Universal Avionics promove seu sistema realidade aumentada de assistência de táxi baseado em tecnologia de inteligência artificial – com aproveitamento de tecnologia de conversão de fala em texto para ajudar os pilotos a navegar com segurança no solo em aeroportos, em 19.03.25


A editora e redatora de notícia da AIN Jessica Reed, em post no dia 19 na plataforma online da mídia, divulgou que, durante a convenção anual AEA (Aircraft Electronics Association, ou associação de eletrônica de aeronave) – AEA 2025, entre os dias 18 e 20 -, a Universal Avionics Systems Corporation, ou Universal Avionics (com sede em Tucson, no Arizona) promoveu o seu sistema de assistência de táxi com tecnologia de inteligência artificial – Universal Taxi Assist, com uma apresentação no dia 18 para abordar o desafio persistente de segurança durante as operações em solo de aeronaves em aeroportos.

Com o novo produto, a Universal Avionics pretende reduzir a estatística de 1.500 incursões de pista que ocorrem a cada ano no EUA.

De acordo com o engenheiro da Universal, Thomas Smith, a “nova solução … tem o potencial de eliminar erros no aeródromo, salvando vidas”. Smith observou que as estatísticas recentes mostram que quase cinco incidentes de incursão de pista ocorrem diariamente em todo o país.

O sistema Universal Taxi Assist aproveita a tecnologia de conversão de voz em texto projetada para ambientes ruidosos. O sistema analisa instruções verbais de controle de tráfego aéreo, as processa e as transforma em direções visuais intuitivas exibidas nas telas de informação de vôo. Ao identificar instruções específicas para o indicativo de chamada (um designativo de vôo) ou a matrícula (prefixo) de uma aeronave, o sistema permite que os pilotos se concentrem nas tarefas atribuídas e limita as distrações.
Os principais recursos incluem a verificação da leitura do piloto em relação à instrução de tráfego por órgão de controle (ATC), exibições gráficas com indicadores de pista e avisos em mapas de navegação e instruções de liberação registradas que fornecem atualizações de status em cada etapa do processo de táxi. O sistema exibe dinamicamente direções complexas em tempo real, para que os pilotos não precisem depender da memória ou de notas manuscritas.

Smith disse que a tecnologia é treinada com palavras-chave específicas da aviação e fluxos de trabalho de vôo, usando dados de localização para determinar trajetos válidos com base na configuração de cada aeroporto. As informações processadas são exibidas nas telas da suíte aviônica e nos HUD da Universal.

“O Taxi Assist traz melhorias significativas de segurança e reduz a carga de trabalho da tripulação, facilitando o acompanhamento das instruções de táxi e liberação”, Smith explicou. Smith descreveu o produto como parte da “visão da Universal Avionics de um futuro sem acidentes, começando aqui com incursões de pista e se estendendo para aplicações futuras que melhoram a segurança de vôo para todos”.

Na feira-convenção anual da associação da aviação executiva americana NBAA-BACE 2024, em outubro passado, em Las Vegas (Nevada), a Universal Avionics (UA) introduziu um novo e melhorado nível de segurança com realidade aumentada (AR – augmented reality), alavancando o processamento de inteligência artificial em todas as linhas de produtos para melhorar a consciência situacional e a eficiência para operações de vôo.

A mais nova solução Aperture da Universal funde de forma inteligente a análise de vídeo em tempo real de várias câmeras e referências com tecnologia de inteligência artificial, integrados com informações ADS-B, assistência de áudio e outros sensores, para fornecer uma imagem abrangente com instruções visuais diretamente para o cockpit – para telas de informação de vôo de suíte aviônica e visores HUD. Essa experiência de realidade aumentada, combinada com reconhecimento de objetos e fala, permite novos recursos, incluindo posicionamento visual, detecção de obstáculos, orientação de táxi e conscientização de tráfego, capacitando os operadores a tomar decisões proativas com informações intuitivas do mundo real, ao mesmo tempo em que melhora a segurança do piloto no ar e no solo.

No lançamento na NBAA-BACE 2024, Dror Yahav, CEO da Universal Avionics, disse: “Tecnologias emergentes como inteligência artificial oferecem imenso potencial para a aviação. Em vez de traduzir telas 2D [em 2 dimensões] em situações do mundo real, informações críticas são integradas à visão do piloto, aumentadas para o ambiente real enquanto se olha para fora da cabine. A Universal Avionics está comprometida em tornar o vôo mais seguro e, ao alavancar tecnologias disruptivas, podemos ajudar os pilotos a se concentrarem mais em seus arredores externos, limitando distrações e aumentando a segurança”.

Em 2023, a Universal explorou novos recursos alimentados por inteligência artificial por meio de seu programa interno Grand Challenge [Grande desafio]. A equipe desenvolveu uma solução de reconhecimento automático de fala que usa um iPad ou Aperture, como uma solução incorporada, para transformar instruções do controlador de tráfego aéreo em orientação visual exibida para pilotos na cabine por meio de EFVS (Enhanced Flight Vision System, ou sistema avançado de visão de vôo) em dispositivos vestíveis de cabeça (viseiras de cabeça) ClearVision, visores de vôo (HUD) InSight e o sistema FlightPartner. Isso resulta em um sistema aprimorado de prevenção de colisões em pistas que se baseia em ADS-B IN para assistência visual e de voz completa, simplificando as operações da aeronave e ajudando a prevenir incursões de pista.

Yahav acrescentou: “Houve mais de 1.700 eventos de incursão de pista no ano passado [2023], somente no Estados Unidos, que poderiam ter sido evitados com ferramentas inovadoras para simplificar os fluxos de trabalho e mitigar a falta de comunicação, com mais oportunidades em todas as fases do vôo. O Aperture combina dados de sensores, instrumentos e sistemas que estão em uma cabine convencional em uma caixa fácil de instalar que emite vídeo, anotações, instruções e muito mais — uma solução inteligente e completa”.

O sistema de gerenciamento de vôo (FMS) baseado em software da Universal, o iFMS, também incorpora algoritmos de inteligência artificial para executar tarefas complexas automaticamente, como reprogramação de FMS, cálculo de trajetórias de vôo eficientes, análise de várias entradas de dados, como condições meteorológicas, tráfego aéreo e parâmetros de desempenho da aeronave. Isso ajuda a minimizar a entrada e a carga de trabalho do piloto, permitindo que eles se concentrem mais em tarefas críticas de navegação. Alinhada com o roteiro da FAA para garantia de segurança de inteligência artificial, a Universal está desenvolvendo tecnologia projetada para evoluir com os desafios emergentes da indústria para uma experiência de vôo mais segura e intuitiva.

A Universal Avionics recebeu a aprovação de instrução técnica TSO para a primeira versão do Aperture por ocasião da convenção NBAA 2022 e continua a atualizar seus produtos com tecnologias emergentes de inteligência artificial (IA) e realidade aumentada (RA). [EL]