Vendas e entregas de jatos no 2T21 da EMBRAER, em 13.08.21


EMBRAER tem recorde vendas de jatos executivos no 2T21
A divisão de jatos executivos da EMBRAER (EEJ – EMBRAER Executive Jets) registrou vendas recordes no segundo trimestre, apontou o presidente e CEO da fabricante brasileira Francisco Neto durante a teleconferência de resultados.

“Mantivemos nossa estratégia de disciplina de preço e tivemos um forte crescimento da carteira de pedidos com book-to-bill [relação encomenda : entrega] superior a 2:1 para este negócio”, disse Neto. O principal executivo disse ainda que a EMBRAER alcançou uma redução de 20% no tempo do ciclo de produção de suas aeronaves neste ano, indicando uma maior eficiência.

A EMBRAER entregou 20 jatos executivos, sendo 12 jatos leves e oito jatos maiores, no segundo trimestre, um aumento de 54% em relação ao ano anterior, de acordo com o CFO Antônio Garcia.

No primeiro semestre deste ano, a EMBRAER contabilizou 33 entregas, um aumento de 50% em relação ao mesmo período do ano passado.

Pela primeira vez desde o início da pandemia global, a EMBRAER divulgou sua previsão de entregas de jatos executivos, que estima ser de 90 a 95 no ano, que implica um aumento de cerca de 7,5% do desempenho de 2020 – a EMBRAER entregou 86 jatos executivos em 2020.

A fabricante descreve 30% dos clientes em sua carteira de jatos executivos como “compradores de primeira viagem”, o que está impulsionando seu segmento de jatos leves, de acordo com Neto.

A divisão EEJ também foi também um segmento de crescimento para a fabricante uma vez que seu volume de transações de pós-venda continua conquistando participação de mercado. As vendas de contratos de serviços especiais, como o programa de manutenção de fuselagem no negócio pós-mercado EMBRAER Executive Care e a operação de venda de peças, foram os principais impulsionadores da receita.

No geral, a fabricante divulgou receitas no acumulado do ano de pouco menos de US$ 2 bilhões, um aumento de 65% em relação a 2020, com sua divisão de jatos executivos respondendo por 22% desse total. A EMBRAER também registrou seu primeiro lucro líquido em uma base trimestral desde 2018.

“Os resultados do 2º trimestre são um claro exemplo de que nosso planejamento estratégico tem sido bem executado, com o foco e a disciplina corretos”, disse Neto.

EMBRAER vê entregas de jatos comerciais crescendo em 2022
A projeção da EMBRAER para as entregas de aviões comerciais neste ano, de 45 a 50 aeronaves, reflete o que os executivos consideram um mercado em estabilização e um precursor do crescimento acelerado em 2022, quando a fabricante espera entregar entre 65 e 70 aviões.

No 2T21, a EMBRAER entregou 14 jatos comerciais, elevando as entregas acumuladas no ano para 23.

Durante a teleconferência dos resultados do segundo trimestre nesta sexta dia 13, o CEO da EMBRAER Francisco Gomes Neto previu mais vendas de aeronaves comerciais em 2021, após a recente venda de 16 jatos E175 para a cia. aérea regional norte-americana SkyWest.

O aumento da atividade da divisão de aeronaves comerciais reflete uma recuperação gradual da crise da Covid, com 94% da frota global da EMBRAER retornando ao serviço, incluindo 97% de todos os EJets nos EUA. Embora a previsão seja de um aumento de aproximadamente 20 aviões nas entregas em 2022 reflete uma expectativa de recuperação adicional, Neto disse que a EMBRAER retornará totalmente à sua trajetória de crescimento pré-2020 em 2023.

Neto expressou otimismo particular sobre o mercado dos EUA, onde disse que as cias. aéreas mostraram “muito interesse” na parceria proposta pela EMBRAER em uma oferta de turboélice para 70 a 90 passageiros. O vice-presidente de engenharia e desenvolvimento de produto da EMBRAER, Luis Carlos Affonso, revelou que o turboélice terá a mesma seção transversal de Família de aviões regionais de EJets atual, enquanto consumindo 20% menos combustível. A EMBRAER promete mais detalhes sobre o programa ainda neste ano.

A receita em todos os setores durante o trimestre atingiu US$ 1,13 bilhões, representando um crescimento na base comparativa ano x ano de 110,4%. A receita do primeiro semestre de 2021 cresceu 65,5% em comparação com o mesmo período de 2020. A EMBRAER também divulgou seu primeiro trimestre lucrativo desde o primeiro trimestre de 2018, gerando lucro líquido ajustado de US$ 43,6 milhões.

Em um briefing estendido para analistas e mídia, a EMBRAER também anunciou seu compromisso de alcançar operações neutras em carbono até 2040. Ele forneceu alguns detalhes sobre um plano multifacetado centrado em novas tecnologias de propulsão como parte de um esforço mais amplo para apoiar os objetivos do Acordo de Paris sobre mudança climática, tornando a indústria da aviação zero em termos de emissões de carbono até 2050. Os planos incluem o aumento do uso de combustíveis sustentáveis ​​para aviação e o trabalho para aeronaves movidas à eletricidade e por hidrogênio.

A EMBRAER divulgou que produzirá uma aeronave demonstradora de tecnologia movida a hidrogênio até 2025, mas não especificou se a aeronave será um novo projeto ou uma versão convertida de um de seus aviões comerciais ou executivos atuais.

Na semana passada, a EMBRAER fez o primeiro vôo-teste em uma de suas aeronaves de fonte alternativa – o monomotor agrícola “Ipanema” convertido para propulsão elétrica.

Sua subsidiária Eve Urban Air Mobility Solutions já começou a trabalhar em um veículo eVTOL de quatro passageiros para aplicações como serviços de táxi-aéreo. [EL] – c/ fontes