“Ventos contrários” combinados seguram atividade da aviação executiva globalmente, nos dados da WingX, em 11.10.24
A editora da revista de aviação mensal AIN Kerry Lynch escreveu, no dia 10, postagem na plataforma online da mídia a notícia que as partidas de jatos executivos globalmente caíram 4% nas últimas quatro semanas em comparação com o mesmo período do ano passado, indicando um desempenho “significativamente pior” do que o declínio de 2% no acumulado do ano, pelos dados coletados da provedora de tecnologia de informação, por rastreamento de vôos, WingX.
As frotas sob gestão se mantiveram estáveis no ano, com queda de 1,2%, mas as partidas de operações corporativas e de fretamento caíram notavelmente, em 12% e 9,7%, respectivamente, no acumulado do ano, observa a WingX. As partidas de operação de compartilhamento, no entanto, com aumento de 10%, ainda estão ajudando a compensar retrações dos outros segmentos.
“A demanda por jatos executivos está navegando em águas turbulentas com a aproximação das eleições no EUA, furacões chegando e saindo no sudeste [EUA], estagnação econômica na Europa e conflitos crescentes no Oriente Médio”, aponta o diretor administrativo da WingX, Richard Koe. “Os ventos contrários combinados estão claramente ampliando os declínios em comparação a 2023, que por si só foi uma redefinição dos pontos altos pós-Covid em 2022”, completa Koe.
Na semana 40 do ano – de 30 de setembro a 06 de outubro – o tráfego da aviação executiva global caiu 3% em relação à semana 39, apesar da recuperação da atividade após o furacão Helene no EUA. Duas semanas atrás, a Flórida (no EUA) viu uma queda de dois dígitos na atividade, mas recuperando e voltando a crescer 25%, sequencialmente, na semana mais recente. A WingX espera ver esses números diminuídos enquanto a Flórida enfrenta o furacão Milton.
A WingX encontrou atividade da aviação executiva nos outros principais Estados americanos “em crise” nas últimas semanas, com operações na Califórnia caindo 6% nas últimas quatro semanas. Todas as categorias de aeronaves, exceto de grandes jatos, caíram na semana 40 do ano, lideradas por jatos de médio porte (queda de 14,9%) em relação ao ano passado.
Na Europa, a atividade na semana 40 caiu 8% em comparação com a semana 39 e 4% na comparação ano x ano (YoY). As operações de jatos executivos no Reino Unido caíram 7% em relação ao ano passado e na Alemanha, 5%. As operações da Suíça aumentaram 4%.
O resto do mundo viu declínios consideráveis com o tráfego de jatos executivos no Oriente Médio caindo na 40ª semana do ano 22% na base de comparação YoY na e 15% nas últimas quatro semanas. [EL] – c/ fonte