Vendas de eletrônica/aviônica para aviação geral crescem 6,5% em 2021, em 22.02.22


As vendas mundiais de aviônicos para aviação geral/executiva subiram 6,5% no ano passado, para quase US$ 2,37 bilhões, de acordo com o Relatório de Mercado de Aviônicos de 2021 da AEA – Aircraft Electronics Association (associação de eletrônica de aeronaves). Isso coloca as vendas do ano passado no mesmo nível das de 2017, mas abaixo do pico de US$ 3 bilhões registrado em 2019.

Durante o quarto trimestre (4T21), as vendas aumentaram 7,4% em relação ao ano anterior.

Das vendas de aviônicos de 2021, 54,6% foram do mercado de retrofit, com vendas para aeronaves de produção representando o restante. Por região do mundo, 75,2% dessas vendas foram do EUA e Canadá, enquanto 24,8% ocorreram em outros mercados internacionais.

“As vendas do setor têm subido constantemente por seis trimestres consecutivos após atingirem o nível mínimo no segundo trimestre de 2020”, disse o presidente e CEO da AEA, Mike Adamson. “À medida que a indústria continua a se recuperar do choque inicial da pandemia, os fabricantes de aviônicos estão lidando com problemas na cadeia de suprimentos que podem afetar as vendas até 2022. Como resultado, muitas fabricantes estão envolvidas em comunicações contínuas e proativas com seus revendedores e navegando por aumento dos prazos de entrega de alguns produtos”, registrou Adamson.

De acordo com a AEA, os valores de vendas incluem todos os componentes e acessórios em cockpit/cabine/atualizações de software/portáteis/eletrônica de aeronave certificada e não certificada, todo o hardware, baterias e atualizações de produtos cobráveis; não incluem reparos e revisões, garantia estendida ou serviços de assinatura. [EL] – c/ fontes