Uso global de jatos executivos da semana inicial de julho no mesmo nível de 2023 – com impulso de demanda no EUA da temporada de férias e na Europa de eventos desportivos, em 14.07.24
As partidas de jatos executivos e as horas de vôo globalmente, na semana inicial de julho foram iguais às de um ano atrás, de acordo com o último relatório semanal da provedora de dados por rastreamento WingX, escreveu Curt Epstein, editor-sênior da mídia AIN, em post no dia 11.
A atividade de vôos dos segmentos de transporte por fretamento (PART-135) e de operação compartilhada (PART-91K) aumentou 4%.
A atividade de vôos de jatos e turboélices no acumulado do ano caiu 2% em relação ao mesmo período de 2023, mas permanece 37% acima dos níveis pré-Covid.
No fim de semana de 04 de julho, 19.166 partidas de jatos executivos foram registradas no EUA, 8% a mais que no período de férias do ano passado. Houve mais de 4.600 vôos (24%) de operação compartilhada nesse período, um aumento de quase 800 vôos (21%) em relação ao ano anterior, quando operação compartilhada respondeu por 21,4% no volume de partidas de jatos executivos.
A Flórida foi um mercado-região importante com 4.176 partidas de jatos executivos (21,8%), seguida pelo Texas e pela Califórnia.
Na Europa, a atividade global de jatos executivos na Europa durante a semana de 04 de julho caiu 3% em relação ao ano anterior, com exceção da Alemanha, que aumentou 6% à medida que o campeonato da UEFA atinge o seu clímax. O Reino Unido, que sediou grandes eventos como o torneio de tênis Wimbledon e o Grande Prêmio de F1 da Inglaterra, também registrou um aumento de 3% na base de comparação ano x ano.
“A semana 27 correspondeu quase exatamente à semana 27 de 2023, com tendências geográficas variáveis, o EUA vendo um aumento, em contraste com as quedas em junho, e foi especialmente forte nas operações PART-135 e PART-91K”, disse o diretor administrativo da WingX, Richard Koe, acrescentando que a queda da Europa se deu sobretudo na atividade do transporte privado e corporativo. [EL] – c/ fonte