Universal Hydrogen assina com startup americana encomenda para conversão de 75 ATR72 para motorização por hidrogênio, em 11.06.22
A Universal Hydrogen divulgou nesta quarta dia 08 que captou encomenda firme da prospectiva transportadora regional Connect Airlines, de Massachusetts/EUA, para conversão de 75 aparelhos ATR72-600 para motorização por fonte de hidrogênio.
Nos termos do acordo, Conect Airlines receberá o primeiro ATR72 convertido em 2025, divulgou a Universal.
Adicionalmente, a Connect Airlines também assinou os direitos de compra de outras 25 conversões de ATR.
O novo contrato entre a Connect Airlines e a Universal segue uma LoI – carta de intenção – anunciada no ano passado compreendendo a conversão de aparelhos de Havilland DASH-8-300.
Uma divisão da operadora charter pelo regulamento PART-135 Waltzing Matilda Aviation, com sede em Boston, a Conect Airlines ainda aguarda aguada uma Order Show Cause (basicamente, uma Ordem/Instrução de Demonstração de Causa/Fim, um tipo de ordem judicial que exige que uma ou mais das partes de um caso justifiquem, expliquem ou provem algo a uma esfera de Poder Público) do DoT – Depto. de Transportes do EUA – para operação com de Havilland DASH-8-400 entre localidades do nordeste e centro-oeste americano e o aeroporto de Toronto – Billy Bishop.
A Connect Airlines divulgou que se comprometeu a tornar-se a primeira cia. aérea “verdadeira” de emissão zero do mundo.
“Vemos a parceria com a Universal Hydrogen como o caminho mais rápido para a operação de emissão zero porque eles oferecem uma solução de retrofit acessível para a frota dos aviões atuais [no mercado], bem como uma abordagem pragmática para entregar hidrogênio a qualquer aeroporto em nossa rede de rotas”, disse John Thomas, o CEO da Connect Airlines. “Com essa tecnologia e sua economia, vemos a demanda crescer para 800 novas aeronaves adicionadas à frota regional na próxima década”, completou Thomas.
Além de um kit de conversão de hidrogênio para o ATR72-600, a Universal Hydrogen oferece serviços de combustível de hidrogênio para aeroportos usando uma tecnologia de cápsula modular que permite o transporte e manuseio de hidrogênio usando a rede intermodal de frete existente e equipamentos de manuseio de carga.
O novo acordo da Connect Airlines com a Universal Hydrogen também requer da Universal o fornecimento de serviços de combustível para a frota Connect.
“Esta ordem coloca a Connect firmemente na vanguarda da rota para colocar a aviação no caminho de cumprir as metas de emissões do Acordo de Paris”, disse Paul Eremenko, cofundador e CEO da Universal Hydrogen. “Esta caminhada precisará muito em breve se transformar em um tiro se a indústria tiver alguma esperança de descarbonizar a tempo sem ter que reduzir o crescimento do volume de passageiros. Precisaremos converter a maior parte da frota regional na década de 2020 e garantir que as novas aeronaves de fuselagem estreita construídas na década de 2030 sejam movidas a hidrogênio; não há outra maneira de chegar lá”, Eremenko vislumbrou. [EL] – c/ fontes