VAN’S informa reporte de clientes de fissuras-trincas em furos a laser surgidas em peças fabricadas por meio de processos de corte a laser, em 05.07.23
Em resposta a reportes de clientes de fissuras-trincas em furos a laser surgidas em peças fabricadas por meio de processos de corte a laser entre fevereiro de 2022 e junho de 2023, a VAN’S Aircraft, fabricante de kits de aviões esportivos leves e experimentais da popular série RV – como RV-6/6A, RV-7/7A, RV-9 e RV-10, divulgou um comunicado postado no dia 04 com esclarecimentos.
O comunicado divulga, com resumo e alguns detalhes, problema reportado por clientes em furos feitos a laser em algumas peças de fabricação da VAN’S por meio de um processo de corte a laser. Esse processo foi usado para fabricar certas peças de fevereiro de 2022 a junho de 2023.
No comunicado, a VAN’S divulga que, no início de 2022, começou a fabricar algumas peças por meio de fabricantes-parceiras, utilizando um processo de corte a laser de fibra (fiber laser cutting process). Esta decisão foi tomada após a conclusão de uma avaliação formal do processo de fabricação e extensos testes de fadiga dos materiais utilizados no processo de fabricação, com o objetivo de aumentar a capacidade de produção de algumas peças durante um período de alta demanda.
Conforme o comunicado, algumas das peças cortadas a laser feitas durante esse período (fev. 2022 – junho 2023) tiveram trincas nos orifícios ao serem trabalhados por um montador ou na rebitagem de orifício trabalhado. A fabricante aponta que uma “variedade de variáveis” pode ter contribuído para o surgimento do problema.
No comunicado, a VAN’S informa que, até o momento, as peças de maior potencial preocupação são as seguintes peças cortadas a laser:
– estabilizador vertical, leme e longarinas de profundor em todos os kits de empenagem/cauda dos modelos RV-7, RV-8, RV-9, RV-10 e RV-14;
– longarinas do estabilizador horizontal em kits de empenagem RV-7/8; e,
– algumas longarinas de flape e aileron que foram enviadas no início do processo de corte a laser, em kits RV-7, RV-8, RV-9, RV-10 e RV-14.
No comunicado, a VAN’S incentiva os seus clientes a uma pausa na montagem de kits específicos acima, que incluem empenagem/cauda cortada a laser, aileron e peças de longarina de flape.
Esses componentes serão substituídos. Mesmo que o teste dessas peças específicas ainda não esteja concluído, a VAN’S registra que “pecará” por excesso de cautela ao identificar essas peças agora e e recomendar a substituição dessas peças devido às cargas relativamente altas transferidas por essas peças específicas. Uma comunicação direta com todos os clientes afetados sobre essas peças será feita por email para informar esses clientes sobre quais medidas devem ser tomadas. A VAN’S informa ainda que está executando uma série inicial de peças de reposição em suas “puncionadeiras” – com fabricação para substituição das peças afetadas cortadas a laser por peças perfuradas por processo com máquinas CNC punch press (prensagem de punção) – e que está aditivando produção.
A atualização vinculada disponibilizada fornece uma descrição inicial do plano de trabalho para priorizar esse processo, com os clientes sendo atualizados e conforme a execução e refinamento do processo. A fabricante informa que comunicará o problema e os detalhes relacionados diretamente aos clientes nos próximos dias, e também que publicará uma lista das peças afetadas e o status de cada em breve.
Segundo o comunicado, um programa de testes da VAN’S está em andamento e focado na revisão dos vários diâmetros de furos e espessuras/tipos de materiais que foram usados para produzir as peças cortadas a laser. Essas variáveis, bem como variações nos parâmetros do processo de fabricação, podem resultar em uma diferença marcante no potencial de formação de uma trinca-fissura em um determinado furo. A VAN’S divulga que priorizará a testagem e a fabricação de peças de reposição com base nessas diferenças; e que também revisará a metalurgia dos furos em laboratório de testes terceirizado, para melhor entender a origem e a causa das trincas observadas. A partir disso, a VAN’S sustenta que terá um maior entendimento sobre essas trincas e em que etapas do processo estas são formadas (se na etapa de corte, se na etapa de arredondamento, se na etapa de rebitagem). A VAN’S divulga que espera receber esses resultados em breve, mesmo antes de todo o espectro de testes gerais ser concluído, e que essas informações serão divulgadas quando disponíveis.
A VAN’S também informa que testes de fadiga extensivos estão em andamento, demandando algum tempo para serem concluídos, devido à duração de cada teste e ao número amplo de testes sendo realizado. Os testes estão sendo conduzidos em vários locais e demandará tempo para produzir uma amostragem abrangente para constituir base de resultados com o mais alto nível de confiança. A VAN’S e parceira de teste contratada estão trabalhando continuamente neste processo.
A VAN’S informa que está realizando testes junto com um laboratório de testes reconhecido nacionalmente para entender completamente a situação. A fabricante registra que trata-se de processo complexo, e que está comprometida em trabalhar “duro” neste processo, mantendo comunicação com os clientes regularmente até a conclusão do trabalho.