United e Honeywell parcerizam investimento massivo em SAF, em 09.09.21


A United Airlines (UAL) e a Honeywell decidiram fazer parceria em um investimento multimilionário na Alder Fuels, uma empresa chamada de tecnologia limpa que desenvolve tecnologias para a produção de combustível de aviação sustentável (SAF) em escala, convertendo biomassa em óleo cru de substituição imediata de baixo carbono para conversão em combustível de aviação. A parceria foi anunciada pela transportadora aérea com sede em Chicago quinta dia 09.

Como parte do acordo, a United se comprometerá a comprar 1,5 bilhão de galões de SAF da Alder, que, segundo a UAL, equivale a uma vez e meia o tamanho dos compromissos de compra conhecidos de todas as companhias aéreas globais combinadas, tornando-o “facilmente” o maior acordo para SAF anunciado publicamente na história da aviação. O contrato de compra da United com a Alder também supera o recorde anterior estabelecido pela cia. aérea em 2015 por meio de seu investimento na Fulcrum BioEnergy com opção de compra de até 900 milhões de galões de SAF.

Quando utilizadas juntas ao longo do ciclo de vida do combustível, as tecnologias de Alder, juntamente com o processo Ecofining da Honeywell, podem produzir um combustível de carbono negativo “nas especificações” com o combustível de aviação atual.

As empresas estabeleceram uma meta de produzir um substituto 100% imediato para o combustível de aviação fóssil (à base de petróleo).

O processo UOP Ecofining, da Honeywell, é a primeira tecnologia usada para maximizar a produção de SAF para a aviação comercial. A Honeywell concordou em contribuir com seu processo de desenvolvimento de combustíveis sustentáveis ​​junto com a Alder, aplicando um projeto de hidroprocessamento próprio (patenteado) para ajudar a comercializar a tecnologia até 2025.

“Desde o anúncio de nosso compromisso 100% verde em 2020, a United manteve o foco na descarbonização sem depender do uso de compensações de carbono tradicionais”, disse o CEO da United Airlines, Scott Kirby. “Parte desse compromisso significa aumentar o uso e a disponibilidade do SAF, já que é a mais rápida maneira de reduzir as emissões em nossa frota. No entanto, para dimensionar o SAF tão rapidamente quanto necessário, precisamos olhar além das soluções existentes e investir em pesquisa e desenvolvimento de novos caminhos, como o que Alder está desenvolvendo”, completou Kirby.

De acordo com o Departamento de Energia dos EUA, os resíduos florestais e agrícolas dos EUA por si só poderiam fornecer energia de biomassa suficiente para gerar mais de 17 bilhões de galões de combustível para aviação e deslocar 75% do consumo de combustível de aviação dos EUA.

A tecnologia de Alder e a demanda por seu combustível pela indústria de aviação podem criar um grande novo mercado para biomassa a partir de práticas regenerativas.

De acordo com Alder, o uso dessa biomassa permite ainda que seu processo de produção seja carbono negativo ao longo do ciclo de vida do combustível.

“A aviação representa um dos maiores desafios tecnológicos para lidar com as mudanças climáticas, e o SAF demonstrou o maior potencial. No entanto, não há matéria-prima suficiente para atender à demanda”, disse Bryan Sherbacow, CEO da Alder Fuels e consultor sênior da World Energy, a empresa que possui e opera a primeira refinaria SAF do mundo. “A tecnologia de Alder revoluciona a produção de SAF, permitindo o uso de matéria-prima amplamente disponível, de baixo custo e baixo teor de carbono”, completou Sherbacow. [EL] – c/ fontes