Vazamento de óleo hidráulico de caminhão “desemborrachador” durante manutenção preventiva obriga impraticabilidade da pista do SDU ao longo de 12 horas, em 01.10.25


A pista do Aeroporto Santos Dumont (SDU/SBRJ), no Rio de Janeiro, foi liberada para pousos e decolagens às 17:25LT desta terça dia 30, após impraticabilidade ao longo de grande parte do dia (e cerca de 12 horas do expediente). Um NOTAM foi publicado por “fechamento” de pista, e cancelado com a “reabertura” da pista.

Excepcionalmente, a INFRAERO estendeu o horário final de operação do aeroporto para auxiliar na regularização dos vôos. O horário regular de funcionamento do “Santos Dumont” é das 06h às 23h.

Em nota, a INFRAERO esclareceu que vazamento de óleo hidráulico na pista, por volta de 03h da madrugada desta terça-feira, teve origem no motor do caminhão “desemborrachador” que estava sendo utilizado em manutenção preventiva da pista, procedimento rotineiro previsto nos normativos da aviação civil. O caminhão não fazia transporte de combustível e o óleo derramado foi do motor do próprio equipamento.

Imediatamente após a ocorrência foi realizada a retirada do veículo e iniciada a limpeza com produto específico para tal finalidade, um desengraxante biodegradável em conjunto com a água dos Carros Contraincêndio, que possuem jatos de alta pressão.

A retomada dos vôos foi condicionada à completa remoção do produto, já que a pista precisa atender aos mais altos padrões de segurança. Todos os recursos disponíveis foram utilizados para liberação da pista no menor prazo possível, atendendo aos critérios normativos.

A INFRAERO ressaltou que a composição do pavimento das pistas (pouso e decolagem) é específica, sendo a limpeza minuciosa necessária para garantir os níveis de atrito das aeronaves com o solo.

A pista principal (02R/20L), onde o óleo foi derramado, tem 42 x 1.323 m., com pavimento de asfalto (CPA – Camada Porosa de Atrito), de resistência PCN 65. A pista auxiliar (02L/20R) – para aviação geral – tem 30 x 1.260 m., com pavimento de asfalto (CPA – Camada Porosa de Atrito), de resistência PCN 39.

O “fechamento” total por 12 horas provocou o cancelamento de 162 vôos e um efeito cascata em outros aeroportos do país. Outros 14 vôos foram transferidos para o Aeroporto Internacional Tom Jobim/Galeão.

Segundo a INFRAERO, o Santos Dumont movimenta 30 mil pessoas por dia, entre turistas e executivos, ligando o Rio a principais destinos do país. Entre janeiro e maio deste ano, foi o décimo aeroporto mais movimentado do país, com 2,4 milhões de passageiros, num ranking liderado por Guarulhos (11,6 milhões), em São Paulo.

Em agosto, o aeroporto movimentou 6.543 aeronaves, com a 10ª colocação no ranking brasileiro. A maior movimentação diária no mês foi de 258 aeronaves, a menor 139 aeronaves. A aviação geral respondeu por 1.482 movimentos (22,7% do total), com a 21ª colocação no ranking brasileiro.

Em agosto, na movimentação da aviação geral, 298 movimentos (20% da movimentação da AG, e 4,6% da movimentação total) foram de jatos EMBRAER Phenom; jatos Cessna Citation C525 e Learjet 45, cada, responderam por 67 movimentos (4,5%), seguidos pelos bimotores turboélices Beechcrat King Air – 59 movimentos (4%) de King Ar C90 (BE9L) e 56 movimentos (3,8%) de King Air série 200 (BE20). O monomotor a pistão Cirrus SR22 respondeu com 38 movimentos (2,6%). O helicóptero à turbina Bell R66 teve 74 movimentos (5%).