJ, ZA2000-RJ substituiria os turbofans GE Aviation CF-34 originais da aeronave, com a conversão sendo coberta por um Certificado de Tipo Suplementar pelo regulamento PART-33.

Nas últimas semanas, a ZeroAvia fez um progresso significativo para atingir sua meta de aviação de emissão zero com impulso comercial por meio de parcerias com a Alaska Airlines, a Rose Cay, a Hindustan Aeronautics Limited, a ASL Aviation Holdings, a divisão de dos jatos CRJ da da Mitsubishi Heavy Industries e a operadora do Aeroporto de Hague, em Rotterdam (Holanda).

Junto com a United e a Alaska Airlines, outros investidores incluem o Climate Pledge Fund, da Amazon, a AP Ventures, a Breakthrough Energy Ventures, a Horizons Ventures, a Summa Equity e a Shell Ventures.

A ZeroAvia está concorrendo com a empresa iniciante (start-up) Universal Hydrogen, da Califórnia (EUA), que também garantiu uma captação para financiamento significativo para seus planos de converter atuais aviões regionais, incluindo os turboélices DASH 8 e o ATR-42/72. Na semana passada, a Connect Airlines, do EUA, divulgou que converterá até 24 DASH 8-300 com a tecnologia da Universal. [EL] – c/ fontes