Universal Hydrogen planeja primeiro vôo DASH 8-300 com motorização “trem de força” baseado em célula de combustível de hidrogênio até o final do ano, em 25.10.22
A Universal Hydrogen divulgou que planeja o primeiro vôo do primeiro avião de transporte regional movido a hidrogênio até o final deste ano, usando um “trem de força” baseado em célula de combustível de hidrogênio alojado completamente em uma das naceles de um turboélice de Havilland DASH 8-300.
Agora, nos estágios finais de testes da arquitetura do “trem de força” em uma plataforma de teste completa (Iron Bird) em suas instalações em Hawthorne, na Califórnia (EUA), a Universal Hydrogen fez uma parceria com a Aerotec para realizar a integração do motor e pilotar a aeronave a partir de Moses Lake, em Washington (EUA).
O diretor comercial da Universal Hydrogen, Rod Williams, disse para a mídia AIN que a Universal desenvolveu seu próprio software de controle de vôo para a plataforma de teste completa (Iron Bird) e instalará a mesma arquitetura de “trem de força” no DASH-8.
Williams chamou a decisão de abrigar todo o “trem de força”, de capacidade de 2 MW, incluindo a célula de combustível, na nacele “crítica” para a viabilidade comercial do avião. Ele explicou que a Universal escolheu esse caminho para a aeronave de teste porque colocar a célula de combustível na fuselagem comprometeria a contagem de assentos e não produziria “aprendizado real” sobre como atingir seu objetivo de acomodar o “trem de força” em uma nacele.
“Não estamos fazendo isso da maneira mais fácil”, Williams brincou: “Então, tiramos o motor da aeronave há algum tempo; recebemos todas as peças dos fornecedores e agora estamos literalmente reconstruindo o trem de força na nacele do motor vazio”.
Os principais fornecedores incluem a MagniX, que fornece os motores elétricos para o “trem de força”, e a Plug Power, que fornece as células de combustível de hidrogênio.
A Universal Hydrogen também começou a trabalhar em um ATR-72 em Toulouse, na França, onde, segundo Williams, a Universal planeja integrar praticamente o mesmo projeto de “trem de força” desenvolvido com o DASH para o bimotor franco-italiano, dando o mesmo alcance de aproximadamente 500 MN previsto para o DASH.
A Universal usa o ATR para realizar o desenvolvimento de engenharia e testar o que a empresa chama de “tecnologia de logística modular”.
As cápsulas modulares da Universal Hydrogen armazenam hidrogênio em trânsito e servem como tanques de combustível que são carregados diretamente na aeronave. O conceito de abastecimento modular evita a necessidade de desenvolvimento caro e demorado de infraestrutura de abastecimento de hidrogênio em aeroportos, permitindo o transporte e manuseio de hidrogênio usando a rede intermodal de carga existente e equipamentos de manuseio de carga.
“Ao transformar hidrogênio em carga, estamos criando uma infraestrutura de distribuição de hidrogênio com capital [custo] leve, baseada na rede global, intermodal e de carga em contêineres existente”, explicou Williams. “Os módulos são carregados na aeronave, são travados e, então, basicamente servem como tanque de combustível dentro da aeronave para fornecer combustível ao trem de força … envia-os de volta ao local de produção, e você os reabastece com hidrogênio, e então os entrega de volta ao mesmo aeroporto ou a um aeroporto diferente para basicamente reabastecer a próxima aeronave”.
Os cronogramas de desenvolvimento e testes exigem o recebimento de Certificado Tipo Suplementar (STC/CST) primeiro para o ATR, em 2025, disse Williams, que explicou que a demanda do mercado levou à decisão de buscar a certificação do ATR antes do que do DASH-8.
Em junho, a Universal Hydrogen divulgou que captou um pedido firme da operadora regional Connect Airlines, com sede em Massachusetts (EUA), para converter 75 turboélices regionais ATR 72-600 para alimentação por energia de hidrogênio. Embora a Connect Airways precise adquirir os ATR para conversão, Williams enfatizou que a Universal trabalhará com a companhia aérea para ajudar na aquisição dos aviões.
A Connect Airlines planeja iniciar operações com de Havilland DASH-8-400 de pontos entre as cidades do nordeste e centro-oeste do EUA e o aeroporto Billy Bishop, em Toronto, no Canadá.
Enquanto isso, numa outra frente para o mercado de propulsão alternativa, a Universal Hydrogen continua os preparativos para um novo centro de fabricação e distribuição para seus sistemas de propulsão de hidrogênio em Albuquerque, no Novo México (EUA). Em março, a Universal assinou um acordo com o governo do Novo México, Michelle Lujan Grisham, para desenvolver a instalação em um terreno “verde” de 50 acres (cerca de 2.350 m²) no principal aeroporto da cidade. A Universal disse que investirá US$ 254 milhões na instalação, onde planeja iniciar a produção em 2024 e contratar 500 funcionários nos próximos sete anos. A Universal hoje emprega cerca de 100 pessoas. [EL] – c/ fontes